A República de Angola é um país da costa oeste da África e o português é a língua oficial. O país abriga grandes depósitos de petróleo que respondem por quase metade do PIB de Angola. Além disso, Angola é rica em diamantes. O Banco Nacional de Angola é o principal banco do país, mas vários bancos estrangeiros operam dentro do país. Angola é um grande país rico com potencial para empresas que estão considerando expandir-se para a África.
Os contratos de trabalho devem ser escritos e conter o local de trabalho, salário, detalhes de ambas as partes, responsabilidades, tipo de contrato, horário de trabalho e data de início. Os empregadores podem utilizar contratos de trabalho a termo certo que podem ter de seis a 36 meses, dependendo do tipo de contrato, e devem conter uma data final. Também podem utilizar contratos de trabalho por tempo indeterminado, que devem conter uma data de início.
A semana de trabalho padrão é limitada a 44 horas por semana ou oito horas por dia. A semana de trabalho pode ser estendida para nove horas por dia e/ou 54 horas por semana em alguns casos. As horas extras podem ser de duas horas por dia e/ou 40 horas por semana e/ou 200 horas por ano.
Quando funcionários de grandes ou médias empresas estão doentes ou têm um acidente, a lei considera as ausências justificadas. O empregador deve pagar 100% do salário durante dois meses. As pequenas corporações pagam 50% do salário do empregado por 90 dias.
As trabalhadoras recebem 12 semanas de licença maternidade remunerada. As mulheres também têm direito à licença de maternidade pré-natal. Com aviso prévio ao empregador, a funcionária pode tirar mais quatro semanas de licença-maternidade suplementar. O empregador pode recuperar o salário pago pela licença maternidade junto ao fundo de previdência social.
Os bônus são comuns em Angola. Além disso, Angola tem um salário mínimo.
Os funcionários recebem 22 dias de férias anuais remuneradas. Algumas férias anuais podem ser transferidas para o primeiro trimestre do próximo ano. Regras especiais se aplicam aos funcionários com familiares no exterior.
Há muitos feriados
A assistência médica é financiada por uma contribuição de 8% do empregador na previdência social.
O prazo de notificação está entre 30 e 60 dias. O prazo de rescisão por despedimento é entre um e 12,5 meses.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.