A República Gabonesa é um país localizado na África Ocidental. O francês é a língua oficial. O petróleo é responsável por mais de 80% das exportações do país. O Gabão também é rico em grandes jazidas de gás natural. O Gabão tem amplos laços comerciais com a França e está atualmente cortejando outras fontes de investimento estrangeiro.
O contrato de trabalho deve ser escrito e conter os detalhes de ambas as partes, salário, condições de emprego, descrição do cargo, férias anuais, outras férias, data de início e fim, se aplicável. Os empregadores podem utilizar contratos por tempo indeterminado para empregos de longo prazo ou um contrato por tempo determinado para uma tarefa específica que não seja maior do que 24 meses. Um contrato a termo certo pode ser renovado uma vez.
A semana de trabalho é de 40 horas.
Os funcionários recebem até seis meses de licença por doença remunerada que é coberta pelo empregador. Após seis meses de doença, a previdência social cobre o pagamento da licença por doença
As funcionárias recebem 14 semanas de licença maternidade totalmente remuneradas onde seis semanas devem ser gozadas antes do parto. Isto pode ser estendido por três semanas no caso de doença relacionada à gravidez e duas semanas no caso de nascimentos múltiplos. Os funcionários do sexo masculino não recebem licença paternidade legal, mas a licença familiar de emergência pode ser usada em substituição. Os funcionários em licença-maternidade têm seus contratos protegidos.
O Gabão tem um salário mínimo. Bônus em forma de pagamento no 13º mês é comum, mas não obrigatório.
Os funcionários recebem dois dias de férias anuais remuneradas por mês após um ano de serviço. Os menores de 18 anos de idade recebem dois dias e meio de férias por mês.
O Gabão oferece a Saúde Universal.
O período de experiência é limitado a seis meses, enquanto os contratos a prazo fixo podem ser de até 24 meses e renovados uma vez. O período de pré-aviso varia de acordo com o tempo de serviço. O prazo de rescisão depende do tempo de serviço. Um contrato de trabalho pode ser rescindido por mau desempenho ou má conduta. O empregador deve escrever ao empregado e pedir uma entrevista para discutir os motivos do despedimento. Se o empregador decidir rescindir o contrato, ele deverá escrever uma carta incluindo o motivo da rescisão.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.