Oficialmente conhecido como a República de Belarus, este país do leste europeu está encravado entre a Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia e Letônia. O russo e o bielorrusso são ambos idiomas oficiais. Belarus compartilha estreitos laços comerciais com a Rússia e tem uma robusta indústria agrícola. Com condições comerciais favoráveis e acesso direto aos mercados da União Econômica Eurasiática (UE), Belarus é um local ideal para expansão.
Um contrato de trabalho deve ser escrito e deve haver dois exemplares. Todas as páginas devem ser assinadas. O contrato de trabalho deve incluir:
Também deve incluir o período de experiência. Os empregadores podem utilizar contratos de trabalho a termo certo, que devem ter uma data de início e fim. Estes contratos terminam quando o contrato é concluído, se a tarefa específica tiver sido concluída ou se o clima terminar o trabalho sazonal. Os contratos permanentes devem ter uma data de início mas não precisam de uma data final.
A semana de trabalho padrão é de 40 horas em cinco dias. As horas extras são limitadas a 180 horas por ano, 10 horas por semana e pagas a uma porcentagem da taxa básica.
Os funcionários recebem uma grande porcentagem de seu salário durante os primeiros 12 dias de doença e depois 100% além disso. O empregador é responsável pelo pagamento desta licença.
As funcionárias recebem 126 dias de licença maternidade, que aumenta para 140 dias em caso de complicações ou nascimentos múltiplos. As funcionárias também recebem três anos de licença-maternidade não remunerada, durante os quais seu cargo é garantido. A licença-maternidade é coberta pelo seguro social. As funcionárias masculinas podem solicitar 30 dias de licença sem remuneração. Não há licença paternidade remunerada.
Os funcionários em Belarus têm direito a um mínimo mensal. Os bônus são comuns, assim como um 13º mês de pagamento, embora isto não seja exigido por lei.
Os funcionários recebem 24 dias de férias anuais remuneradas.
O Estado fornece saúde pública. Entretanto, é comum que os empregadores ofereçam cuidados de saúde complementares privados.
O período de experiência é limitado a três meses, enquanto um contrato a prazo fixo pode ser no máximo de cinco anos sem limite de renovações. O período de pré-aviso é normalmente de um mês. Entretanto, se não estiver especificado no contrato, então é de três dias durante o período de experiência e depois de dois meses. O prazo de rescisão é limitado a duas semanas e é pago se o funcionário se recusar a ser recolocado para trabalhar, se estiver doente, se não possuir as qualificações necessárias ou se for convocado para o serviço militar. Aumenta para três meses em caso de demissões ou falência.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.