Cabo Verde é uma nação insular localizada no centro do Oceano Atlântico. O país é formado por 10 ilhas vulcânicas, que descansam ao largo da costa do Senegal. A economia gira em torno do turismo, com empregos baseados em serviços, que constituem a maioria dos empregos na nação insular. Cabo Verde tem laços muito estreitos com Portugal e faz parte do mesmo grupo de ilhas que as Ilhas Canárias e Madeira. Cabo Verde é designado como uma nação em desenvolvimento, mas devido a sua indústria turística em rápido desenvolvimento, boa qualidade de vida e estabilidade econômica, ele está mostrando grandes sinais de crescimento.
Os contratos de trabalho em Cabo Verde podem ser verbais ou escritos. Entretanto, é comum ter um contrato de trabalho por escrito. Os contratos podem ser por um prazo fixo ou indefinido. Um contrato a termo certo pode ser executado se o trabalho for de curta duração, para substituir um trabalhador que está em licença, para executar tarefas temporárias ou trabalho sazonal ou devido a flutuações periódicas no trabalho. A duração dos contratos a termo certo varia de três a cinco anos, incluindo prorrogações. Se um contrato a termo certo se estender além de cinco anos, o contrato é tratado como um contrato por tempo indeterminado. Os contratos de trabalho a termo indeterminado são por tempo indeterminado e especificam uma data de início e normalmente incluem um período de experiência.
A semana padrão de trabalho em Cabo Verde é de 44 horas e está limitada a oito horas por dia. Os funcionários têm direito a 24 horas de descanso por semana, que geralmente é aos domingos, mas pode ser outro dia. As horas extras não podem exceder duas horas por dia ou 160 horas por ano. O limite anual é aumentado para 300, se houver consentimento por escrito do funcionário. As horas extras são pagas com uma porcentagem do salário básico se forem realizadas em um dia de trabalho regular, ou 100% se as horas extras forem realizadas em um dia de descanso ou feriado público. O limite de oito horas por dia não se aplica a cargos de alta gerência ou a certos funcionários altamente qualificados. Entretanto, esses funcionários têm direito ao pagamento de prêmio entre 20% a 35% do salário ordinário. O período de trabalho regular para funcionários entre 16 e 18 anos de idade é de 38 horas por semana e é limitado a sete horas por dia. As horas extras só são permitidas em casos de força maior e não podem exceder duas horas por dia, ou 30 horas por ano. Trabalhadores menores de 18 anos não podem trabalhar entre as 20h e as 7h, a menos que seja necessário para sua formação profissional e autorizado pelo Departamento do Trabalho de Cabo Verde. O trabalho noturno é realizado das 22h às 6h. Os funcionários que trabalham à noite recebem um adicional de 25% do salário básico. Em alguns casos, os trabalhadores têm direito a esta taxa mais alta de remuneração pelo trabalho noturno, mesmo após a transição para o trabalho diurno. As horas extras trabalhadas durante a noite são limitadas a sete horas por semana.
Os funcionários recebem até 1.095 dias de licença por doença remunerada. Os três primeiros dias são pagos a 100% pelos empregadores. A partir do quarto dia, o pagamento é fornecido aos empregados elegíveis através do programa de seguridade social de Cabo Verde. Se a doença durar mais de 30 dias, um atestado médico é exigido. Para serem elegíveis, os empregados devem ter feito pelo menos quatro meses de contribuições, incluindo 30 dias nos três meses anteriores à licença.
As funcionárias em Cabo Verde têm direito a 60 dias de licença maternidade remunerada. Se a empregada não for elegível aos benefícios da previdência social, o empregador paga todo o valor do empregado. As empregadas são elegíveis aos benefícios de maternidade através da previdência social se tiverem feito pelo menos quatro meses de contribuições, incluindo 30 dias nos três meses anteriores à licença. Um empregado masculino só tem direito à licença paternidade se, dentro de 120 dias após o nascimento, a mãe não puder cuidar da criança devido a incapacidade física ou mental ou a mãe morrer. O período de licença é 60 dias menos qualquer quantia já tomada pela mãe, mas não menos do que 30 dias se a mãe morrer.
Cabo Verde tem um salário mínimo. Os bônus não são necessários, mas são comuns.
Os funcionários recebem 22 dias de férias anuais remuneradas. Estas férias devem ser gozadas no ano em que foram concedidas, a menos que haja um acordo específico entre o empregado e o empregador em relação à transferência das férias anuais não utilizadas. Se um empregado estiver sob um contrato de trabalho por tempo indeterminado, o empregado deve trabalhar por seis meses antes de se tornar elegível a férias anuais remuneradas. Empregados com contrato a termo certo são elegíveis para férias anuais, o que é proporcional ao tempo de serviço, uma vez que o período contratado esteja na metade do caminho.
O sistema de saúde em Cabo Verde é financiado através do programa de previdência social.
Um contrato de trabalho pode ser rescindido pelo empregador por justa causa, no final do prazo do contrato (se por um período fixo), pelo empregado ou por acordo mútuo entre o empregador e o empregado. Os empregadores devem ter justa causa para rescindir um empregado, o que inclui a má conduta do empregado ou por razões econômicas e de mercado. Os empregadores devem fornecer 40 dias de aviso prévio antes de despedir um empregado por causa relacionada à conduta do empregado. O empregado tem cinco dias para responder. Se o empregador ainda tiver a intenção de demitir o empregado, o empregador deve fornecer 30 dias de aviso prévio e indicar as razões para a demissão. Um empregador é obrigado a fornecer pagamento em lugar de aviso prévio se o aviso estiver atrasado. Um empregador deve dar a um empregado em um contrato a prazo fixo, um aviso prévio de 10 dias antes do término do contrato de trabalho, para que o emprego termine. Se o empregador não fornecer a notificação e não houver outro acordo, o contrato a termo certo será renovado pelo mesmo período. Empregados demitidos por justa causa ou despedimento têm direito a uma quantia específica de indenização por demissão, a menos que especificado de outra forma em um acordo coletivo. Não é necessário aviso prévio quando um contrato de trabalho é rescindido porque o empregado se aposenta ou há um acordo mútuo entre o empregador e o empregado. Os empregados devem fornecer aviso aos empregadores antes da rescisão de um contrato de trabalho. O período de aviso prévio é de 15 dias, aumentando em 15 dias adicionais por ano de serviço, até dois meses.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.