A República da Albânia está situada no sudeste da Europa. A língua oficial é o albanês. Desde que fez uma transição longe de um governo de estilo socialista, a Albânia desenvolveu uma economia mista com extensos laços comerciais com países como a China, Itália e Espanha. A localização estratégica da Albânia no cruzamento dos principais corredores comerciais da Europa a torna um destino ideal para a expansão.
Os contratos de trabalho na Albânia podem ser verbais ou escritos. Se verbal, o empregador deve preparar um documento escrito que contenha todos os detalhes relacionados ao trabalho exigidos em um contrato de trabalho escrito no prazo de 30 dias.
A semana de trabalho padrão na Albânia é de 40 horas em cinco dias. Os funcionários com menos de 18 anos não podem trabalhar mais de seis horas por dia. Os funcionários recebem 11 horas de folga entre os dias de trabalho.
Os funcionários recebem 14 dias de licença por doença por ano a 80% do salário. Os funcionários também recebem cinco dias de licença remunerada pelo falecimento de um cônjuge, filho ou pai.
As trabalhadoras recebem 365 dias de licença maternidade remunerada. Os funcionários do sexo masculino têm direito a até quatro meses de licença paternidade não remunerada. Os funcionários têm direito a 12 dias de licença remunerada para cuidar de crianças com mais de três anos de idade, ou 15 dias para crianças com menos de três anos de idade. A rescisão do contrato de trabalho pode ocorrer durante o período de experiência, no final de um contrato a termo certo, por consentimento mútuo, pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado.
Os bônus baseados no desempenho são comuns na Albânia. A Albânia tem um salário mínimo.
Os funcionários recebem 20 dias de férias pagas anualmente, que devem ser gozadas durante o ano civil ou nos primeiros três meses do ano seguinte. Os funcionários devem gozar cinco dias consecutivos. Alguns acordos de negociação coletiva podem prever férias adicionais.
A Albânia oferece cuidados de saúde universais, mas os empregadores podem oferecer seguros complementares de saúde privados.
A rescisão do contrato de trabalho pode ocorrer durante o período de experiência, no final de um contrato a termo certo, por consentimento mútuo, pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado. O período de experiência na Albânia é de três meses. O emprego pode ser rescindido pelo empregador ou pelo empregado durante o período de experiência com cinco dias de pré-aviso. Após o período de experiência, o período de pré-aviso geralmente é entre duas semanas e três meses. Em algumas circunstâncias, a rescisão é necessária.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.