O país sul-americano da Argentina é oficialmente denominado República Argentina. O espanhol é a língua oficial, mas vários dialetos são falados em todo o país. É uma das maiores economias da América do Sul e é rica em recursos naturais e ostenta uma grande indústria agrícola. Uma força de trabalho altamente qualificada e uma crescente classe média fazem da Argentina um local ideal para a expansão na América do Sul.
Os contratos de trabalho devem ser escritos e incluir os detalhes do funcionário, o tipo de função, o tipo de trabalho, horas e salário. Os empregados em tempo integral são tipicamente empregados sob um contrato de longo prazo. Os empregados em tempo parcial também são empregados com um contrato de longo prazo, mas com uma renda proporcional. Os contratos de prazo fixo são limitados a cinco anos. Os contratos temporários são para acordos especiais e têm um limite máximo de seis meses. Os trabalhadores sazonais são normalmente empregados em contratos de longo prazo por determinados períodos do ano.
A semana de trabalho padrão é de 48 horas ou oito horas por dia. As horas extras são limitadas a três horas por dia, 30 horas por mês e 200 horas por ano. As horas extras durante o dia são pagas a um percentual acima da taxa padrão, e um percentual maior durante a noite. Os funcionários recebem um período de descanso de 12 horas entre os dias de trabalho.
Os funcionários recebem três meses de licença remunerada se tiverem menos de cinco anos de serviço, isto aumenta para seis meses após este limite. Para uma doença relacionada ao trabalho, uma seguradora de risco de trabalho, ou ART, paga a licença e esta é paga pelas contribuições mensais à seguridade social.
As funcionárias recebem 90 dias de licença maternidade remunerada com 45 dias de antecedência ao nascimento, e isto pode ser estendido para seis meses se elas tiverem um ano de serviço. As funcionárias do sexo masculino recebem dois dias de licença paternidade remunerada. As funcionárias também recebem dois intervalos de 30 minutos por dia para amamentar. Sua posição é protegida durante a duração da gravidez e até 7,5 meses após o nascimento.
A Argentina tem um salário mínimo. Além disso, um bônus de 13º mês é obrigatório. A primeira metade do bônus é paga até 30 de junho, e o restante até 18 de dezembro. É chamado de "Sueldo Annual Complementario".
Os funcionários recebem 14 dias de férias anuais remuneradas, e após cinco anos de serviço essas férias aumentam para 21 dias. Após 10 anos de serviço, esta licença aumenta para 28 dias. Depois de 20 anos de serviço, ele aumenta para 35 dias. Os funcionários entre 16 e 18 anos de idade também recebem férias anuais remuneradas. O empregador determina quando as férias anuais podem ser gozadas e até um terço das férias anuais podem ser transferidas
Os funcionários são elegíveis para a saúde pública após serem registrados para a previdência social e terem feito contribuições.
Ao demitir um funcionário, o empregador deve fornecer aviso por escrito com a causa e a data da demissão. Os funcionários não podem ser demitidos sem justa causa e, ao demitir funcionários grávidos e recém-casados, o ônus da prova é do empregador. Para demissões, o empregador deve notificar o Ministério do Trabalho e o sindicato do empregado e, em seguida, o sindicato e o empregador devem negociar a saída. O período de experiência é limitado a três meses, enquanto os contratos a prazo fixo são limitados a cinco anos, sem limite para o número de renovações. O período de pré-aviso é de 15 dias e sobe para um mês por até cinco anos de serviço ou dois meses além deste período. O prazo de rescisão é de 15 dias para até um ano de serviço e depois de duas semanas para cada ano de serviço.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.