A República de Honduras está localizada na América Central, com uma grande enseada do Mar do Caribe ladeada pela Barreira de Corais de Belize. A população de Honduras é estimada em 9,5 milhões de pessoas, e sua capital, Tegucipalga, é cercada por montanhas. O governo hondurenho implementou várias medidas para melhorar os investimentos e o comércio, assim como para simplificar os procedimentos de importação e exportação. Honduras tem uma exportação diversificada de bens como café, vestuário, camarões, charutos, bananas, ouro e óleo de palma.
Os contratos de trabalho podem ser por tempo indeterminado ou por prazo determinado. Os contratos de trabalho a termo certo são para uma duração definida ou uma tarefa específica que não é permanente. Estes contratos não podem ser de duração superior a um ano, exceto quando houver necessidade de treinamento técnico e depois podem ter duração de 60 meses. Não há limite para as renovações. O contrato de trabalho deve ser escrito e conter os detalhes de ambas as partes, o tipo de trabalho, horário de trabalho, salário e outras políticas e procedimentos do local de trabalho, como período de aviso prévio, férias anuais, outras licenças, liberdade condicional, data de início e fim, se aplicável. Os empregadores não podem discriminar os candidatos ou funcionários com base em seu sexo ou idade. Os candidatos locais devem ter preferência sobre os candidatos internacionais ou expatriados durante o processo de recrutamento. Os empregadores estão proibidos de realizar testes de gravidez em candidatos.
A semana de trabalho padrão é de 44 horas com oito horas por dia, distribuídas em seis dias. Entretanto, funcionários gerenciais e supervisores podem trabalhar até 12 horas por dia. O horário de trabalho noturno é entre 19h e 5h e o limite máximo é de 36 horas por semana, com seis horas por dia. Os turnos que combinam trabalho diurno e noturno são limitados a 42 horas por semana, com sete horas por dia. Aqueles com 14 a 16 anos podem trabalhar até quatro horas por dia, e aqueles com 16 a 18 anos podem trabalhar seis horas por dia. Sua semana de trabalho não pode exceder 36 horas, e aqueles com menos de 16 anos de idade não podem trabalhar horas extras. Um dia de trabalho padrão, incluindo horas extras, é limitado a 12 horas, e os funcionários só podem fazer horas extras quatro vezes por semana. Os funcionários recebem pelo menos meia hora de descanso por dia de trabalho. As funcionárias e funcionários entre 14 e 18 anos de idade têm direito a receber duas horas de descanso em uma jornada de trabalho. Os funcionários recebem um dia de descanso por semana aos domingos. Os que trabalham aos domingos recebem outro dia de descanso como compensação. Os feriados que ocorrem aos domingos são compensados pelo empregador com a remuneração padrão mais a taxa de horas extras.
Os funcionários recebem 66% dos últimos três meses de renda como licença por doença paga por até 26 semanas, que pode ser estendida para 52 semanas após um período de observação de três dias. Em caso de hospitalização e não há dependentes, a taxa cai para 50%. Os empregados devem ter pelo menos dois meses de contribuições nos quatro meses anteriores para se qualificarem, e os empregadores devem conceder licença médica aos empregados mesmo que eles não estejam cobertos pela previdência social.
As funcionárias recebem até 10 semanas de licença maternidade com quatro semanas de antecedência ao parto. O teto é de 66% de seu salário, em média nos três meses anteriores. As funcionárias recebem uma licença remunerada de no máximo três meses em caso de gravidez ou doença relacionada ao parto, mediante apresentação de um atestado médico. Após o período de três meses, a licença não é remunerada e pode ser prorrogada indefinidamente. Não há licença de paternidade legal.
Os funcionários recebem um bônus de 14º mês de férias em julho e um bônus de Natal de 13º mês em dezembro. Cada um é um mês de pagamento.
Os funcionários recebem férias anuais remuneradas de 10 dias após um ano de emprego; 12 dias após dois anos de emprego; 15 dias após três anos de emprego; e 20 dias após quatro ou mais anos de emprego. Eles são pagos três dias antes do início das férias anuais.
Honduras observa os seguintes feriados públicos:
Os residentes recebem cobertura básica de saúde e os serviços de cuidados primários de saúde são gratuitos. Algumas empresas oferecem seguros complementares de saúde privados.
O período de experiência é de 60 dias. Um contrato de trabalho por tempo indeterminado pode ser rescindido por consentimento mútuo, se o período de aviso prévio e um motivo justo forem fornecidos. O período de aviso prévio é de um dia para até três meses de serviço, sete dias para até seis meses de meses, 14 dias para até um ano, um mês para até dois anos de serviço e depois é de dois meses de aviso prévio para além disso. A rescisão é paga se um contrato por tempo indeterminado for rescindido por motivos injustos.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.