Localizada no leste da Ásia, a China é oficialmente referida como a República Popular da China. É o país mais populoso do mundo. O governo chinês é uma república socialista unitária e unipartidária. Existem mais de 290 línguas vivas diferentes faladas na China, mas o mandarim é o idioma predominante. A China é uma potência econômica com uma economia incrivelmente diversificada. O acesso aos mercados asiáticos, a estabilidade econômica e um governo favorável ao investimento são razões para considerar a expansão na China.
Os contratos de trabalho na China devem ser por escrito e conter certos termos e condições. Tanto os contratos a termo fixo como os contratos a termo não fixo são permitidos na China. Um contrato a termo não fixo existirá se um funcionário concordar em renovar um contrato de trabalho e tiver pelo menos 10 anos de serviço, a menos que o funcionário concorde especificamente com um contrato a termo fixo. Um contrato será considerado um contrato a termo não-fixo se o empregador não assinar o contrato dentro de um ano da data de início do empregado.
O período padrão de trabalho na China é de oito horas por dia, e não mais do que 44 horas por semana. As horas extras são pagas a 150% da taxa básica em um dia de trabalho padrão, 200% em um dia de descanso e 300% em feriados. Os empregadores podem adotar diferentes horas de trabalho em circunstâncias especiais e com a aprovação do Departamento do Trabalho.
Os funcionários recebem entre três e 24 meses de licença por doença, dependendo do tempo de serviço. Os funcionários recebem de 60% a 100% de seu último salário mensal por até seis meses, depois 40% a 60%. Os funcionários recebem 100% de seu salário por até 12 meses após um acidente de trabalho, que pode ser prolongado por outros 12 meses.
As funcionárias recebem 98 dias de licença maternidade paga, que pode começar 15 dias antes do parto. Um adicional de 15 dias é permitido em circunstâncias especiais, como um parto difícil, ou para nascimentos múltiplos. As funcionárias com mais de 24 anos de idade também recebem tempo livre adicional. A quantidade de tempo varia de acordo com a região, mas geralmente é em torno de 30 dias. Os funcionários estrangeiros são elegíveis para os 98 dias de licença, mas não para qualquer tempo de folga adicional. As funcionárias recebem 15 dias de licença para um aborto dentro dos primeiros quatro meses de gravidez e seis semanas para abortos ou abortos após quatro meses de gravidez. As funcionárias, inclusive estrangeiras, recebem um subsídio de maternidade enquanto estão de licença através do Escritório de Previdência Social onde estão registradas. O pagamento é o mais alto do salário mensal do empregado ou a média de todos os salários dos empregados durante os últimos 12 meses, mas não mais do que três vezes o salário médio. Em alguns lugares, valores superiores a três vezes o salário médio podem ser pagos pelo empregador. Os empregadores são responsáveis pelo pagamento do salário das funcionárias que não fazem contribuições à previdência social durante as férias. As funcionárias recebem pelo menos uma hora por dia durante o horário de trabalho para amamentar durante 12 meses. As funcionárias podem acumular esse tempo e usá-lo como férias. As funcionárias do sexo masculino têm direito a licença paternidade. A quantidade de tempo depende da região, mas geralmente não ultrapassa 2 semanas.
A China não estabelece um salário mínimo nacional. Ao contrário, cada província, cidade ou unidade administrativa estabelece um salário mínimo mensal e horário com base nas condições econômicas locais. O salário mínimo em Xangai geralmente é o mais alto. Bônus são comuns na China, com funcionários recebendo freqüentemente um bônus no final do ano igual a um mês de salário.
Além dos feriados, os funcionários recebem cinco dias de férias anuais pagas após um ano de serviço acumulado, 10 dias após 10 anos de serviço acumulado e 15 dias após 20 anos de serviço acumulado. Os funcionários com menos de um ano de serviço acumulado recebem férias em uma base rateada. As férias anuais podem ser reduzidas se um funcionário também tirar férias por doença. As férias anuais não gozadas que não transitam são pagas ao funcionário a uma taxa de 200% do salário médio diário do funcionário. Os funcionários também têm direito a isso:
A China oferece seguro básico de saúde e pensão através do sistema nacional de seguridade social, mas podem ser oferecidos seguros de saúde privados.
O emprego pode ser rescindido na China no final de um contrato a termo certo, por acordo mútuo, pelo empregador ou pelo empregado. O emprego na China não é "à vontade", o que significa que os empregadores são obrigados a fornecer aviso prévio à rescisão e a pagar a demissão na maioria dos casos. Um empregador pode rescindir um empregado sem aviso prévio ou não pagar a indenização por uma série de razões. O emprego pode ser rescindido por acordo mútuo, mas se iniciado pelo empregador, o empregado tem direito à indenização. Um empregado pode ser rescindido durante o período de experiência se não puder exercer suas funções. A China não permite a rescisão durante o período de experiência sem justa causa. Na ausência de causa, o empregador deve fornecer aviso prévio e pagar a indenização. Os funcionários têm direito a 30 dias de aviso prévio ou pagamento em lugar de aviso prévio. A notificação deve ser feita por escrito. A rescisão é de um mês do salário médio do empregado para cada ano de serviço até 12 meses. O salário mensal médio é limitado a três vezes a média da região. Os funcionários com menos de seis meses de serviço recebem meio mês de salário por rescisão. Os funcionários com seis meses a menos de 12 meses recebem um mês inteiro de salário por demissão. Um funcionário pode rescindir seu contrato de trabalho enviando um aviso por escrito com 30 dias de antecedência, ou dentro de três dias se durante o período de experiência.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.