O Principado de Andorra é um microestado localizado nas montanhas dos Pirineus entre a França e a Espanha. Com uma área de apenas 181 milhas quadradas (468 quilômetros quadrados), menor que a cidade de Nova Iorque, é um dos menores países da Europa. A língua oficial é o catalão, uma língua românica que também é falada em partes da Espanha e da França. O espanhol, o português e o francês também são amplamente falados. O turismo é um elemento básico da economia de Andorra, particularmente no inverno, quando os visitantes vêm esquiar nas muitas pistas e trilhas de esqui do país, que têm um comprimento combinado de mais de 100 milhas. A estabilidade política e econômica e um setor bancário robusto fazem de Andorra um excelente local para fazer negócios.
Os contratos de trabalho em Andorra devem ser feitos por escrito. Embora não haja requisitos legais específicos para o conteúdo de um contrato de trabalho, é aconselhável que todos os contratos de trabalho, independentemente do tipo, contenham as seguintes informações:
A semana de trabalho padrão é de 40 horas em cinco dias. Os funcionários devem receber pelo menos um dia de folga a cada semana e um mínimo de 12 horas de descanso entre os dias de trabalho. Os funcionários podem trabalhar até duas horas extras por dia, 15 horas por semana, 50 horas por mês. Entretanto, as horas extras só são permitidas se a falta de pessoal tornar necessário que os funcionários disponíveis trabalhem horas extras, se houver um aumento temporário nas atividades da empresa (por exemplo, o mês de dezembro para um varejista que vende muitos itens relacionados ao Natal), ou se outras circunstâncias extraordinárias o exigirem.
Os funcionários têm direito a 12 meses de licença por doença, que pode ser prorrogada em incrementos de seis meses por até três anos. Os funcionários recebem porcentagens diferentes de seus salários com base na quantidade de licença por doença de que necessitam. O salário é baseado no salário médio diário dos funcionários durante os últimos 12 meses trabalhados dos 24 meses anteriores à doença, ou no salário mínimo, se não houver rendimentos.
As funcionárias recebem 20 semanas de licença maternidade remunerada e duas semanas adicionais para cada criança adicional no caso de nascimentos múltiplos ou adoções. A grávida pode começar sua licença até quatro semanas antes do parto previsto. Os benefícios são pagos a 100% do salário médio diário da funcionária, com base nos últimos 12 meses de trabalho dos 24 meses anteriores à licença. Parte do benefício de maternidade da funcionária é pago ao pai após o nascimento da criança ou após o retorno da funcionária ao trabalho. O pai da criança, ou o marido ou companheiro da mãe, tem a opção de tirar o restante da licença maternidade da mãe a partir de seis semanas após o nascimento da criança.
Os empregadores não são obrigados a pagar bônus aos funcionários como parte de seu pacote de remuneração, mas os bônus baseados no desempenho são comuns em Andorra.
Além dos feriados, os funcionários recebem 30 dias de férias anuais remuneradas. Os acordos de trabalho e acordos coletivos de trabalho podem prever mais dias de férias. As férias de um empregado são normalmente programadas por acordo coletivo ou por acordo entre o empregador e o empregado. Se não houver tal acordo, o empregador programa as férias, com base nas necessidades da empresa. Os empregados devem ser notificados de quando receberão as férias com pelo menos 45 dias de antecedência. A menos que o empregador e o empregado concordem em contrário, as férias devem ser usadas durante o ano civil em que são gozadas, embora em circunstâncias excepcionais possam ser gozadas no primeiro trimestre do ano civil seguinte.
Os seguintes feriados públicos são observados em Andorra:
Andorra fornece saúde pública que é financiada através de contribuições à previdência social, que paga diferentes porcentagens de despesas gerais de saúde, custos de hospitalização e custos relacionados a um acidente de trabalho. Os seguros de saúde privados também podem ser oferecidos pelos empregadores.
Os empregadores em Andorra podem demitir funcionários com ou sem justa causa. Em ambos os casos, o empregador é obrigado a notificar o empregado antes da rescisão. O período de aviso prévio é de um dia para cada mês de serviço, até 90 dias. Os contratos de trabalho podem prever diferentes períodos de aviso prévio. Os funcionários são obrigados a fornecer 14 a 30 dias de aviso prévio ao empregador no momento da demissão.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.