O Afeganistão é um país rico em história. Foi aqui que Alexandre, o grande, casou com sua esposa afegã, Roxanne. Após a recuperação de uma guerra civil, os Estados Unidos retiraram suas tropas em setembro de 2021. Atualmente, o Afeganistão não tem um governo reconhecido internacionalmente e está em crise econômica. A maioria das empresas e organizações não-governamentais (ONGs) que operam no Afeganistão utilizam serviços financeiros informais para fazer pagamentos.
A rescisão do contrato de trabalho pode ocorrer devido ao término do prazo contratual, interrupção do trabalho por mais de seis meses, redução de força ou violações repetidas após advertências disciplinares. A maioria das outras rescisões só é permitida se não for viável transferir o empregado para outro emprego similar dentro da organização. Os empregadores são obrigados a notificar os empregados um mês antes da rescisão. Os empregadores devem pagar a demissão dos funcionários em diversas circunstâncias com o valor baseado em anos de serviço.
A semana de trabalho padrão é de 40 horas em cinco dias. Os funcionários têm direito a uma porcentagem do salário básico por horas extras durante a semana de trabalho, fins de semana e feriados. Regras especiais se aplicam aos trabalhadores mais jovens para o trabalho realizado à noite.
Os funcionários recebem 20 dias de licença por doença remunerada por ano. Se um funcionário estiver doente por mais de cinco dias consecutivos, poderá ser necessária uma nota de um médico ou organização de saúde.
As trabalhadoras recebem 90 dias de licença maternidade remunerada. Trinta dias são gozados antes do parto e os 60 dias restantes são gozados após o parto. Não há licença paternidade legal.
Os trabalhadores do governo têm direito a um salário mínimo básico no Afeganistão. Não há salário mínimo para os trabalhadores privados.
Os funcionários recebem entre 20 e 30 dias de férias anuais remuneradas, dependendo da idade, tipo de trabalho e tempo de serviço. A maioria dos funcionários recebe 20 dias de férias anuais pagas.
Os seguintes feriados públicos são observados no Afeganistão:
O Afeganistão fornece um sistema de saúde a seus cidadãos, incluindo a saúde pública e privada.
A rescisão do contrato de trabalho pode ocorrer devido ao término do prazo contratual, interrupção do trabalho por mais de seis meses, redução da força de trabalho ou violações repetidas após advertências disciplinares. A maioria das outras rescisões só é permitida se não for viável transferir o empregado para outro emprego similar dentro da organização. Os empregadores são obrigados a notificar os empregados um mês antes da rescisão. Os empregadores devem pagar a demissão dos funcionários em diversas circunstâncias com o valor baseado nos anos de serviço.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.