A Guiné Equatorial é oficialmente conhecida como a República da Guiné Equatorial. Ela está localizada na costa oeste da África Central e é uma das únicas nações africanas de língua espanhola. O país está dividido em duas regiões separadas - as ilhas de Bioko e seu território continental africano. O país é um dos maiores produtores de petróleo da África, e abriga robustas indústrias florestais, pesqueiras e agrícolas. Sua localização estratégica e sua posição potencial inexplorada na Guiné Equatorial como uma oportunidade de expansão internacional na África.
Os contratos de trabalho devem ser escritos e incluir a duração do contrato, responsabilidades, local de trabalho, salário e data de início. O contrato deve ser registrado no Ministério do Trabalho dentro de 15 dias após a assinatura do contrato, e um funcionário deve receber uma cópia do documento assinado dentro de três dias após o registro no Ministério.
A semana de trabalho padrão é de 48 horas. Os funcionários normalmente trabalham oito horas por dia e seis dias por semana. As horas de trabalho são reduzidas para os trabalhadores jovens e em certas outras circunstâncias. As horas extras são limitadas a duas horas por dia e 200 horas por ano. As horas extras são pagas a 125% do salário pelo trabalho em um dia típico, mas podem ser mais dependentes de quando o trabalho é realizado.
Os funcionários recebem licença médica após o terceiro dia de ausência por até 26 semanas. Isto é pago a 50% da taxa padrão pela previdência social se o empregador tiver contribuído para a previdência social no ano passado.
As trabalhadoras têm direito a 12 semanas de licença maternidade. Geralmente, seis semanas de licença maternidade são gozadas antes do parto, sendo as seis semanas restantes gozadas após o parto. A licença-maternidade pode ser estendida em alguns casos. As funcionárias elegíveis têm direito aos benefícios de maternidade da previdência social. As funcionárias também recebem descanso adicional antes ou após o parto por uma doença relacionada à gravidez ou ao parto.
Os funcionários recebem um bônus no Dia Nacional da Independência, assim como 15 dias de salário em outubro e dezembro, após um ano de serviço. Empregados com menos de um ano de serviço recebem uma quantia proporcional.
Os funcionários recebem um mês de férias anuais remuneradas e isto aumenta em um dia após uma década de serviço. Os funcionários com filhos recebem um dia extra de férias pagas anualmente até que a criança complete 14 anos de idade.
Os seguintes feriados públicos são observados na Guiné Equatorial:
A assistência médica é limitada e recomenda-se um seguro privado suplementar.
Tanto empregadores quanto empregados podem rescindir o contrato de trabalho. O aviso prévio pode ser exigido dependendo do motivo da rescisão. A rescisão também pode ser exigida em algumas circunstâncias.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.