A Finlândia é um país da Escandinávia, fazendo fronteira com a Suécia a oeste e com a Rússia a leste. É separado da Estônia ao sul (o único país que fala uma língua estreitamente relacionada ao finlandês) pelo estreito Golfo da Finlândia. A Finlândia pertence à UE desde 1995 e tem usado o euro desde sua introdução em 2002. A eletrônica é uma indústria importante, e os grandes investimentos das empresas finlandesas em pesquisa e desenvolvimento as tornaram líderes neste campo. A Finlândia também produz máquinas industriais (particularmente motores), produtos químicos, pasta de madeira e papel. É conhecida mundialmente por seu governo limpo, transparência e seu excelente clima comercial.
NA
A semana de trabalho padrão é de 40 horas com oito horas por dia, e uma semana de trabalho de 37,5 horas para funcionários de colarinho branco. A semana de trabalho, no entanto, não pode exceder 48 horas durante um período de quatro meses. As horas extras são pagas a uma porcentagem da taxa básica durante as duas primeiras horas, e depois dobram além disso. As horas extras podem ser trocadas por tempo livre e os funcionários podem recusar horas extras. Os trabalhadores domésticos têm um dia de trabalho de nove horas. Este dia de trabalho tem oito horas de duração.
Os funcionários recebem nove dias de licença por doença totalmente remunerada após um mês de trabalho. Após nove dias, o empregado pode requerer o subsídio por doença. A licença por doença é financiada pela previdência social por até 300 dias. Aqueles com menos de um mês de serviço também recebem pagamento durante a licença por doença.
As funcionárias recebem 105 dias de licença maternidade remunerada que começa 30 a 50 dias antes da data de vencimento, enquanto os funcionários do sexo masculino podem tirar 18 dias durante a licença maternidade e mais 54 dias de licença paternidade remunerada, que é deduzida da licença parental e a ser tirada antes da criança fazer dois anos. O contrato de uma funcionária grávida durante a licença maternidade é protegido. Após o término da licença maternidade, qualquer um dos pais pode tirar até 158 dias de licença parental não remunerada para cuidar de seu filho.
Não há salário mínimo legal. Os salários são normalmente regulados por acordos coletivos específicos da indústria. Os bônus são comuns, mas não há diretrizes oficiais. Os planos de incentivo não podem ser discriminatórios.
Os funcionários recebem dois dias de férias anuais remuneradas por mês. Isto aumenta para dois dias e meio por mês, após um ano de trabalho.
A Finlândia oferece cuidados de saúde universais.
O período de experiência é de cerca de seis meses e pode ser encerrado sem aviso prévio. Não há limite para a duração máxima de um contrato de prazo fixo. Se for renovado, ele se torna um contrato de trabalho permanente. O período de aviso prévio é de 14 dias para até cinco anos de serviço e depois um mês para até quatro anos, dois meses para até oito anos, quatro meses para até 12 anos e seis meses para além disso. Não há rescisão legal. Os empregadores podem demitir funcionários por má conduta, mas o funcionário deve ser informado antes da demissão e também deve ter havido uma advertência por escrito antes.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.