O Equador está na costa oeste da América do Sul. É o 10º país mais populoso das Américas, com uma população estimada de mais de 17,3 milhões de pessoas. Quito é a capital do país e a cidade mais populosa, com mais de dois milhões de habitantes. O Equador tem usado o dólar americano como moeda corrente desde 2000, após uma crise financeira. As principais exportações do Equador incluem produtos petrolíferos, animais aquáticos, como peixes, crustáceos e frutas. Atualmente, o governo do Equador está se concentrando em diminuir o tamanho do setor público, aumentando o investimento do setor privado para impulsionar o crescimento econômico.
Os contratos de trabalho no Equador podem ser verbais ou escritos, mas é recomendado um contrato escrito que detalha os termos e condições de emprego. O contrato por escrito deve incluir:
A semana de trabalho padrão no Equador é de 40 horas por semana. Os funcionários normalmente trabalham oito horas por dia, cinco dias por semana. As horas extras são limitadas a quatro horas por dia e 12 horas por semana, mas devem ser aprovadas pelo inspetor de trabalho local. As horas extras são pagas a 150% ou 200% da taxa padrão, dependendo de quando o trabalho é realizado.
Os funcionários recebem licença médica ilimitada. A previdência social paga 75% das licenças por doença após três dias de doença, mas eles devem ser informados sobre a licença. O empregador paga o restante.
As trabalhadoras recebem 12 semanas de licença maternidade remunerada. Duas semanas devem ser tomadas antes do parto se a funcionária puder apresentar um atestado médico. Esta licença é paga a 100% de seu salário e pode ser prorrogada por 10 dias no caso de nascimentos múltiplos, e elas recebem até um ano de licença não remunerada por uma doença relacionada à gravidez. Os funcionários masculinos recebem 10 dias de licença paternidade remunerada. Isto pode ser estendido por cinco dias no caso de nascimentos múltiplos ou parto cesáreo ou oito dias para um parto prematuro. Os funcionários recebem 15 dias de licença de adoção remunerada uma vez iniciada a adoção.
Um bônus obrigatório do 13° e 14° meses é pago aos funcionários. Os bônus são pagos em dezembro e geralmente em março ou abril. Os empregadores também pagam 15% de seus lucros líquidos até um valor máximo como bônus.
Os funcionários recebem 15 dias de férias anuais pagas, e aqueles com pelo menos cinco anos de serviço recebem ou um dia extra de férias ou pagamento em dinheiro. Alguns acordos de negociação coletiva permitem mais férias anuais remuneradas. Os funcionários podem transferir suas férias anuais até um máximo de três anos.
Os seguintes feriados públicos são observados no Equador:
Há um sistema de saúde universal que é gratuito no ponto de acesso. Ela é operada pelo Ministério da Saúde Pública e pelo IESS (Instituto Equatoriano de Previdência Social). Isto inclui os cuidados de gravidez, tanto antes como depois do nascimento.
Os contratos de trabalho podem ser rescindidos pelo empregador por justa causa ou violação de contrato com a permissão do inspetor de trabalho ou por razões econômicas. Há regras e procedimentos específicos que o empregador deve seguir, o aviso prévio pode ser exigido dependendo do motivo da rescisão e o empregador pode ser obrigado a pagar a indenização.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.