A República Federativa do Brasil é o maior país da América do Sul. O Brasil está dividido em 26 estados e o Distrito Federal, onde se localiza a capital, Brasília. A língua oficial é o português, o que distingue o país como a única nação de língua portuguesa na América do Sul. O Brasil é a maior economia da América Latina. Possui uma economia diversificada e vastos depósitos de recursos naturais. Localização estratégica, vasto potencial econômico e estabilidade econômica são considerações para as empresas que consideram a expansão no Brasil. Contratos de trabalho no Brasil podem ser implícitos, verbais ou escritos, embora algumas exceções se apliquem. A duração de um contrato de trabalho pode ser por um período fixo, um período indefinido ou intermitente. As partes de um contrato de trabalho podem negociar livremente os termos e condições do contrato de trabalho, mas as disposições não podem conflitar com a legislação trabalhista, acordos coletivos e decisões das autoridades trabalhistas.
Um contrato de trabalho escrito geralmente é recomendado e deve incluir:
O período padrão de trabalho no Brasil é de 44 horas por semana, com oito horas por dia durante cinco dias e quatro horas em um sexto dia. Alguns acordos coletivos ou de negociação podem prever diferentes horas de trabalho. Os funcionários têm direito a um mínimo de 11 horas de descanso entre dois dias de trabalho consecutivos. Cada empregado também tem direito a 24 horas consecutivas de descanso por semana, o que geralmente inclui o domingo. Os empregadores geralmente não podem exigir que um empregado trabalhe em um domingo ou feriado, a menos que uma exceção se aplique. Regras especiais se aplicam ao trabalho por turno, trabalho noturno e outras circunstâncias especiais.
Os funcionários recebem 15 dias de licença médica totalmente pagos com um atestado médico. Após 16 dias de licença médica por doença, os funcionários têm direito a prolongar a licença médica e receber benefícios por doença do Instituto Nacional de Seguridade Social. O empregador é responsável pelo pagamento dos primeiros 15 dias de licença por doença e o INSS pagará uma parte do salário do empregado após o 16º dia.
As funcionárias recebem 120 dias de licença maternidade remunerada e os funcionários do sexo masculino recebem cinco dias de licença paternidade remunerada. Estas licenças podem ser prolongadas em certos casos. Enquanto grávida e por um período após o parto, a funcionária não pode ser demitida. As novas mães também recebem pausas durante a jornada de trabalho para amamentar seus filhos.
Os salários no Brasil geralmente são pagos mensalmente. Os aumentos anuais não são obrigatórios, mas são comuns e normalmente negociados como parte de um acordo de negociação coletiva. Os funcionários também recebem um bônus salarial de 13º mês. O direito de receber o bônus começa após 15 dias de trabalho e é pago em duas parcelas. Outros subsídios, como o subsídio de viagem, também podem ser incluídos no pacote de remuneração de um funcionário.
Além dos feriados, os funcionários recebem 30 dias corridos de férias anuais pagas após um ano de serviço. Os dias de férias são reduzidos se o funcionário estiver ausente do trabalho com freqüência.
Os feriados públicos no Brasil podem ser observados a nível nacional, estadual e/ou municipal. Alguns feriados reconhecidos são opcionais ou costumeiros. Os feriados nacionais e costumeiros para 2021 são:
O Brasil tem um sistema de saúde universal, mas os empregadores geralmente oferecem a seus funcionários um sistema de saúde suplementar privado disponível no mercado.
Um contrato de trabalho pode ser rescindido no final do prazo do contrato (se por um período fixo), pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado. Na ausência de causa e fora do período de experiência, os empregadores devem fornecer aviso prévio antes de despedir um empregado. O período de aviso prévio pode variar dependendo do tempo de serviço do empregado e do intervalo salarial, mas é freqüentemente de 30 dias. Um empregador pode rescindir um empregado no final de um contrato de prazo fixo, que não pode ser maior do que 24 meses. Se um empregado é rescindido antes do final do prazo do contrato, o empregador é obrigado a pagar uma porcentagem do salário do empregado durante o restante do prazo do contrato. No Brasil, a rescisão é coordenada através do que é chamado de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Os empregadores depositam 8% do salário de um empregado em uma conta em nome do empregado. O saldo acumulado é transferido se o empregado mudar de emprego. Os funcionários podem ter acesso a estes fundos se forem demitidos.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.