Uma ilha vulcânica no Atlântico Norte, a noroeste do continente europeu e logo abaixo do Círculo Ártico, a Islândia é famosa por sua paisagem acidentada, vulcões e fontes termais. Com menos de 400.000 pessoas, é o país menos densamente povoado da Europa. Cerca de metade da população vive na capital e nos arredores, Reykjavik. A Islândia tem uma próspera indústria turística, com pesca e fundição de alumínio também importantes setores de sua economia. A Islândia também é líder mundial na geração de energia a partir de recursos renováveis, particularmente energia geotérmica. Embora não seja membro da União Européia, a Islândia faz parte do mercado único europeu através de sua adesão ao Espaço Econômico Europeu (EEE). Ela também faz parte do Espaço Schengen, que permite a seus cidadãos viajar sem restrições para a maioria dos outros países europeus.
Os acordos de negociação coletiva são muito utilizados na Islândia e estabelecem muitos dos termos para a maioria dos empregos dos trabalhadores. Na maioria das circunstâncias, um contrato ou termos do emprego deve ser fornecido por escrito. Os termos devem incluir o:
O contrato ou declaração escrita também deve declarar com que fundo de pensão o funcionário será filiado e identificar qualquer acordo de negociação coletiva e sindicato aplicável.
A semana de trabalho padrão na Islândia é de 40 horas. A maioria dos funcionários trabalha oito horas por dia e cinco dias por semana. Os funcionários não podem trabalhar mais de 48 horas, em média, durante um período de quatro meses. Os funcionários que trabalham mais do que o horário normal têm direito a um pagamento extra ou tempo de descanso compensatório.
Os funcionários recebem dois dias de doença por mês durante o primeiro ano de trabalho. Os acordos de negociação coletiva podem prever licenças por doença adicionais, e os empregados freqüentemente adquirem mais licenças por doença, uma vez que trabalham para um empregador por períodos mais longos. O empregado deve notificar o empregador sobre a doença o mais rápido possível e fornecer um atestado médico, se solicitado. Sob muitos acordos de negociação coletiva, os funcionários também têm direito a licença médica paga para cuidar de crianças menores de 13 anos que estejam doentes. Os funcionários que ficam sem renda devido a doença podem ter direito ao pagamento da previdência social.
Funcionários e funcionárias recebem cinco meses de licença cada um após o nascimento ou adoção de uma criança. Eles também recebem dois meses conjuntos adicionais que podem ser divididos entre eles ou, se assim o desejarem, gozados por apenas um dos pais. A licença deve ser utilizada quando a criança tiver 18 meses de idade. Os funcionários também tiram até 13 semanas de licença parental não remunerada para cuidar de uma criança de oito ou menos anos de idade.
Os bônus são normalmente incluídos nos pacotes de remuneração dos funcionários e podem ser estabelecidos como parte de um acordo de negociação coletiva. Se um bônus for incluído como parte da remuneração de um funcionário, ele normalmente será pago como uma quantia fixa em dezembro.
Os funcionários recebem pelo menos 24 dias de férias anuais remuneradas, mas podem ter direito a mais, nos termos de um acordo coletivo. É comum que os funcionários tirem suas férias durante o "período de férias" entre 2 de maio e 15 de setembro. Os funcionários também recebem um subsídio de férias, geralmente pago no início das férias ou mensalmente. O subsídio de férias é pago em uma conta bancária separada.
Os seguintes feriados públicos são observados na Islândia:
A Islândia tem um sistema nacional de saúde, que está disponível para todos os cidadãos e residentes legais que tenham residido no país por seis meses. Praticamente todos os cuidados médicos são prestados através do sistema nacional, mas existem alguns poucos prestadores privados.
As terminações devem ser feitas por escrito e são efetivas no início do mês seguinte ao mês da rescisão. O prazo de rescisão geralmente é entre um e três meses, mas podem ser fornecidos prazos mais longos como parte de um acordo coletivo. A rescisão não é exigida, mas pode ser fornecida por acordo.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.