A Colômbia é o quarto maior país da América do Sul, com uma população estimada em 50 milhões de habitantes. Bogotá é a capital e está localizada no centro do país. O espanhol é o idioma oficial e é falado pela maioria da população. O petróleo é a parte mais significativa do PIB do país. Além disso, os Estados Unidos são o maior parceiro comercial da Colômbia. O Banco Mundial declarou que a Colômbia ocupa 67 dos 190 países no índice Ease of Doing Business, o que coloca a Colômbia em uma posição privilegiada para se expandir.
Os contratos de trabalho na Colômbia podem ser por tempo indeterminado ou a prazo fixo. Os contratos indefinidos têm uma duração indefinida, mas um escopo de trabalho definido. Os contratos a prazo fixo têm uma duração definida de até três anos. Os contratos entre um e três anos de duração podem ser renovados indefinidamente, mas não podem se tornar um contrato indefinido. Os contratos a prazo fixo também cobrem uma tarefa designada onde a duração não é definida mas termina quando a tarefa está concluída e para trabalhos ocasionais onde a duração é inferior a um mês.
Os funcionários que trabalham em administração, serviços domésticos, trabalho por turnos ou que são motoristas mecânicos estão isentos do máximo legal de trabalho. O trabalho que é realizado durante as 21h e as 6h, mas não é hora extra, é pago 135% da taxa normal de trabalho diurno, ou 210% ao domingo. As horas extras são pagas 125% do salário padrão em um dia normal, 175% para trabalho realizado entre 21h e 6h.
Os funcionários recebem licença médica remunerada a partir do terceiro dia da doença se tiverem um atestado médico. O empregador paga durante a ausência e depois a reclama de volta do escritório da previdência social.
As trabalhadoras recebem 18 semanas de licença maternidade remunerada. Elas podem tirar no máximo duas semanas antes do nascimento e depois 16 semanas após o nascimento. Elas devem apresentar um atestado médico com a data de vencimento e quando a licença terá início. Para nascimentos múltiplos, a licença de maternidade pode ser prorrogada por duas semanas. Se houver um parto prematuro, a licença pode ser estendida para incluir a chegada mais cedo do que o esperado, se eles puderem apresentar um atestado médico com a quantidade de licença extra especificada. Os funcionários masculinos recebem oito dias de licença paternidade paga ou licença por adoção.
Um bônus semestral (prima de servicios) de 15 dias de salário é pago no último dia de junho e no dia 20 de dezembro de cada ano.
Os funcionários recebem 15 dias de férias anuais remuneradas após um ano de serviço e devem tirar pelo menos seis dias consecutivos de férias. Os dias restantes podem ser transferidos por até dois anos. Aqueles que são técnicos, trabalhadores especializados ou motoristas podem transferir suas férias anuais por até quatro anos. Alguns acordos de negociação coletiva permitem férias anuais adicionais. Os funcionários recebem cinco dias de licença pessoal remunerada por circunstâncias graves: cinco dias de licença por morte do cônjuge, parente próximo, licença para votar em uma eleição e licença de serviço militar, onde o emprego do funcionário é protegido desde que ele retorne ao mesmo emprego dentro de 30 dias após o término de seu serviço.
A Columbia oferece saúde pública universal. As empresas também oferecem seguros privados de saúde.
Os contratos de trabalho podem ser rescindidos devido à morte do trabalhador, consentimento mútuo, término de um contrato a termo certo, fechamento de uma empresa, suspensão de negócios por mais de 120 dias e o julgamento final de uma arbitragem ou audiência. Quando um contrato permanente é rescindido unilateralmente, o empregado recebe 45 dias de pagamento por um ano de serviço e depois 15 dias de pagamento extra por cada ano trabalhado, até cinco anos. Isto aumenta para 20 dias por ano para cada ano até 10 anos de serviço e depois 30 dias além disto. Se o empregado termina o contrato sem justa causa ou aviso prévio, ele deve pagar ao empregador 30 dias de salário como compensação. Não há prazo de aviso prévio para rescindir um contrato por tempo indeterminado, enquanto os contratos por tempo determinado exigem 30 dias de aviso prévio. Ao rescindir um contrato unilateralmente, o empregador deve dar 15 dias de aviso prévio e especificar os motivos. O pagamento do indenização depende do salário ou salário e dos anos de serviço do empregado. Não há indenização por demissão com justa causa.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.