A República de Gana é um país de língua inglesa da África Ocidental. O francês também é amplamente aceito como língua de comércio. A mineração é a principal indústria em Gana, embora o país esteja fazendo um esforço substancial para diversificar a economia. Recentemente tem havido um crescimento significativo nos setores de telecomunicações e serviços financeiros, o que cria oportunidades de negócios para as empresas que consideram a expansão na África Ocidental.
Os contratos de trabalho devem ser escritos se o emprego for por seis meses ou mais e devem conter os direitos e obrigações de ambas as partes. Os empregadores devem fornecer uma declaração por escrito com o nome do empregador e do empregado, data de início, cargo, horário de trabalho, salário, férias anuais, seguridade social, pagamento de horas extras, licença por doença e resolução de disputas dentro de dois meses após o início do emprego. Os contratos de trabalho podem ser indefinidos para empregos de longo prazo, enquanto os contratos a termo certo são para trabalhos baseados em projetos. Os empregadores também podem usar contratos de trabalho temporários para aqueles empregados por menos de seis meses e contratos de trabalho ocasionais para o trabalho como e quando necessário. Não há disposições legais para triagem de antecedentes, mas são permitidas verificações diretamente relacionadas ao emprego.
A semana de trabalho padrão é de 40 horas ou oito horas por dia durante cinco dias. Os funcionários recebem um período de descanso de 12 horas em 24 horas ou 48 horas em um período de uma semana. Os funcionários não podem trabalhar horas extras a menos que ambas as partes concordem. Os menores de 18 anos de idade só podem ser empregados se forem declarados aptos por um médico. Eles não podem ser empregados em ambientes perigosos ou em minas subterrâneas. O trabalho noturno é entre 22h e 7h e uma mulher grávida não pode trabalhar nessas horas.
Não há licença médica no código trabalhista.
As funcionárias recebem 12 semanas de licença remunerada que pode ser prorrogada por duas semanas se houver complicações durante a gravidez ou se houver nascimentos múltiplos. Seu contrato é protegido durante o período. Atualmente não há licença paternidade.
Os funcionários em Gana têm direito a um salário mínimo por hora. Os bônus estão em torno de 15% do salário básico anual e são tributados a 5%.
Os funcionários recebem 15 dias de férias anuais remuneradas e estas devem ser gozadas em uma única alocação.
O Estado fornece cuidados de saúde universais, embora seja recomendada uma saúde privada suplementar.
O período de experiência não está limitado, nem existem contratos a prazo fixo. O prazo de rescisão varia de sete dias a um mês, dependendo do tempo de serviço, enquanto aqueles que trabalham em contratos com cláusulas "à vontade" não necessitam de aviso prévio. O prazo de rescisão é escalonado com base no tempo que o funcionário trabalhou em uma empresa e varia de oito a 13 semanas. Os empregadores podem rescindir contratos por má conduta, incompetência e demissão, e o empregador deve fornecer aviso prévio por escrito. Para despedimento, o empregador deve fornecer aviso por escrito ao Oficial do Trabalho, ao sindicato e incluir o motivo da rescisão dentro de três meses após o despedimento planejado. O sindicato deve ser consultado para ajudar a minimizar os efeitos adversos do despedimento.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.