O Reino do Bahrein está no Golfo Pérsico. O país é formado por cerca de 40 pequenas ilhas com a principal ilha do Bahrein representando a maioria da massa terrestre do país. A língua oficial é o árabe, embora o inglês seja amplamente falado. O Bahrein tem uma das economias que mais cresce no mundo árabe. Os serviços financeiros e bancários são as principais indústrias do Bahrein. Um governo favorável ao investimento, estabilidade econômica e sua localização estratégica fazem do Bahrein um destino para a expansão internacional.
Um contrato de trabalho deve ser escrito e conter os termos básicos do salário de trabalho, horário de trabalho, local de trabalho, responsabilidades, bônus e vários consentimentos para liberdade condicional, férias anuais, outros tipos de licença, aviso prévio, horas extras e demissões. Um contrato de trabalho pode ser por tempo determinado ou permanente, e o empregador pode rescindir o contrato através de aviso prévio, ou se o projeto específico tiver chegado ao fim. Os empregadores podem solicitar que o funcionário apresente um Certificado de Boa Conduta da Diretoria de Investigação Criminal.
A semana de trabalho padrão é entre 40 e 48 horas, com oito horas por dia. Os funcionários muçulmanos trabalham seis horas por dia durante o Ramadan. A semana de trabalho é de domingo a quinta-feira, e as horas extras são pagas a uma porcentagem acima do salário regular, e uma porcentagem diferente acima do salário regular se for à noite.
Os funcionários recebem até 55 dias de licença médica por ano. A remuneração para esses dias é em uma escala móvel com 15 dias com pagamento integral, 20 dias com metade do salário e mais 20 dias sem pagamento. Estes dias não rolam para outro ano.
As trabalhadoras têm direito a 75 dias de licença maternidade. Os primeiros 60 dias estão com pagamento integral se elas puderem apresentar um atestado médico. Os 15 dias restantes são de licença sem remuneração. Elas não podem voltar ao trabalho por 40 dias após o parto. Elas também têm direito a dois intervalos de amamentação de uma hora cada uma, por até seis meses após o parto. Os funcionários masculinos recebem um dia de licença de paternidade.
Não há salário mínimo legalmente obrigatório para as empresas privadas. Aqueles que trabalham no setor público devem receber pelo menos 300 BHD por mês. Os funcionários recebem um bônus de férias que é 50% do seu salário base mensal durante o período de férias, e um bônus de 50% do salário base para dezembro após um ano de serviço.
Os funcionários recebem 30 dias de licença de férias. Durante o primeiro ano de trabalho, um funcionário pode tirar 2,5 dias de férias por mês de serviço. Os funcionários recebem três dias de férias remuneradas para seu casamento. Funcionários muçulmanos recebem 14 dias de licença remunerada para uma peregrinação após cinco anos de serviço.
A maioria das pessoas tem acesso à saúde primária, e isto é gratuito para os cidadãos bahrainianos, enquanto os estrangeiros pagam por visita.
O período de experiência é limitado a três meses, e os contratos a prazo fixo são limitados a 60 meses. O período de aviso prévio é de 30 dias, e os funcionários com pelo menos três meses de serviço recebem indenização por demissão, com dois dias de salário para cada mês atendido. Os funcionários recebem um pagamento de fim de serviço se não estiverem cobertos pela previdência social. Eles recebem duas semanas para cada ano de serviço até três anos, e depois um mês para cada ano adicional. Se um empregador rescindir um contrato dentro de três meses após o emprego, o empregado não tem direito a nenhuma compensação. Por uma demissão injusta, o empregado recebe um mês de salário como compensação. O empregador pode rescindir um empregado por mau desempenho. Eles devem dar ao empregado dois meses para melhorar seu desempenho. Se for demitido, o empregado não receberá indenização. Os empregadores podem demitir empregados por razões econômicas se eles fornecerem 30 dias de aviso prévio e indenização por demissão. Os funcionários também podem ser demitidos por falsificação de identidade, má conduta, não cumprimento de instruções e avisos, ausência por 10 dias sem notificar seu empregador, se não estiverem aptos a trabalhar, se cometeram um crime como assédio sexual ou agressão, tanto verbal como física, ou se o funcionário cometer uma ofensa criminal no trabalho.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.