A Índia, oficialmente conhecida como a República da Índia, é a segunda democracia mais populosa do mundo (1,38 bilhões de pessoas) e é também uma das maiores economias do mundo. Com um Produto Interno Bruto (PIB) avaliado em 3,2 trilhões de dólares, este país do sul da Ásia depende fortemente da agricultura como sua espinha dorsal econômica. As indústrias de telecomunicações, químicas e biotecnológicas estão ganhando terreno e ajudando o país a diversificar e fortalecer sua economia. O hindi e o inglês são os principais idiomas na Índia.
Os contratos de trabalho podem ser verbais ou escritos, mas um contrato escrito é recomendado. Um contrato por escrito deve incluir:
Os funcionários geralmente trabalham entre 40 e 48 horas por semana, mas o horário de trabalho pode variar dependendo do tipo de trabalho realizado e da indústria. Os trabalhadores recebem 10,5 horas de descanso entre os dias de trabalho.
Os funcionários têm direito a licença por doença se não puderem trabalhar por motivo de doença. O número de dias de doença recebidos pelos funcionários varia de acordo com o Estado e cargo, mas geralmente é de 10 a 15 dias. Os funcionários também podem tirar férias ocasionais.
As funcionárias recebem até 26 semanas de licença maternidade remunerada. A licença-maternidade pode começar oito semanas antes da data prevista do nascimento, sendo que o restante da licença é gozado após o nascimento da criança. Não há licença paternidade.
O salário de um funcionário depende de uma variedade de fatores, incluindo a posição, habilidade e experiência, indústria, região e variedade de outros fatores. Os subsídios e bônus são comuns e devem ser declarados no contrato de trabalho.
Os funcionários recebem um dia de licença remunerada para cada mês de serviço. Até 30 dias de férias acumuladas, mas não utilizadas, podem ser transferidas.
A Índia observa os seguintes feriados:
A Índia tem uma mistura de seguros públicos e privados, e alguns candidatos solicitam um subsídio para cobertura médica suplementar.
Ou o empregador ou o empregador pode rescindir um contrato de trabalho na Índia. Na maioria dos casos, o aviso deve ser fornecido. O período de aviso prévio é entre 15 e 30 dias, dependendo se o empregado ainda está no período de experiência ou não. O pagamento em lugar de aviso prévio é permitido. O aviso prévio é pago em algumas circunstâncias e é de 15 dias de pagamento para cada ano de serviço.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.