Informações sobre o país

Oficialmente conhecida como a Commonwealth da Austrália, é uma nação soberana insular que inclui a Tasmânia e uma infinidade de outras ilhas menores. Não há uma língua oficial designada, mas a maioria da população fala inglês. A Austrália abriga uma economia incrivelmente diversificada, com uma baixa taxa de pobreza e uma das mais altas taxas médias de riqueza por adulto. A estabilidade política e econômica em conjunto com uma localização estratégica torna a Austrália um destino ideal para a expansão.

Contratos de trabalho

Os funcionários na Austrália são obrigados a ter um contrato de direito comum que especifica os termos e condições de emprego, especificamente os direitos e obrigações de todas as partes. O contrato de trabalho de direito comum está sujeito à regulamentação e aprovação do governo na Austrália. Os regulamentos podem ser de órgãos legislativos estaduais e/ou territoriais. Os contratos de trabalho podem ser específicos para um único empregado ou os contratos de trabalho podem abranger um grupo de empregados. Os contratos de trabalho são diferentes e separados dos contratados independentes.

Existem diferentes tipos de contratos de trabalho na Austrália, tais como um acordo de trabalho. Este contrato de trabalho é uma declaração de direitos recíprocos entre todas as partes relevantes. Este tipo de contrato permite que os empregadores determinem as condições de emprego adaptadas especificamente ao negócio de um empregador.

Outro tipo é uma carta de premiação. Em certos setores, as condições de emprego são estabelecidas em uma carta de premiação. As cartas de premiação são consideradas como instrumentos legais válidos que são específicos da indústria. É importante observar que as cartas de premiação normalmente não são aplicáveis a pessoas com alta renda.

Horário de trabalho

O horário de trabalho na Austrália pode ser determinado por um empregador, pelo cargo ocupado por um empregado ou pelo setor em que um empregador está operando. A semana de trabalho padrão na Austrália é de 38 horas, durante cinco dias. Não é raro que os funcionários trabalhem uma semana de 40 horas e recebam meio dia de folga (quatro horas) a cada duas semanas. Qualquer coisa que exceda 38 horas por semana é considerada hora extra. As horas extras são pagas a 1,5 vezes a taxa normal de pagamento para as primeiras três horas (duas horas em algumas indústrias) e duas vezes a taxa básica depois disso.

Licença por Doença

Os funcionários na Austrália têm direito a licenças por doença e de assistência, como um benefício combinado. Isto também é referido como licença pessoal/carreira. Os funcionários em tempo integral e parcial recebem pelo menos 10 dias de licença anual remunerada por doença e assistência, para usar se estiverem impossibilitados de trabalhar devido a doença ou para cuidar de um membro da família imediata que esteja doente. As férias não utilizadas são transferidas para o ano seguinte. Os funcionários podem tirar qualquer licença acumulada por motivo de doença ou de assistência. Os funcionários são pagos com base em sua taxa base nos dias em que estão em licença pessoal/cuidado. Os funcionários também recebem dois dias de licença sem remuneração para cuidar de um membro imediato da família ou da família. Os funcionários não estão autorizados a tirar licença sem remuneração para cuidar de um membro da família ou do lar quando eles têm disponível uma licença pessoal ou para cuidar de um acompanhante.

Licença de Maternidade/Paternidade

Os funcionários na Austrália têm direito a 12 meses de licença sem remuneração pelo nascimento de uma criança ou adoção de uma criança menor de 16 anos de idade, após 12 meses de serviço. Os funcionários podem solicitar outros 12 meses adicionais. As funcionárias e pais adotivos também podem ser elegíveis para até 18 semanas de pagamento de licença parental, à taxa do salário mínimo nacional. A Austrália também oferece duas semanas de pagamento aos pais e parceiros relacionados com o nascimento de um filho ou adoção. Isto é chamado de Daddy and Partner Pay. Assim como a licença parental paga, Daddy and Partner Pay é financiada e paga pelo governo australiano. Os empregadores podem fornecer benefícios de licença maternidade e licença parental separados daqueles fornecidos pelo governo. Os benefícios concedidos pelo empregador não afetam a elegibilidade do empregado para o pagamento da licença paternal ou do pagamento do pai e do parceiro. Além disso, a Austrália fornece um pagamento único por criança (Newborn Upfront Payment) e um pagamento contínuo (Newborn Supplement) para o nascimento ou adoção de uma criança. O suplemento para recém-nascidos é de até 13 semanas para o primeiro filho e 13 semanas para os filhos subseqüentes. Os funcionários não são elegíveis para estes pagamentos se receberem o pagamento da licença parental.

Compensação

Os funcionários na Austrália têm direito a um salário mínimo básico por hora/semana e se aplicam, a menos que haja outro acordo em vigor para o empregador ou indústria. Os salários na Austrália podem variar de acordo com o tipo de emprego e/ou a capacidade em que se está empregado. Os bônus são comuns na Austrália e se baseiam no salário anual. O salário médio aumenta a cada 16 meses, mas varia de acordo com a indústria e o nível de experiência.

Licença de férias

Além dos feriados, os funcionários em tempo integral e meio período recebem quatro semanas de férias anuais remuneradas, mas até seis semanas é comum. Os funcionários que trabalham em turnos podem receber até cinco semanas de férias anuais remuneradas. As férias não utilizadas podem ser transferidas. Um empregado pode ser obrigado a tirar férias se tiver um saldo excessivo. Os funcionários podem ser capazes de descontar ou receber pagamento por férias não gozadas. Os funcionários devem reter pelo menos quatro semanas de férias, deve haver um acordo por escrito cada vez que as férias forem gozadas, um funcionário não pode ser forçado a descontar e o funcionário deve ser pago a mesma quantia como se tivesse trabalhado. Qualquer licença não utilizada é paga na rescisão do contrato de trabalho.

Feriados públicos
  • Dia de Ano Novo
  • Dia da Austrália
  • Sexta-feira Santa
  • Segunda-feira a seguir à Páscoa
  • Dia de Anzac
  • Dia da Independência
  • Dia de Natal (Com exceção das Ilhas Heard & McDonalds)
  • Dia de boxe (Com exceção das Ilhas Heard & McDonald)
  • Feriados públicos adicionais são declarados por cada estado e território, tais como o Dia de Nascimento da Rainha e o Dia do Trabalho. Os feriados que caem nos fins de semana são observados na segunda-feira seguinte.
Benefícios do Seguro Saúde

A Austrália oferece cobertura de saúde pública, Medicare, que cobre os custos da maioria dos serviços prestados pelos hospitais públicos. O seguro de saúde privado é comum para cobrir despesas não cobertas pelo Medicare, que inclui serviços odontológicos e óticos. Muitos empregadores oferecem benefícios de seguro de saúde privado. Os empregadores são obrigados a inscrever seus funcionários em um esquema de superannuation. Ao escolher qual esquema oferecer aos empregados, os empregadores devem considerar o seguinte - qual é a redução necessária em seu estado ou território, qual é o melhor fornecedor para as necessidades de seus empregados e o que será coberto pelo esquema. Cada estado e território tem uma legislação relativa ao superannuation que deve ser cumprida.

Emprego / Rescisão / Demissão

A rescisão do contrato de trabalho pode ocorrer durante o período de experiência, no final da vigência do contrato, pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado. Um empregador pode demitir um empregado sem aviso prévio no final de um contrato a termo certo, por má conduta grave, ou se o empregado realizar determinado trabalho diário ou sazonal. Conduta imprópria grave inclui roubo, fraude, agressão, falha em seguir instruções razoáveis e conduta que coloque em risco a saúde e a segurança de outra pessoa ou a empresa do empregador. Na ausência de um contrato ou má conduta por tempo determinado, os empregadores devem fornecer aviso prévio ao término de um empregado. Isto inclui empregados ainda dentro do período de experiência. Os contratos de trabalho e outros acordos podem estabelecer prazos mais longos de aviso prévio. Os empregadores podem fornecer pagamento em lugar de aviso prévio. Os empregadores são obrigados a pagar indenização aos empregados demitidos devido a demissão. Isto inclui eliminações relacionadas a novas tecnologias, abrandamento dos negócios, insolvências, falências, offshoring e relocalizações e reestruturações em terra. Empregadores com menos de 15 empregados não são obrigados a pagar indenização. Os empregadores também podem reduzir o valor da indenização, solicitando à Comissão de Trabalho Justo. Os empregados podem ser obrigados a fornecer aviso de demissão. O período de notificação deve ser especificado no contrato ou outro acordo do empregado. Se nenhum período de aviso prévio for fornecido, o empregado deve fornecer aviso prévio razoável.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para a Austrália, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que você faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.