Burkina Faso é um país da África Ocidental francófono e sem costa marítima. A língua muçulmana é falada em todo o país. Um elemento básico da economia é a agricultura, especificamente a criação de gado. A economia é extremamente favorável ao comércio e está vendo um influxo de investimentos estrangeiros. A localização estratégica e o potencial econômico são considerações para as empresas que consideram a expansão para a África.
Os contratos de trabalho podem ser verbais ou escritos, mas a melhor prática é a execução de um contrato escrito no idioma local. Todos os contratos de trabalho devem incluir:
O horário padrão em Burkina Faso varia de acordo com a indústria, mas uma semana de trabalho de 40 horas é comum. Os contratos de trabalho individuais ou acordos coletivos normalmente definem o horário e os dias de trabalho, incluindo disposições relacionadas a horas extras. Regras e limitações especiais aplicam-se a trabalhadores jovens.
Os funcionários têm direito a licença por doença. Geralmente, um empregador não pode rescindir um empregado ausente do trabalho por motivo de doença por um ano. Os empregados têm direito a um pagamento enquanto estiverem ausentes por doença, com base nos anos de serviço:
As funcionárias recebem 14 semanas de licença maternidade totalmente remuneradas após três meses de emprego, que começa oito semanas antes, mas não mais tarde do que quatro semanas antes da data de vencimento prevista. A licença pode ser prolongada por mais três semanas se houver complicações durante o parto, ou qualquer outro problema relacionado à saúde. As funcionárias elegíveis recebem 100% de seu salário bruto coberto durante a licença maternidade através do programa de seguridade social de Burkina Faso, bem como um subsídio familiar. Os funcionários masculinos recebem uma licença paternidade remunerada de três dias sem exigir aviso prévio para o nascimento de um filho. Ele também tem direito a uma licença não remunerada de seis meses no caso de uma criança doente, que requer um mês de aviso prévio e pode ser prorrogada até um ano, no máximo.
Os empregadores não são obrigados a pagar bônus aos funcionários, mas podem optar por fazê-lo como parte de seu pacote de remuneração. Os empregadores em Burkina Faso normalmente pagam bônus aos funcionários no final do ano.
Um funcionário tem direito a 22 dias de licença remunerada após um ano de serviço, o que não inclui dias pessoais, licença por doença ou licença maternidade. Esta licença aumenta em dois dias após 20 anos de serviço, quatro dias após 25 anos, e seis dias após 30 anos de serviço. O empregador e o empregado devem chegar a um acordo sobre a data de início da licença. O empregador deve pagar ao empregado toda a duração da licença antes do início da mesma.
Os seguintes feriados são observados em Burkina Faso:
O código de trabalho não exige que os empregadores ofereçam benefícios de saúde a seus empregados. Além disso, devido a complicações no sistema de saúde, é recomendado que tanto empregadores como empregados adquiram seguros privados.
Um contrato de trabalho pode ser rescindido pelo empregador ou pelo empregado por má conduta, por razões sociais ou econômicas ou no final do prazo do contrato. O início da rescisão requer um período de aviso prévio por escrito de oito dias para contratos definidos de meio período, um mês para funcionários regulares em tempo integral e três meses para gerentes, supervisores e técnicos. Não é necessário aviso prévio de rescisão durante o período de experiência, ou no caso de uma falha grave por parte do funcionário. Em alguns casos, pode ser necessária uma indenização por aviso prévio compensatório. Um funcionário tem direito a indenização por demissão após um ano de serviço contínuo, a não ser que o funcionário seja demitido por má conduta.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.