A República Federal Democrática da Etiópia é um país localizado na África Oriental. A Etiópia é um país extremamente diversificado com mais de 90 línguas faladas, embora o amárico seja considerado a "língua dos negócios". As principais indústrias na Etiópia são a agricultura, a construção e a manufatura. Com uma das economias em rápido crescimento do mundo, a Etiópia é um excelente destino para expansão, especialmente para empresas em infra-estrutura.
Os contratos de trabalho na Etiópia podem ser verbais ou escritos, mas recomenda-se um contrato de trabalho escrito que detalha os termos e condições de emprego. O contrato de trabalho escrito deve incluir o local de trabalho, salário, duração do contrato e outros detalhes relacionados ao emprego. Se o contrato não estiver escrito, o empregador deve fornecer ao empregado uma carta assinada contendo os detalhes do empregador, nome e carteira de trabalho do empregado e as assinaturas de ambas as partes dentro de 15 dias da data de início do emprego.
A semana de trabalho padrão na Etiópia é de 48 horas. Os funcionários normalmente trabalham oito horas por dia, seis dias por semana. As limitações se aplicam aos trabalhadores mais jovens. O trabalho extraordinário é limitado a duas horas por dia, 20 horas por mês ou 100 horas anualmente. As horas extras são pagas a 125% do salário básico, mas podem ser mais dependentes de quando as horas extras são trabalhadas. As horas extras de fim de semana são pagas ao dobro da taxa padrão e a 250% em um feriado público.
Os funcionários recebem seis meses de licença por doença. Os funcionários recebem 100% de seu salário durante o primeiro mês de licença e 50% nos dois meses seguintes. Depois disso, qualquer licença por doença restante não é remunerada.
As funcionárias recebem 120 dias de licença remunerada com 30 dias de licença maternidade gozados antes da data de vencimento prevista e o restante após o parto. As funcionárias masculinas recebem três dias de licença paternidade remunerada.
Os empregadores não são obrigados a pagar bônus aos funcionários, mas podem optar por fazê-lo como parte de seu pacote de remuneração. Os bônus são bastante comuns na Etiópia.
Os funcionários recebem 16 dias de férias anuais remuneradas após um ano de serviço. Os funcionários recebem então um dia adicional por ano para cada dois anos de serviço.
A Etiópia observa os seguintes feriados públicos:
O país tem um seguro de saúde obrigatório baseado na comunidade, que é chamado CBHI.
Os empregadores podem rescindir um contrato de trabalho fornecendo aviso prévio ao empregado. O período de aviso prévio depende do tempo de serviço do empregado. O período de aviso prévio geralmente é de um a dois meses, dependendo do tempo de serviço do empregado. Não é necessário aviso prévio se o empregado for demitido por má conduta. O pagamento da rescisão é de um mês para o primeiro ano e depois aumenta em um terço para cada ano de serviço, mas não pode exceder o salário anual total. Regras especiais se aplicam aos despedimentos por demissão.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.