A República Dominicana está localizada no Mar do Caribe e compartilha a ilha Hispaniola com o Haiti. A língua oficial falada é o espanhol, mas os dialetos são falados em todo o país. Santo Domingo de Guzmán, é a capital e a maior cidade do país. A República Dominicana é o destino turístico mais popular no Mar do Caribe e oferece incentivos fiscais aos investimentos. As principais importações são de petróleo, alimentos e bens manufaturados. Outras principais exportações incluem ferroníquel e açúcar bruto. Historicamente, os Estados Unidos têm sido o maior investidor no país. As relações trabalhistas são regidas pelo Código Trabalhista Dominicano, que se caracteriza por sua proteção dos direitos dos empregados.
Os contratos de trabalho devem ser escritos e conter o local de trabalho, salário, detalhes de ambas as partes, responsabilidades, período de aviso prévio, período de experiência, tipo de contrato, horário de trabalho, férias anuais, bônus, data de início e data final, se aplicável. Os empregadores também podem utilizar contratos a prazo fixo. Estes devem incluir uma data de início e término, e o contrato termina quando o projeto estiver concluído. Estes contratos podem ser em substituição quando o empregado estiver em uma ausência de longo prazo, tal como licença-maternidade. Os empregadores também podem usar contratos de trabalho por tempo indeterminado. Estes devem conter uma data de início. Os estagiários podem ser contratados com um contrato de aprendizagem.
A semana de trabalho padrão é de 44 horas por semana, ou oito horas por dia. O trabalho em tempo parcial é limitado a 29 horas por semana. Os funcionários em cargos gerenciais podem trabalhar 10 horas em um dia após uma avaliação da Delegacia Estadual do Trabalho. O trabalho após a meia-noite é considerado um turno noturno. As horas extras são pagas em 35% até 68 horas e dobram além disso. As horas extras em um fim de semana ou feriado são pagas a 100% da taxa básica, enquanto o trabalho noturno é pago a 15%.
Não há licença médica remunerada obrigatória.
As funcionárias recebem 14 semanas de licença maternidade totalmente remuneradas, com sete semanas antes do parto. Elas também recebem meio dia por mês para levar uma criança a uma consulta médica. Também lhes são permitidos períodos de descanso para cuidar de seu filho. A seguridade social paga metade e o empregador paga o restante da licença-maternidade. Os funcionários masculinos recebem dois dias de licença paternidade.
A República Dominicana tem um salário mínimo. Os bônus são comuns durante o período de Natal, que é pago por volta de 20 de dezembro, e é um salário extra de um mês. Os funcionários também têm direito a um bônus de participação nos lucros de 10% dos lucros líquidos da empresa.
Os funcionários recebem 14 dias de férias anuais remuneradas após um ano de trabalho. Isto aumenta para 18 dias após cinco anos de serviço. Os funcionários também recebem cinco dias de licença para seu casamento, e três dias de licença para a morte de um parente próximo.
Os funcionários contribuem com 3,04% para o seguro saúde.
O período de experiência não é legal, e os contratos a termo certo são permitidos para projetos temporários e os empregados podem ser rescindidos por vontade dos empregadores. Há três tipos de rescisão contratual: at-vontade, com causa, e incapacidade médica ou morte. A rescisão deve ser paga dentro de 10 dias após a rescisão, mas não há rescisão por despedimento com justa causa. Os empregados podem ser demitidos por má conduta.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.