O Canadá é um país norte-americano que faz fronteira com os Estados Unidos ao sul. O Canadá é formado por 10 províncias e três territórios, o que o torna o segundo maior país do mundo em termos de massa terrestre. O inglês e o francês são as línguas oficiais, porém o punjabi, o espanhol, o tagalo e o árabe são algumas das outras línguas faladas. O Canadá é freqüentemente considerado como um dos países menos corruptos do mundo. Com uma economia extremamente diversificada e estabilidade política, continua sendo um dos melhores lugares para a expansão internacional na América do Norte.
No Canadá, um contrato de trabalho pode ser verbal ou escrito, e por tempo indeterminado ou termo fixo, mas recomenda-se um contrato de trabalho por escrito. Os contratos de trabalho devem incluir:
Os empregadores podem realizar verificações de antecedentes de possíveis funcionários. Entretanto, essas verificações devem ser limitadas a informações como, por exemplo
O período padrão de trabalho no Canadá é de 40 horas por semana ou oito horas por dia, durante cinco dias. Os funcionários regulamentados federalmente têm direito a 24 horas de descanso a cada semana, o que geralmente ocorre em um domingo. A semana de trabalho é reduzida em oito horas se ocorrer um feriado durante a semana. Se um funcionário trabalha mais do que as 40 horas padrão em uma semana de trabalho, ele tem direito ao pagamento de horas extras. O número máximo de horas que um empregado pode trabalhar em uma semana é de 48. Isto pode ser excedido em determinadas circunstâncias.
Os funcionários podem tirar até 17 semanas de licença médica não remunerada. Um certificado médico pode ser exigido para ausências de três dias ou mais. Os funcionários podem ter direito a benefícios de seguro-desemprego. O tempo livre durante esse período de 17 semanas não inclui outros tipos de licença. Um empregado pode tirar até cinco dias de licença pessoal a cada ano civil. Isto inclui três dias pagos após três meses de emprego.
As trabalhadoras têm direito a 17 semanas de licença maternidade não remunerada. Em alguns casos, o tempo de licença pode ser maior, dependendo da duração do emprego. Enquanto a licença não for remunerada, as funcionárias podem ter direito a benefícios de seguro para funcionários. O programa de seguro de emprego do Canadá oferece até 15 semanas de benefícios de maternidade. Os funcionários também recebem até 63 semanas de licença parental não remunerada, ou 71 semanas se a licença for compartilhada entre os pais. A licença pode ser gozada dentro do período de 78 semanas a partir da data de nascimento ou da data em que a criança é adotada. Enquanto a licença parental não for paga, como na licença maternidade, os funcionários podem ser elegíveis aos benefícios do seguro do funcionário. Os funcionários em Quebec são elegíveis aos benefícios de maternidade, paternidade dos pais e adoção sob o Programa de Seguro Parental de Quebec, de modo que regras e requisitos de elegibilidade diferentes podem se aplicar.
O salário mínimo no Canadá é definido como o Salário Mínimo Nacional, porém o salário mínimo varia dependendo da província, idade e indústria. Em geral, os salários mínimos aplicáveis são (em dólares canadenses, ou CAD). Os pagamentos de bônus não são exigidos no Canadá, mas os empregadores podem optar por pagá-los.
Além dos feriados, um funcionário pode tirar duas semanas de licença após 12 meses de emprego. Após cinco anos consecutivos de emprego, os empregados têm direito a três semanas de férias remuneradas. Após 10 anos de emprego consecutivos, os empregados têm direito a quatro semanas de férias remuneradas.
O Canadá tem um sistema de saúde universal. Também é comum que os empregadores ofereçam seguros complementares.
Os empregadores devem fornecer aos empregados um aviso de rescisão por escrito com duas semanas de antecedência. Os empregadores podem optar por pagar dois salários de duas semanas em vez de aviso prévio. O período de aviso prévio não é necessário se:
Os funcionários que trabalham para seu empregador há pelo menos cinco anos têm direito ao pagamento de indenização por demissão. Empregados com pelo menos 12 meses de serviço contínuo geralmente recebem uma semana de pagamento por cada ano de serviço, até 26 semanas. Entretanto, o valor total da indenização pode depender de vários fatores, incluindo, mas não se limitando ao contrato de trabalho, quaisquer acordos de negociação aplicáveis e leis provinciais.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.