Informações sobre o país

O nome oficial do Haiti é República do Haiti. O Haiti compartilha a ilha de Hispaniola com a República Dominicana. O terreno do país é em sua maioria montanhoso e existem dois idiomas oficiais, o francês e o crioulo haitiano. O turismo tem sido historicamente um elemento básico da economia haitiana. Além disso, o Haiti é conhecido por exportações como o cacau, as mangas e as laranjas amargas usadas para fazer o Grand Marnier.

Contratos de trabalho

Um contrato de trabalho no Haiti pode ser escrito ou verbal. Os contratos de trabalho escritos precisam estar em francês e cópias originais devem ser fornecidas tanto ao empregador quanto ao empregado. Os contratos devem especificar:

  • Nome, endereço e identidade do empregador e do empregado
  • Horário de trabalho
  • Descrição do trabalho a ser realizado
  • Localização de onde o trabalho deve ser realizado
  • Data final do salário, se por um período fixo
  • Assinaturas (ou assinaturas de impressões digitais e de testemunhas para aqueles que não podem assinar)
Horário de trabalho

O período padrão de trabalho é de 48 horas por semana, ou oito horas por dia durante seis dias. Os funcionários têm direito a um período de descanso contínuo de 24 horas durante a semana. O máximo de horas extras permitidas é de duas horas por dia, 80 horas a cada trimestre do ano ou 320 horas por ano. O trabalho noturno é permitido entre as 18h e as 6h. O trabalho noturno só é permitido quando tal trabalho não pode ser realizado durante o dia e é limitado a oito horas por dia. Os indivíduos com 14 anos de idade ou mais podem entrar em um estágio para realizar trabalho em troca de instrução, e 40% do salário mínimo legal diário. É necessário um exame médico para o aprendiz.

Licença por Doença

Os funcionários recebem 15 dias de licença por doença remunerada por ano após um ano de serviço. Empregados com menos de um ano de serviço têm direito a dias de ausência por doença em uma base rateada. Os funcionários devem fornecer um atestado médico.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias recebem 12 semanas de licença maternidade, com seis semanas antes do nascimento e seis semanas após o nascimento. A licença-maternidade é estendida se o parto ocorrer após a data devida, de modo que seis semanas completas de licença sejam gozadas após o nascimento. As funcionárias recebem 100% de seu salário durante a licença maternidade que é paga através do Escritório de Seguro de Compensação dos Trabalhadores, Maternidade e Doença (OFATMA). As funcionárias em licença-maternidade só podem ser demitidas por má conduta.

Compensação

Os bônus são comuns na forma de um mês adicional de salário geralmente pago na última semana de dezembro.

Licença de férias

Além dos feriados, os funcionários no Haiti recebem 15 dias de férias remuneradas, incluindo 13 dias úteis e dois domingos. Os dias de férias não são cumulativos.

Feriados públicos

O Haiti observa os seguintes feriados públicos:

  • Dia da Independência
  • Dia dos Fundadores
  • carnaval
  • Quarta-feira de cinzas
  • Sexta-feira Santa
  • Dia do Trabalho e da Agricultura
  • Dia da Bandeira e da Universidade
  • Dia da Ascensão
  • Corpus Christi
  • Dia da Assunção
  • Aniversário da Morte de JJ Dessalines
  • Dia de Todos os Santos
  • O Dia de Todas as Almas
  • Dia de batalha de Vertières
  • Dia de Natal
Benefícios do Seguro Saúde

O Estado oferece assistência médica através da previdência social para seus cidadãos através do Escritório de Ocupação, Doença e Maternidade (OFATMA).

Emprego / Rescisão / Demissão

O emprego pode ser rescindido no final de um contrato a termo certo, por consentimento mútuo, pelo empregador (com ou sem justa causa) ou pelo empregado. Os empregadores podem rescindir um empregado sem aviso prévio por conduta ameaçadora ou abusiva, danos à propriedade, ausência não autorizada por três dias consecutivos ou quatro dias em um mês, não seguir medidas de prevenção de acidentes, mentir sobre qualificações ou prisão por mais de um mês ou quebra de contrato. Os empregadores devem notificar o Departamento do Trabalho e fornecer o motivo da demissão. O Departamento do Trabalho investigará a rescisão e encaminhará o assunto à arbitragem se houver uma disputa. Danos e indenizações poderão ser concedidos se a rescisão for considerada ilegal. Um contrato de trabalho pode ser rescindido sem aviso prévio, por consentimento mútuo. O acordo mútuo deve ser feito por escrito se o contrato de trabalho também for por escrito. Se o contrato de trabalho for verbal, o consentimento para rescisão pode ser feito por escrito ou verbalmente diante de duas testemunhas. Os empregados podem ser demitidos sem aviso prévio dentro do período de experiência.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para o Haiti, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que você faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.