Informações sobre o país

A ilha de Chipre está localizada no Mar Mediterrâneo, 70 km ao sul da costa da Turquia e 100 km a oeste da Síria. A maioria da população dos dois terços do sul da ilha é grega. Os turcos constituem a maior parte da população do terço norte, que se autodenomina República Turca do Norte de Chipre. Embora uma zona tampão das Nações Unidas separe as áreas grega e turca, a Turquia é o único país a reconhecer a República Turca como um país separado, e há esforços contínuos para unir o Chipre grego e turco sob um governo único e universalmente reconhecido. A ilha inteira tornou-se membro da UE em 2004, e o euro tem sido a moeda oficial desde 2008, embora a lira turca seja usada no norte. As praias e o clima quente do Chipre atraem milhões de visitantes a cada ano, tornando o turismo um dos pilares de sua economia. É também um centro financeiro internacional. Muitas entidades corporativas também estão domiciliadas na ilha, com uma série de sedes corporativas estabelecidas lá. O setor de energia provavelmente desempenhará um papel importante no futuro do Chipre, graças à descoberta de grandes reservas de gás natural offshore em 2013.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho no Chipre são normalmente indefinidos ou por tempo determinado. Um contrato a termo certo não pode ter um prazo superior a 30 meses, e uma série de contratos a termo certo não pode ter um prazo combinado de mais de 30 meses. Se o empregado continuar empregado com o empregador além do limite de 30 meses, o contrato se converte automaticamente em um contrato por tempo indeterminado. Um contrato de trabalho não precisa ser por escrito, mas é aconselhável ter um contrato por escrito, não obstante. O empregador deve divulgar algumas informações ao empregado por escrito dentro de 30 dias após o início do emprego, caso não esteja declarado em um contrato escrito. Além do prazo do contrato, há um período de liberdade condicional estatutária de seis meses. Este período pode ser estendido até dois anos se o empregador e o empregado concordarem por escrito quando o emprego começar.

Horário de trabalho

A semana de trabalho padrão é de 40 horas em cinco dias, embora uma semana de seis dias seja possível. Muitas empresas abrem às 8h00 ou 8h30 e ficam abertas até as 18h00 ou 19h00 durante o verão, com uma pausa no meio do dia. Os funcionários não podem trabalhar mais de 48 horas em uma semana, em média durante quatro meses, e é necessário o consentimento do funcionário para trabalhar além das 40 horas. O trabalho noturno (das 23h às 6h) não pode exceder uma média de oito horas em 24, durante um período de um mês. Os empregadores que empregarão trabalhadores noturnos regularmente devem informar o Ministério do Bem-Estar, Trabalho e Seguro Social por escrito e devem providenciar exames médicos para os trabalhadores noturnos às custas do empregador antes de iniciar o trabalho noturno para garantir sua aptidão física. O empregador também deve garantir que os trabalhadores noturnos sejam examinados periodicamente enquanto continuam a trabalhar à noite. Os acordos de negociação coletiva cobrem muitos trabalhadores no Chipre (provavelmente metade deles ou mais, embora não exista uma figura oficial), e estes acordos podem especificar horários de trabalho específicos. As taxas de remuneração de horas extras e outros acordos de trabalho atípicos também são normalmente estabelecidas por um acordo de negociação coletiva, ou se nenhum acordo de negociação coletiva se aplica, o empregador e o empregado geralmente negociam a taxa. Em alguns setores, aplicam-se os estatutos.

Licença por Doença

O valor da licença médica e do auxílio-doença de um funcionário é geralmente estabelecido por acordo coletivo ou por contrato individual. Se o empregado não receber o auxílio-doença nos termos de um acordo de negociação coletiva ou de seu contrato individual, ele pode se qualificar para um benefício de seguridade social no caso de uma doença de três dias ou mais, até um máximo de 156 dias. Os funcionários também têm direito a uma semana de licença sem remuneração por ano para cuidar de um membro da família que esteja doente ou ferido e que necessite urgentemente da presença do funcionário.

Licença de Maternidade/Paternidade

Uma mãe grávida tem direito a 18 semanas de licença maternidade após fornecer a seu empregador um atestado médico de sua gravidez. Ela deve tirar um mínimo de 11 semanas, começando no máximo duas semanas antes da semana esperada do parto, e oito semanas após o parto. Se ela der à luz mais de uma criança, ela tem direito a quatro semanas adicionais de licença maternidade para cada criança adicional. Se o bebê requerer hospitalização, a licença maternidade é estendida por mais uma semana para cada 21 dias em que o bebê estiver no hospital, até seis semanas de licença adicional. Os pais recebem duas semanas de licença paternidade, que podem ser gozadas a qualquer momento durante as 16 semanas após o nascimento da criança. O pai deve fornecer duas semanas de pré-aviso por escrito. Os empregadores não têm obrigação de pagar aos funcionários durante a licença maternidade ou paternidade, mas ambos os pais podem receber um benefício de seguridade social, durante sua licença, se cumprirem os requisitos de elegibilidade. O benefício é geralmente 72% do salário. As mães que atendem aos requisitos de elegibilidade também têm direito a um subsídio de parto de montante fixo, que era de 546,36 euros a partir de 2019. Após seis meses de trabalho para um empregador, os funcionários têm direito a uma licença parental não remunerada de até 18 semanas após o nascimento ou adoção de uma criança. A licença parental não remunerada máxima é de uma a cinco semanas por ano civil para um ou dois filhos, e de sete semanas para três filhos. O empregador pode concordar em permitir uma licença paternal adicional. Uma funcionária que adota uma criança menor de 12 anos tem direito a 16 semanas de licença-maternidade. Ela deve informar ao Ministério de Serviços de Previdência Social sobre a adoção e fornecer a seu empregador um aviso mínimo de seis semanas por escrito de sua intenção de adotar e a data em que ela começaria a cuidar da criança adotada.

Compensação

O Chipre não tem salário mínimo geral, mas certas profissões têm um. Os bônus são pagos a critério do empregador. Muitos empregadores pagam um 13º mês de salário como bônus, geralmente em dezembro. Os empregadores também são obrigados a dar aos empregados o pagamento de férias, que é pago diretamente aos empregados ou a partir de um Fundo Central de Férias para o qual os empregadores contribuem.

Licença de férias

Os funcionários recebem quatro semanas de férias anuais remuneradas, 20 dias por ano para os funcionários que trabalham cinco dias por semana, ou 24 dias para aqueles que trabalham seis dias por semana. Um acordo de negociação coletiva ou contrato de trabalho pode prever mais tempo de férias. Os funcionários tornam-se elegíveis para férias após 48 semanas de emprego. Os funcionários devem solicitar férias, e o empregador pode negar o pedido por causa das necessidades da empresa. Alguns empregadores permitem que os funcionários que são estudantes ou que estudam para obter certificações profissionais tirem férias para esses fins.

Feriados públicos
  • Dia de Ano Novo
  • EpiphanyAsh Monday (Kathara Deftera)
  • Dia da Independência da Grécia
  • Dia do Cipriota Grego (Dia EOKA)
  • Sexta-feira Santa ortodoxa
  • Segunda-feira de Páscoa ortodoxa
  • Dia do Trabalhador
  • Segunda-feira de Pentecostes ortodoxa (Katalysmos)
  • Dia da Assunção
  • Dia da Independência de Chipre
  • Dia Ochi (Dia Nacional da Grécia)
  • Natal católico romano
  • Dia de boxe
Benefícios do Seguro Saúde

O Chipre tem assistência médica universal e as pessoas que não são cobertas pelo sistema governamental podem usar as instalações médicas públicas e pagar com seus próprios fundos.

Emprego / Rescisão / Demissão

Os empregadores podem demitir funcionários com aviso prévio por um motivo legítimo. Os principais motivos legalmente reconhecidos para rescisão com aviso prévio são desempenho insatisfatório, despedimento, expiração de um contrato a prazo fixo ou por motivos fora do controle do empregador. A rescisão deve ser por escrito, com o período de aviso dependendo do tempo de serviço do empregado. O empregador também tem a opção de tornar a rescisão efetiva imediatamente e pagar ao empregado o valor do salário que ele receberia durante o período de aviso (por exemplo, quatro semanas de salário para um empregado que está empregado há três anos e meio). O empregador pode despedir um empregado sem aviso prévio em situações em que o empregado tenha repetidamente violado ou ignorado as regras do empregador, tenha cometido um crime ou uma violação grave da disciplina ou tenha praticado outro ato no qual não se possa razoavelmente esperar que o empregador continue a relação de emprego. O empregador deve demitir o funcionário dentro de um prazo razoável após tomar conhecimento da conduta do funcionário. Durante o período de experiência de seis meses no início do emprego, o empregador pode demitir o empregado a qualquer momento sem justa causa. Um empregado que deseja demitir-se deve fornecer aviso prévio ao empregador, com o período de aviso dependendo da quantidade de tempo que o empregado trabalhou para o empregador. Os empregados demitidos devem receber indenização o mais rápido possível após a demissão. O pagamento da indenização é baseado no tempo de serviço.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para o Chipre pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.