Informações sobre o país

O nome oficial da Guiana é República Cooperativa da Guiana. O país está localizado na porção norte da América do Sul continental. A Guiana é única por ser o único país da América do Sul com o inglês como língua oficial, embora o crioulo guianês também seja falado em todo o país. A agricultura e a mineração são há muito tempo os principais produtos da economia da Guiana. Recentemente, o país tem dado passos para diversificar sua economia a fim de atrair novos investimentos para a Guiana.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho na Guiana podem ser escritos ou verbais, mas é aconselhável a execução de um contrato escrito. O contrato deve incluir:

  • Tipo de trabalho
  • Horas de trabalho, horas extras e licenças
  • Salário, bônus, e quaisquer benefícios
  • Frequência e forma de pagamento
  • Duração do contrato (se por um prazo fixo)Quaisquer outros termos acordados por ambas as partes

Nenhuma disposição específica permite ou restringe a verificação de antecedentes na Guiana.

Horário de trabalho

O período padrão de trabalho é de 40 horas por semana, durante seis dias. Os funcionários geralmente trabalham oito horas por dia e recebem um intervalo de 60 minutos. No entanto, o horário de trabalho deve acomodar as mudanças de estação (verão, inverno) e de local de trabalho. O horário padrão também pode variar de acordo com a indústria. As horas extras são pagas a 1,5 vezes a taxa padrão. As horas extras podem ser pagas ao dobro da taxa padrão se trabalhadas em certos feriados públicos. Os funcionários recebem um dia de descanso a cada semana e um meio dia de folga em cada domingo alternativo. Os funcionários também recebem um intervalo de 15 minutos a cada quatro horas enquanto trabalham horas extras.

Licença por Doença

Os funcionários não têm direito a licença médica paga, mas podem ser elegíveis a benefícios do sistema de previdência social da Guiana. Os funcionários elegíveis recebem 70% de seu salário médio após o terceiro dia de doença por até 26 semanas. Para se qualificar, os funcionários precisam ter sido empregados imediatamente antes de adoecer, ter feito pelo menos 50 contribuições e oito contribuições nas 13 semanas anteriores ao adoecimento.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias têm direito a 13 semanas de licença maternidade, pagas semanalmente ou quinzenalmente através do sistema de seguridade social da Guiana. Em casos excepcionais, são permitidas mais treze semanas, até um máximo de 26 semanas. Uma funcionária se qualifica para os benefícios de maternidade se ela ou seu cônjuge fizer pelo menos 15 contribuições e sete contribuições nas 26 semanas antes de tirar a licença. As funcionárias têm um prazo de quatro semanas para apresentar um pedido de benefícios de maternidade, começando nove semanas de contribuição antes da data prevista para a licença. O tempo pode ser razoavelmente estendido para pessoas em áreas remotas. Uma pessoa que não apresentar uma solicitação de benefícios durante o tempo prescrito é desqualificada para receber benefícios.

Compensação

Não há bônus extra obrigatório na Guiana.

Licença de férias

Os funcionários pagos em uma base semanal, quinzenal ou mensal recebem um dia de licença remunerada por cada mês de serviço. Os funcionários pagos diariamente recebem um dia de licença remunerada para cada 20 dias de trabalho. Empregados pagos por hora recebem um dia de férias pagas para cada 160 horas trabalhadas.

Feriados públicos
  • Todos os domingos
  • Dia de Ano Novo
  • Dia da República
  • Sexta-feira Santa
  • Segunda-feira a seguir à Páscoa
  • Dia do Trabalhador
  • Dia da Chegada
  • Dia da Independência
  • Dia do Caricom
  • Eid-Ul-Adha
  • Dia da Emancipação
  • Youman Nabi
  • Deepavali
  • Dia de Natal
  • Dia de boxe
Benefícios do Seguro Saúde

O Governo da Guiana opera um sistema de saúde que é universal, que pode ser acessado por todos os cidadãos. O sistema de saúde na Guiana é composto tanto pelo setor público quanto pelo privado. O povo da Guiana tem direito à cobertura de saúde através de programas de seguro público dedicados. Para algumas pessoas, o seguro privado é uma fonte secundária de cobertura. Para ter acesso ao atendimento especializado, é obrigatório o encaminhamento de um médico de atendimento primário. Entretanto, não é obrigatório o registro junto a um médico de atendimento primário.

Emprego / Rescisão / Demissão

Um contrato de trabalho pode ser rescindido no final de um contrato a termo certo, por consentimento mútuo, pelo empregador ou pelo empregado. Um empregador está proibido de rescindir um contrato de trabalho com base na licença de ausência legítima de um empregado. Um empregador pode rescindir um empregado sem aviso prévio ou pagamento de indenização durante o período de experiência. O período de liberdade condicional não pode exceder três meses. Um empregado também pode ser demitido sem aviso prévio ou indenização por falta grave, que é uma conduta relacionada ao emprego e afeta negativamente os negócios do empregador. Na ausência de má conduta e fora do período de experiência, os empregadores devem fornecer aviso prévio de rescisão do contrato de trabalho e pagar a indenização ao empregado. O empregador deve dar duas semanas de aviso prévio aos empregados com menos de um ano de serviço e dar um mês de aviso prévio aos empregados com um ou mais anos de serviço. O empregador pode providenciar o pagamento no lugar do aviso prévio. O empregador deve pagar a indenização aos empregados com um ano de serviço rescindido por motivos que não sejam má conduta ou fora do período de experiência. A rescisão varia de uma a três semanas, com base no tempo de serviço.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para a Guiana, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que você faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.