Informações sobre o país

A Grécia é oficialmente conhecida como a República Helênica e está localizada no sudeste da Europa. A língua oficial é o grego, embora várias outras línguas sejam faladas em todo o país. Importantes indústrias gregas incluem o turismo e a navegação. A recente demanda por transporte marítimo internacional entre o sudeste da Europa e a Ásia resultou em investimentos significativos na indústria naval grega.

Contratos de trabalho

Não há nenhuma exigência de contratos de trabalho na Grécia, exceto para certos casos específicos, tais como contratos de trabalho em tempo parcial. Entretanto, mesmo que não exista um contrato escrito, o empregador deve fornecer um documento que identifique o empregador e o empregado, local de trabalho do empregado, posição e deveres do empregado, data de início do emprego, férias pagas, demissão, salário, tempo de pagamento e horário de trabalho. O documento deve indicar se o empregado está trabalhando por tempo determinado ou indeterminado e identificar qualquer acordo coletivo de trabalho que defina as condições de trabalho. Os empregadores podem realizar verificações de antecedentes dos candidatos a emprego em relação às informações necessárias para avaliar as habilidades do candidato e sua adequação ao trabalho.

Horário de trabalho

A semana de trabalho padrão é de 40 horas em cinco dias. Empregadores e funcionários podem concordar em uma semana de trabalho de seis dias de até 48 horas. Os empregadores podem pedir aos funcionários adultos que trabalhem uma hora extra por dia, com o funcionário sendo pago uma taxa de horas extras de 120% de sua taxa básica para a hora adicional. A semana de trabalho não pode exceder uma média de 48 horas, incluindo horas extras, durante um período de quatro meses. Regras especiais podem ser aplicadas em determinados setores. O trabalho à noite é entre 22h e 6h da manhã. Ele é pago a 125% da tarifa básica e limitado a oito horas por dia.

Licença por Doença

Os funcionários que trabalharam para seu empregador por até quatro anos têm direito a um mês de licença por doença. Os funcionários com quatro a 10 anos de serviço têm direito a três meses de licença por doença, aqueles com 10 a 15 anos de serviço recebem quatro meses, e os funcionários que trabalharam para seu empregador por mais de 15 anos recebem seis meses de licença por doença. Um empregado que esteja em licença médica por até três dias é pago pelo empregador a 50% do seu salário. Para licenças por doença mais longas, o empregado pode receber o pagamento integral por 15 dias no primeiro ano de trabalho para um empregador, ou por 30 dias se o empregado tiver trabalhado para o empregador por mais de um ano. O empregado pode tornar-se elegível para um pagamento governamental a partir do quarto dia, caso em que o valor que o empregador paga é reduzido pelo valor do benefício governamental.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias recebem 17 semanas de licença maternidade remunerada, oito semanas antes da data prevista de nascimento e nove semanas após o nascimento. A mãe recebe o salário integral por 15 dias se tiver trabalhado para seu empregador por menos de um ano e por um mês se tiver sido empregada por mais de um ano. Os pais recebem dois dias de licença paternidade e podem tirar licença adicional se a mãe trabalhar e não usar a licença a que tem direito. Os funcionários não podem ser demitidos durante a licença maternidade ou por 18 meses após o nascimento, a menos que o empregador demonstre uma razão convincente e satisfaça requisitos formais acrescidos. Os pais também têm direito a licença parental não remunerada de pelo menos quatro meses, começando quando a licença maternidade termina, até que a criança complete seis anos de idade. Além disso, eles podem levar até seis dias não remunerados por ano para cuidar de uma criança doente com menos de 16 anos de idade. Um adicional de 10 dias de licença remunerada está disponível para pais com filhos que têm certas doenças ou distúrbios neurológicos e os pais podem tirar até 30 dias de licença não remunerada se uma criança for hospitalizada.

Compensação

Os funcionários na Grécia têm direito a um salário mínimo mensal. Os bônus são muito comuns. Normalmente um mês de salário é pago no Natal, meio mês de salário na Páscoa e um bônus de férias de duas semanas de salário, muitas vezes pago no início do verão.

Licença de férias

Os funcionários tornam-se elegíveis para férias quando trabalham para um empregador há um ano. Os funcionários que trabalham cinco dias por semana recebem 20 dias de férias, os funcionários que trabalham seis dias por semana recebem 24 dias. A partir do segundo ano de trabalho para um empregador, os funcionários também acumulam um dia adicional de férias por ano de serviço, até 22 dias para funcionários que trabalham cinco dias por semana ou 26 dias para funcionários que trabalham seis dias por semana. Os empregados que trabalham para o mesmo empregador há 10 anos recebem 25 dias, e os empregados que estão empregados há 12 anos (seja com um empregador ou vários empregadores) têm direito a 30 dias.

Feriados públicos
  • Dia de Ano Novo
  • Epifania
  • Segunda-feira Gorda
  • Festa da Anunciação/ Dia Nacional
  • Sexta-feira Santa
  • Segunda-feira a seguir à Páscoa
  • Dia do Trabalhador
  • Segunda-feira de Pentecostes
  • Assunção
  • Dia Ochi
  • Natal
  • Dia de boxe
Benefícios do Seguro Saúde

Os funcionários na Grécia são elegíveis para receber assistência médica através do Sistema Nacional de Saúde. Eles devem obter um número de identificação da agência governamental de seguro social (AKMA) e, em seguida, registrar-se na Organização Nacional Grega de Prestação de Serviços de Saúde (EOPYY). Muitas pessoas na Grécia também adquirem seguros de saúde privados para cobrir o atendimento médico através de médicos particulares, clínicas e hospitais.

Emprego / Rescisão / Demissão

Para rescindir um empregado em um contrato por tempo indeterminado, um empregador deve fornecer um aviso de rescisão por escrito, e o empregado deve ter sido registrado no Fundo de Previdência Social Unificado (EFKA). O empregador não é obrigado a fornecer um motivo. O primeiro ano de um contrato indefinido é um período de experiência, durante o qual o empregado pode ser rescindido a qualquer momento sem aviso prévio. Os funcionários com contratos indefinidos com mais de um ano de serviço têm direito a um aviso prévio de um a quatro meses, dependendo do tempo de serviço. Os contratos de trabalho por tempo determinado só podem ser rescindidos antes do vencimento por um motivo significativo, tal como falta grave do empregado ou conduta abusiva por parte do empregador. O empregador ou o empregado pode rescindir o contrato imediatamente se houver um motivo significativo, e o empregador não é obrigado a pagar nenhuma indenização. O empregador não é obrigado a pagar indenização se o contrato a prazo fixo de um empregado for rescindido antes da expiração por um motivo significativo. Para empregados com contrato por tempo indeterminado, a rescisão é paga aos empregados com pelo menos um ano de serviço. O valor da rescisão é baseado na duração do serviço do empregado e varia de um a seis meses de salário. O pagamento da indenização é duplicado se o empregador não fornecer o aviso prévio exigido.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para a Grécia, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que você faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.