Informações sobre o país

O Reino do Camboja está localizado no sul da Indochina e no sudeste da Ásia. O khmer e o francês são as línguas predominantes faladas em todo o país. A agricultura, incluindo o cultivo de peixe, arroz e madeira, são marcas registradas da economia cambojana. O Camboja oferece uma falta de restrições comerciais e um governo favorável ao investimento estrangeiro para as empresas que consideram expandir-se para a área.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho no Camboja podem ser escritos ou verbais e devem conter informações sobre o trabalho, incluindo horário de trabalho, remuneração e condições de trabalho. Em alguns casos, o contrato pode precisar ser registrado. Os contratos de trabalho por tempo determinado devem ser escritos e especificar a data de início e término do emprego. A duração inicial de um contrato a termo fixo não pode exceder dois anos, mas os contratos a termo fixo podem ser renovados. Uma renovação não pode ser superior a dois anos, e a duração máxima de um contrato a termo fixo (incluindo renovações) não pode exceder quatro anos. A duração total de um contrato a termo certo pode ser prorrogada se houver um intervalo de um mês entre o final de um contrato a termo certo e o início de um novo contrato. Se a renovação de um contrato a prazo fixo se estender além de dois anos ou a duração total do contrato incluindo renovações se estender além de quatro anos, então o contrato é convertido em um contrato por tempo indeterminado. Se um contrato a prazo fixo for concluído e o funcionário continuar esse trabalho, aplica-se um período de carência de um mês. Se após esse mês de carência, outro contrato a termo fixo não tiver sido redigido e assinado, o antigo contrato a termo fixo se converte automaticamente em um contrato por tempo indeterminado. Os empregadores podem realizar verificações de antecedentes pré-emprego, incluindo verificação do registro criminal e verificação de emprego. Um exame médico também pode ser exigido.

Horário de trabalho

A semana de trabalho padrão é de 40 horas. O trabalho noturno ocorre entre 22h e 6h e há 12 horas de descanso entre cada noite de trabalho. O período padrão de trabalho no Camboja é de oito horas por dia e 48 horas por semana. Os funcionários têm direito a pelo menos um dia, ou período de 24 horas, de folga por semana. Isto é comumente feito no domingo. O máximo de horas extras permitidas é de duas horas por dia. Os funcionários têm direito a 150% da taxa básica para horas extras trabalhadas. Isto é aumentado para 200% da remuneração básica se as horas extras forem trabalhadas à noite, no domingo ou em um feriado público. Os empregadores devem obter permissão do Ministério do Trabalho para agendar horas extras. O trabalho noturno realizado por pelo menos 11 horas consecutivas, incluindo as horas entre 22h e 5h, é pago a uma taxa de 130% da taxa normal durante o dia.

Licença por Doença

Os funcionários recebem até seis meses de licença por doença com um certificado de um médico. Os funcionários em licença médica recebem 100% de seu salário durante o primeiro mês, 60% durante o segundo e terceiro meses e nenhum salário no quarto ao sexto mês. Os empregadores podem solicitar um atestado médico atestando a necessidade de licença médica para o funcionário solicitante. Um empregador pode demitir um empregado em licença por doença por mais de 6 meses.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias têm direito a 90 dias corridos de licença maternidade. As funcionárias com pelo menos um ano de serviço recebem 50% de seu salário. As funcionárias também recebem dois intervalos pagos de 30 minutos cada uma até que a criança tenha 12 meses de idade. Os funcionários do sexo masculino podem solicitar até sete dias de licença para casar, para o nascimento ou casamento de um filho, ou doença de um cônjuge, filho ou pai. A licença pode ser deduzida das férias anuais do empregado ou, se o empregado já tiver esgotado as férias anuais, o empregador pode exigir que o empregado trabalhe para compensar as horas. O Camboja não exige que os empregadores concedam licença parental.

Compensação

O salário mínimo no Camboja varia para os funcionários da indústria têxtil, de vestuário e calçados. Os empregadores são obrigados a pagar aos empregados em tempo integral pagos pela peça pelo menos o valor do salário mínimo. Os funcionários também recebem benefícios adicionais pelo comparecimento regular, transporte e aluguel. Os empregadores são obrigados a pagar um bônus de antiguidade de 15 dias de salário anualmente aos funcionários empregados continuamente empregados nos últimos seis meses, ou sete dias e meio para os funcionários com menos de seis meses de serviço. O bônus se aplica aos funcionários com contratos que não têm uma data final fixa. Isto é chamado de "bônus de antiguidade" ou pagamento de indenização por antiguidade. O bônus de antiguidade substituiu a indenização por demissão, ou indenização por demissão, no Camboja. O bônus é pago duas vezes por ano em junho e dezembro. Os empregadores não são obrigados a pagar o bônus de antiguidade aos funcionários que se demitem ou sejam demitidos por má conduta grave. Os funcionários com um contrato a prazo fixo não recebem o bônus de antiguidade, mas podem ter direito à rescisão.

Licença de férias

Além dos feriados, os funcionários recebem férias anuais com base no número de horas de trabalho e no tempo de serviço. Os funcionários em tempo integral recebem 1,5 dias de folga por mês após um ano de serviço, ou 18 dias por ano. Os funcionários em tempo parcial, aqueles que trabalham menos de 48 horas por semana, recebem férias em uma base proporcional. Isto significa que os funcionários que trabalham 40 horas por semana recebem 1,25 dias por mês ou 15 dias por ano, os funcionários que trabalham 24 horas por semana recebem 0,75 dias por semana ou nove dias por ano. Os funcionários têm direito a um dia extra de licença para cada três anos de serviço. Os funcionários com um a três anos de serviço têm direito a 18 dias de férias por ano. Os funcionários com quatro a seis anos de serviço têm direito a 19 dias de férias. Os funcionários com sete a nove anos de serviço têm direito a 20 dias de férias. Os empregadores são obrigados a pagar aos funcionários antes de tirar férias.

Feriados públicos
  • Dia Internacional do Ano Novo
  • Vitória sobre o Dia do Genocídio
  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia Nacional da Memória
  • Dia Internacional do Trabalho
  • Aniversário do Rei Sihamoni
  • Aniversário da Rainha Mãe
  • Dia da Constituição
  • Pchum Ben Day (três dias)
  • A comemoração do antigo rei Norodom Sihanouk
  • Dia da Coroação do Rei Norodom Sihamoni
  • Dia da Independência
  • Bon Om Touk (Festival da Água)
Benefícios do Seguro Saúde

O Camboja está em transição para um sistema universal de saúde. Os empregadores podem oferecer benefícios de saúde.

Emprego / Rescisão / Demissão

A rescisão do contrato de trabalho pode ocorrer durante o período de experiência, no final do prazo do contrato (se for um contrato a termo certo), pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado. O emprego pode ser rescindido sem aviso prévio pelo empregador ou empregado durante o período de experiência. O período de experiência no Camboja é:

  • Três meses para funcionários regulares
  • Dois meses para funcionários especializados
  • Um mês para funcionários não qualificados

Um empregado pode encerrar o emprego sem aviso prévio por falta grave por parte do empregador. Conduta imprópria grave inclui não pagamento de seguro, não pagamento ou atraso de salário, ameaçando direta ou indiretamente o empregado. Da mesma forma, os empregadores podem encerrar o emprego sem aviso prévio por má conduta grave do empregado, incluindo roubo, apropriação indevida, fraude, sabotagem e quebra de confidencialidade. Os contratos a prazo fixo serão rescindidos no final do período contratual, a menos que sejam renovados. Os empregadores podem precisar notificar os empregados se eles pretendem renovar o contrato ou deixá-lo expirar. Se a duração do contrato for inferior a seis meses, nenhum aviso prévio é necessário. O período de aviso prévio é de 10 dias para termos contratuais que sejam de pelo menos seis meses, mas inferiores a um ano, e 15 dias para períodos contratuais de um a dois anos. Se nenhum aviso prévio for fornecido, o contrato será renovado pelo mesmo período. Na ausência de um contrato ou causa fixa ou fora do período de experiência, o empregador deve ter um motivo para rescindir o contrato e fornecer aviso prévio ao empregado. Isto pode incluir rescisão por desempenho, comportamento ou por razões econômicas. O período de aviso prévio depende do tempo de serviço do empregado:

  • Sete dias de aviso prévio para funcionários com seis meses ou menos de serviço
  • 15 dias de aviso prévio para funcionários com seis a 24 meses de serviço
  • Um mês de aviso prévio para funcionários com dois a cinco anos de serviço
  • Dois meses de aviso prévio para funcionários com cinco a 10 anos de serviço
  • 3 meses de aviso prévio para funcionários com mais de 10 anos de serviço

Os empregadores podem fornecer pagamento em lugar de aviso prévio. Os funcionários têm direito a dois dias de licença pagos por semana durante o período de aviso prévio para procurar trabalho. Os funcionários têm direito a indenização por rescisão contratual a prazo fixo.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para o Camboja, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que você faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.