Informações sobre o país

Localizado na Europa ocidental, o Reino da Bélgica é uma pequena nação soberana da Europa ocidental localizada entre a França e a Holanda, com Luxemburgo e Alemanha a leste e 68 quilômetros (42 milhas) de costa ao longo do Mar do Norte. A Bélgica está dividida em três regiões quase autônomas, cada uma com sua própria língua oficial. O holandês é falado na região da Flandres, no norte, e o francês na Valônia, no sul. Ambas as línguas são oficiais na capital, que é Bruxelas, e o alemão é falado em uma pequena área no leste do país, perto da fronteira com a Alemanha. A força de trabalho do país é altamente qualificada e produtiva. Quase três quartos da força de trabalho da Bélgica está empregada no setor de serviços, sendo os serviços bancários e financeiros particularmente importantes. Aço, metais e processamento de metais, e produtos químicos estão entre as principais indústrias do país. A Bélgica também é um importante centro de comércio internacional e de comércio. O porto de Antuérpia, localizado a 80 km no interior do rio Scheldt, é um dos portos mais movimentados da Europa e um dos 20 mais movimentados do mundo, e o país está bem conectado ao resto da Europa por uma moderna rede rodoviária e ferroviária. Um dos membros fundadores da União Européia (que escolheu Bruxelas como sua capital), a Bélgica oferece uma localização geográfica estratégica e estabilidade política às empresas que consideram a expansão internacional na Europa.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho na Bélgica podem ser verbais ou escritos, mas um contrato escrito é a prática usual, e certos tipos de contratos devem ser por escrito. Estes incluem contratos por tempo determinado, trabalho a tempo parcial ou temporário e para trabalho remoto. As cláusulas de não concorrência, cláusulas de confidencialidade e certas outras condições relacionadas ao emprego também devem ser por escrito. Os contratos de trabalho escritos devem ser em francês na região valã da Bélgica, em holandês na região flamenga ou em alemão na região de língua alemã. Na região de Bruxelas, o contrato deve ser em holandês ou francês, dependendo do idioma que o empregado normalmente utiliza. Em muitos casos, alguns termos contratuais serão determinados por um acordo de negociação coletiva. Vários tipos diferentes de contratos de trabalho que são comuns na Bélgica. O contrato por tempo indeterminado, ou contrato por tempo indeterminado, é o tipo mais comum. Os contratos por prazo fixo podem ser estabelecidos por qualquer razão e por qualquer período de tempo que o empregador e o empregado concordem. Contratos a termo fixo expiram em uma data específica ou quando ocorre um evento específico (geralmente a conclusão de uma tarefa, por exemplo, quando a construção de um determinado edifício está concluída.)Se o empregador e o empregado continuarem trabalhando juntos após a expiração do contrato a termo fixo, o contrato será automaticamente convertido em um contrato por tempo indeterminado.

Horário de trabalho

A semana de trabalho padrão na Bélgica é de 38 horas ou oito horas por dia. Os funcionários podem trabalhar 9,5 horas por dia se não trabalharem mais de 5,5 dias por semana, 10 horas se o funcionário residir a uma grande distância de seu local de trabalho e, como resultado, estiver longe de sua residência mais de 14 horas em um dia de trabalho, e em circunstâncias limitadas, tais como para o trabalho por turnos, os funcionários podem trabalhar até 12 horas por dia. Os funcionários também podem trabalhar um horário alternativo, como uma semana de 39 horas e receber seis dias de descanso por ano como remuneração, ou uma semana de 40 horas com 12 dias de descanso. Os acordos de negociação coletiva podem prever uma semana de trabalho reduzida. Na maioria das circunstâncias, muitos funcionários só trabalham entre as 6:00 e 20:00 horas. Existem exceções para o trabalho que deve ser feito à noite, como o trabalho em hotéis e restaurantes e alguns trabalhos de transporte, entre outros. O trabalho noturno também pode ser permitido por decreto real para certos setores, empresas ou ocupações quando houver uma necessidade premente. O trabalho também é geralmente proibido aos domingos, mas na prática há muitas exceções para empresas que devem operar aos domingos para que o país funcione. As horas extras são normalmente permitidas somente quando há uma necessidade premente e limitadas a 78 horas em três meses ou 91 horas por ano. Os funcionários também podem optar por trabalhar "horas extras voluntárias" de até 100 horas por ano, sujeito a limites. Um acordo de negociação coletiva pode permitir até 350 horas extras voluntárias por ano. Os acordos de horas extras voluntárias devem ser estabelecidos em um acordo escrito. As horas extras, incluindo as horas extras voluntárias, são pagas a uma porcentagem da taxa básica do funcionário. Se um funcionário trabalha suas horas habituais em um domingo ou feriado, ele é compensado com sua tarifa horária básica. As horas extras trabalhadas em um domingo ou feriado são compensadas a uma porcentagem maior da tarifa básica.

Licença por Doença

Os funcionários têm direito a 30 dias de licença por doença remunerada. Os funcionários devem informar imediatamente seu empregador que não podem trabalhar devido a uma doença e fornecer um atestado médico. Os empregadores podem solicitar um oficial médico independente para verificar a incapacidade do empregado para o trabalho. Em geral, os funcionários de colarinho branco recebem seu salário normal de seu empregador durante os primeiros 30 dias de uma doença. Após 30 dias, os funcionários podem receber benefícios de doença através do sistema de seguro de saúde subsidiado da Bélgica. Se a doença do empregado durar mais de um ano, o empregado pode ser elegível a um benefício de invalidez do governo. Os funcionários na Bélgica podem tirar um tempo livre para cuidar de outros em diversas circunstâncias. Se um membro da família do empregado (dentro de dois graus) estiver gravemente doente, o empregado pode tirar até um ano de licença para cuidar deles, em blocos de tempo que duram de um a três meses. O funcionário também pode reduzir a trabalhar 80% ou 50% do seu horário habitual por até dois anos, também em blocos de um a três meses. Geralmente, o funcionário deve notificar o empregador por escrito com sete dias de antecedência. O empregador pode adiar a licença se houver uma razão comercial convincente, mas não pode se recusar a concedê-la. A licença também está disponível para que os funcionários possam fornecer cuidados paliativos a alguém que esteja morrendo. Os funcionários também podem usar seu direito a um "crédito de tempo" (chamado de "interrupção de carreira" para funcionários do setor público) para estes fins.

Licença de Maternidade/Paternidade

Os funcionários na Bélgica são elegíveis para a licença maternidade e benefícios de maternidade se tiverem trabalhado 120 dias dos seis meses anteriores ao início do período de descanso maternidade, tiverem feito uma quantidade mínima exigida de contribuições à seguridade social e cumprirem algumas outras condições. Uma mãe grávida tem direito a até seis semanas de licença-maternidade antes da data prevista para o parto. Ela só é obrigada a tirar a última semana. Após o parto, a mãe recebe nove semanas de licença, e se ela não tiver usado as seis semanas completas antes do parto, ela pode tirar o tempo não utilizado após o parto. Ela também tem direito a intervalos diários para amamentação após retornar ao trabalho até que seu filho tenha nove meses de idade. O pai ou outro adulto que vai criar a criança com a mãe também tem direito à licença paternidade, que deve ser gozada no máximo quatro meses após o nascimento da criança. Os pais adotivos recebem seis semanas de licença, a ser gozada no prazo de dois meses.

Compensação

Os salários mínimos na Bélgica são estabelecidos por acordos de negociação coletiva, geralmente baseados no setor e na indústria. Eles também variam um pouco entre as diferentes regiões do país. Os aumentos salariais mínimos anuais geralmente são determinados por acordos coletivos de negociação em nível nacional, setor e indústria. Por exemplo, o Joint Industrial Committee 200 (JIC 200), representando mais de 450.000 funcionários de colarinho branco na Bélgica, realiza uma revisão regular dos salários e recomenda um ajuste mínimo baseado no índice do custo de vida. Isto é chamado de indexação salarial. Os bônus são comuns, sendo que os funcionários freqüentemente recebem um bônus de fim de ano de 13 ou 14 meses.

Licença de férias

Quando um feriado cai em um fim de semana, os funcionários podem tirar um dia da semana como licença. Além dos feriados pagos, os funcionários na Bélgica geralmente recebem 20 dias de férias anuais remuneradas após um ano de serviço se trabalharem uma semana de cinco dias, ou 24 dias se trabalharem seis dias por semana. Os funcionários podem tirar férias durante o primeiro ano de trabalho, mas isso normalmente reduzirá seu 13º mês de bônus. Os acordos de negociação coletiva podem dar aos funcionários férias anuais adicionais. Os funcionários com menos de 25 anos, que tenham completado seus estudos e tenham trabalhado por pelo menos um mês no primeiro ano após a graduação, têm direito a "férias para jovens" adicionais. Esta licença pode ser de até quatro semanas e, quando combinada com o subsídio de férias anuais parciais que o empregado ganhou em seu "ano de trabalho" reduzido, eleva o direito de férias do empregado até os 20 ou 24 dias completos. Os dias de férias para jovens são pagos através de um benefício governamental. Os funcionários com mais de 50 anos que retomaram o trabalho após um período de desemprego têm direito a uma "licença para idosos" suplementar. Assim como a licença juvenil, esta licença traz o subsídio de férias anuais do empregado até os 20 ou 24 dias completos a que o empregado teria direito e é paga a 65% do salário habitual do empregado até um limite máximo.

Feriados públicos
  • Dia de Ano Novo
  • Segunda-feira a seguir à Páscoa
  • Dia do Trabalhador / Dia de Maio
  • Dia da Ascensão
  • Segunda-feira de Pentecostes
  • Dia Nacional da Bélgica
  • Assunção de Maria
  • Dia de Todos os Santos
  • Dia do Armistício
  • Dia de Natal
Benefícios do Seguro Saúde

A Bélgica fornece assistência médica subsidiada. Seguros privados também estão disponíveis.

Emprego / Rescisão / Demissão

Os contratos de trabalho na Bélgica podem ser rescindidos no final de um contrato a termo certo, por acordo mútuo, pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado. Os contratos a prazo fixo terminarão automaticamente na data especificada. Eles podem ser renovados até quatro vezes, cada um por pelo menos três meses, por não mais que três anos no total e sem pausas entre cada contrato. Os empregadores poderão ser obrigados a obter aprovação para contratos de prazo fixo de maior duração. Os empregadores podem rescindir qualquer relação de emprego, incluindo um contrato a termo certo que ainda não tenha atingido sua data final, sem aviso prévio se o empregado tiver cometido má conduta grave. O empregador deve notificar os empregados sobre a rescisão por má conduta grave dentro de três dias úteis após tomar conhecimento da má conduta. É fortemente recomendado que a notificação de rescisão seja feita por escrito e enviada por correio registrado. Os empregados também podem demitir-se imediatamente no caso de falta grave de seu empregador. Geralmente não são permitidos períodos de prova na Bélgica a não ser para alguns trabalhadores temporários e estudantes. O período de experiência para estes trabalhadores é de três dias, mas as partes podem concordar em menos dias ou nenhum período de experiência. O emprego pode ser rescindido durante o período de experiência sem aviso prévio. Na ausência de má conduta grave do empregado ou expiração de um contrato a termo certo, os empregadores são obrigados a fornecer aos empregados um aviso de rescisão por escrito. Na maioria dos casos, o empregador não é obrigado a fornecer um motivo para a rescisão, a menos que o empregado peça. O aviso de rescisão deve ser enviado por correio registrado ou por escrito do oficial de justiça.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para a Bélgica, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para nos contatar.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.