Informações sobre o país

O Chile está na parte sul da América do Sul, com sua costa voltada para o Oceano Pacífico. A capital Santiago está em um vale cercado pelos Andes e pela Cordilheira da Costa do Chile, que oferece uma paisagem requintada que atrai mais de quatro milhões de turistas estrangeiros por ano. O Chile é o sexto país mais populoso da América do Sul, com mais de 19 milhões de pessoas. O Chile possui o melhor perfil de investimento da Aliança do Pacífico, juntamente com muitos acordos de livre comércio na região. O Chile também liderou a criação do Progresso da América do Sul (PROSUR), um fórum em defesa de uma economia de mercado, agenda social, sustentabilidade e desenvolvimento. Estas são algumas das razões significativas pelas quais as empresas podem considerar a expansão no Chile.

Contratos de trabalho

Os contratos permanentes devem ser por escrito e assinados por ambas as partes. Tanto o empregador quanto o empregado recebem uma cópia do contrato. O contrato deve ser assinado dentro de 15 dias imediatamente após o processo de contratação. Para contratos de prazo fixo, o prazo para assinar é de cinco dias para evitar qualquer tipo de penalidade. A duração máxima para um contrato a prazo fixo é de 12 meses. Empregadores com mais de 25 empregados devem manter 85% de cidadãos chilenos. Os empregadores também podem realizar verificações de antecedentes de empregados ou candidatos utilizando prestadores de serviços terceirizados. Entretanto, os empregadores não podem conduzir verificações de antecedentes relacionados à filiação a um sindicato individual.

Horário de trabalho

O horário padrão de trabalho é de 45 horas por semana, com um máximo de 10 horas por dia. As horas extras são limitadas a duas horas por dia à razão de 50% sobre o salário normal. O intervalo de descanso é de pelo menos 30 minutos em um dia útil. Os funcionários entre 15 e 18 anos de idade não podem trabalhar mais de oito horas por dia. O trabalho realizado durante a noite é pago a 50% do salário normal. Empregados menores de 18 anos e funcionários grávidas não podem trabalhar à noite.

Licença por Doença

Os funcionários têm direito a licença por doença e podem ter direito a benefícios por doença através do sistema de previdência social do Chile. Para qualificar-se aos benefícios pagos, os funcionários devem ter feito pelo menos seis meses de contribuições, incluindo pelo menos três meses dos últimos seis meses. Os funcionários que preencherem estas condições receberão 100% de seus ganhos líquidos, pagos retroativamente ao primeiro dia, se a doença durar 11 dias ou mais, ou a partir do quarto dia, se a doença for inferior a 11 dias. Os funcionários também recebem sete dias de licença remunerada pelo falecimento de um cônjuge ou filho, e três dias de licença pelo falecimento de um dos pais ou de um nado-morto. Os dias devem ser gozados consecutivamente.

Licença de Maternidade/Paternidade

As trabalhadoras recebem 18 semanas de licença maternidade com seis semanas antes do parto e 12 semanas após o parto. A previdência social paga 100% do salário sob certas condições. Se durante o período de gravidez, uma autoridade governamental declarar o estado constitucional de emergência devido a calamidade pública, ou n uma epidemia ou pandemia, o empregador grávido deve oferecer à trabalhadora grávida, durante o período da emergência, a modalidade de trabalho à distância ou teletrabalho. Se a natureza das funções da trabalhadora não for compatível com a modalidade de trabalho remoto ou teletrabalho, a trabalhadora deve ser designada para tarefas que não exijam contato com o público ou com terceiros fora do local de trabalho. O funcionário precisa concordar e é proibido diminuir seu salário. Os funcionários masculinos têm direito a 5 dias de licença dentro do primeiro mês imediatamente após o nascimento do filho.

Compensação

O Chile tem um salário mínimo. Os empregadores devem distribuir uma parte dos lucros aos empregados. O setor privado não é obrigado por lei a pagar o salário do 13º mês ou o de Aguinaldo (bônus de dezembro). Entretanto, alguns empregadores concordam em pagar este bônus a seus empregados através de acordos individuais ou coletivos.

Licença de férias

Além dos feriados, os funcionários têm direito a 15 dias de férias anuais remuneradas após um ano de serviço com remuneração integral. Os funcionários que trabalham nas seguintes regiões recebem 20 dias de férias anuais remuneradas: Duodécima Región de Magallanes y de la Antártica Chilena, en la Undécima Región de Aysén del General Carlos Ibáñez del Campo, e na Provincia de Palena. Após dez anos de trabalho para um ou mais empregadores, contínuo ou não, o empregado tem direito a um dia adicional para cada três anos trabalhados. Os empregados têm direito ao pagamento dos dias de férias acumulados e não utilizados, após a separação do serviço.

Feriados públicos
  • Dia de Ano Novo
  • Sexta-feira Santa
  • Sábado Santo
  • Dia do Trabalhador
  • Dia da Marinha
  • São Pedro e São Paulo
  • Nossa Senhora do Monte Carmelo
  • Dia da Assunção
  • Dia da Independência
  • Dia do Exército
  • Descoberta do Dia Mundial (Dia de Colombo)
  • Dia da Reforma
  • Dia de Todos os SantosImmaculada Conceição
  • Dia de Natal
Benefícios do Seguro Saúde

O Chile oferece acesso à saúde financiada através de contribuições de empregadores e funcionários. O sistema privado de saúde também está disponível.

Emprego / Rescisão / Demissão

Os contratos de trabalho podem ser rescindidos no final do acordo (se por prazo determinado), por consentimento mútuo, seja pelo empregador ou pelo empregado. Os empregadores podem demitir um empregado sem fornecer aviso prévio ou rescisão por má conduta. Em algumas situações, a notificação por escrito e o motivo da demissão devem ser fornecidos ao empregado. Os empregadores podem encerrar o emprego com base nas necessidades da empresa, mas são obrigados a fornecer aviso prévio e pagar indenização após a rescisão de um empregado com um ou mais anos de serviço. Da mesma forma, gerentes, diretores e funcionários que representam a empresa com procuração podem ser rescindidos sem justa causa, mas deve ser fornecido aviso prévio e indenização. O período de aviso prévio é de 30 dias. Os empregadores podem fornecer pagamento em lugar de aviso prévio. A rescisão é de um mês de salário para cada ano de trabalho ou uma fração de menos de um ano, e é limitada a onze meses de pagamento. O despedimento sem justa causa deve ser por necessidades econômicas da empresa.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para o Chile pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.