Hong Kong é oficialmente conhecida como a Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China (RAEHK). Trata-se de uma região administrativa especial dentro da China. Aproximadamente 7,5 milhões de pessoas vivem na ilha de 1.104 quilômetros, tornando-a uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Hong Kong é caracterizada por uma população altamente diversificada, impostos baixos e um nível relativamente baixo de interferência governamental dentro das indústrias do setor privado, o que oferece múltiplas oportunidades para empresas consideradas em expansão na Ásia.
Os contratos de trabalho em Hong Kong podem ser verbais ou escritos. Um contrato de trabalho por escrito deve incluir:
Não há horas de trabalho fixas em Hong Kong e o número de horas que um funcionário trabalha dependerá da posição e da indústria. Entretanto, é comum que os funcionários trabalhem 44 horas por semana. As expectativas em torno do número de horas e dias de trabalho, bem como os períodos de descanso e horas extras devem ser detalhados no contrato de trabalho.
Os funcionários recebem dois dias de licença médica por mês e quatro dias por mês após o primeiro ano, até um máximo de 120 dias. Os funcionários podem usar seu subsídio de licença por doença se eles:
As funcionárias recebem 14 semanas de licença maternidade relacionadas com o nascimento de uma criança. Duas a quatro semanas de licença podem ser gozadas antes do nascimento, sendo que o restante é gozado após o nascimento. A licença-maternidade pode ser prorrogada por vários motivos, incluindo doenças relacionadas à gravidez ou ao nascimento. Para se qualificar para a licença maternidade, os funcionários devem ter 40 semanas de serviço e ter trabalhado um mínimo de 18 horas por semana. As mães esperadas que não se qualificam podem ainda tirar uma quantidade reduzida de licença. Os empregados masculinos têm direito a cinco dias de licença paternidade se tiverem pelo menos 40 semanas de serviço, forem pais de um recém-nascido ou de um futuro pai, tiverem sido empregados sob um contrato contínuo e tiverem dado a notificação necessária ao empregador.
Bônus não são exigidos por Bônus em Hong Kong são comuns, mas não são necessários. Se os bônus são incluídos como parte do pacote de remuneração de um funcionário, o bônus é normalmente pago no final do ano ou no final do contrato de trabalho.
Os funcionários recebem sete dias de férias anuais remuneradas após um ano de trabalho contínuo. As férias aumentam um dia por ano, começando no terceiro ano, até chegar a 14 dias a partir do nono ano de serviço. Os funcionários podem transferir os dias de férias não utilizados para o ano seguinte.
Os seguintes feriados públicos são observados em Hong Kong:
Hong Kong tem uma mistura de sistemas de saúde públicos e privados. Os empregadores freqüentemente oferecem seguros de saúde.
O emprego pode ser rescindido no final do contrato (se por prazo determinado), pelo empregado (com ou sem justa causa), ou pelo empregado. O contrato de trabalho pode ser rescindido pelo empregador ou por um empregado através da emissão de um aviso prévio de um mês, ou pagamento em lugar de aviso prévio. Se não houver cláusulas no contrato de trabalho relativas à rescisão, o prazo de rescisão é de um mês. Os empregados elegíveis têm direito a rescisão no valor de 66% do salário mensal para cada ano de serviço, até um valor máximo. O desligamento pode ser compensado por quaisquer contribuições que o empregador tenha feito para o fundo de pensão.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.