Belize está localizada na costa nordeste da América Central. O inglês é a língua oficial embora uma forma de Belize crioulo seja falada em todo o país em ambientes formais e informais. O espanhol também é falado por partes da população. Historicamente, a economia em Belize tem se concentrado em torno da agricultura, porém nos últimos anos a indústria do turismo tem crescido consideravelmente. A estabilidade econômica e o acesso aos mercados da América Central são considerações para as empresas que consideram Belize como uma opção de expansão.
Os contratos de trabalho em Belize podem ser expressos, implícitos, escritos, orais, por tempo determinado, por tempo indeterminado, individuais ou coletivos. Os contratos orais não são válidos e obrigatórios, a menos que o trabalho do funcionário tenha começado dentro de um mês a partir da data do contrato. As duas primeiras semanas de um contrato oral serão consideradas como emprego probatório e podem ser rescindidas por qualquer uma das partes sem aviso prévio. As partes podem chegar a um acordo diferente. Os contratos de trabalho que duram mais de três meses devem ser feitos por escrito com o consentimento do empregado.
Um contrato escrito deve incluir os seguintes detalhes:
O período apropriado de aviso prévio a ser dado pela parte que deseja rescindir o contrato, salários e benefícios ou qualquer outra especificação. Qualquer contrato de trabalho escrito deve ser apresentado aos funcionários da área trabalhista dentro de sete dias após seu início. Todo trabalhador que celebrar um contrato deverá ser examinado clinicamente às custas do empregador. Os contratos a prazo fixo são limitados a um ano e podem ser prorrogados para dois anos se o empregado for acompanhado por sua família.
A semana de trabalho padrão é de 45 horas com nove horas por dia durante seis dias. Os funcionários recebem uma hora de descanso diário se a jornada de trabalho for maior do que seis horas. As horas extras são pagas a uma porcentagem maior se trabalhadas em um domingo ou feriado ou uma porcentagem diferente se o trabalho ocorrer no dia de Natal, Sexta-feira Santa ou Segunda-feira de Páscoa.
Os funcionários recebem 16 dias de licença por doença totalmente pagos em um ano se tiverem 60 dias de serviço e um certificado médico. Este certificado deve especificar a duração da licença e ser apresentado ao empregador dentro de 48 horas após a doença para que o empregado seja elegível.
As funcionárias recebem 14 semanas de licença maternidade com pelo menos duas semanas antes do nascimento e sete após o nascimento como licença obrigatória se tiverem um ano de serviço, caso contrário a licença não é remunerada. O trabalho da funcionária é protegido durante este período, mas elas devem apresentar um atestado médico pelo menos 10 semanas antes da data de vencimento.
Belize não tem nenhum pagamento de bônus mandatado por lei.
Os funcionários recebem 10 dias de férias anuais remuneradas após um ano de emprego e devem ser gozadas em um único período. Pode ser estendido a dois períodos, se o empregador concordar. As férias anuais devem ser gozadas no prazo de seis meses após terem sido ganhas.
Os seguintes feriados públicos são observados em Belize:
O Estado fornece assistência médica universal que é gratuita ou de baixo custo. As empresas oferecem seguros complementares de saúde privados.
O período de notificação é de uma semana para até seis meses de serviço, duas semanas para até dois anos de serviço, quatro semanas para até cinco anos de serviço e, em seguida, oito semanas além disso. As duas primeiras semanas de serviço são o período de experiência e os contratos podem ser rescindidos durante este período sem aviso prévio. Os funcionários com cinco a 10 anos de serviço com o mesmo empregador, aposentando-se após 60 anos ou por motivos médicos, recebem uma semana de indenização por cada ano de serviço quando seu contrato é rescindido. Aqueles com mais de uma década de serviço, recebem duas semanas de indenização por ano de serviço se seu contrato for rescindido por aposentadoria, motivos médicos ou fim de contrato, mas não por demissão. Um funcionário que se demite com 10 anos ou mais de serviço recebe um pagamento equivalente à indenização por demissão. Para trabalhadores ocasionais, eles devem trabalhar 180 dias por ano para receber a indenização.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.