O Iraque é oficialmente conhecido como a República do Iraque. Localizada na Ásia Ocidental. O Iraque é o lar de um grupo incrivelmente diversificado de pessoas, culturas, religiões e línguas. Os idiomas oficiais são o árabe e o curdo. O Iraque é conhecido por suas vastas reservas de petróleo, que respondem por mais de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Os contratos devem ser redigidos no idioma árabe. O uso do curdo também é reconhecido para negócios entrados na área autônoma do Curdistão. Os salários e remunerações devem ser pagos em dinares iraquianos (IQD), a menos que o contrato estipule o contrário. Os contratos são feitos oralmente ou por escrito. Entretanto, o empregador é aconselhado a colocar qualquer acordo oral por escrito porque, na ausência de um, tanto o empregador quanto o empregado arcam com o ônus de provar a existência de um acordo. Existem quatro tipos de contratos escritos: Um contrato por tempo determinado, um contrato por tempo indeterminado, um contrato baseado no desempenho e um contrato a tempo parcial. O contrato deve incluir:
O empregador é obrigado a fazer três cópias assinadas de um contrato, uma para cada parte e uma terceira para enviar ao Departamento de Emprego e Empréstimos do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais. O empregador deve manter documentação sobre os empregados que inclua:
Os funcionários estrangeiros não podem ser empregados antes de adquirir uma permissão de trabalho. As autorizações de trabalho são emitidas por um ano e devem ser renovadas pelo funcionário estrangeiro pelo menos um mês antes da data de expiração.
O dia de trabalho padrão é limitado a oito horas por dia e 48 horas por semana. Todo funcionário tem direito a receber 24 horas consecutivas de descanso, geralmente às sextas-feiras. Geralmente, as horas extras são limitadas a quatro horas por dia, oito horas por semana, 40 horas a cada 90 dias, e 120 horas por ano. O salário deve aumentar em 50% por hora durante a jornada de trabalho e 100% por hora durante as noites e feriados.mUm empregador que tenha mais de uma funcionária é obrigado a manter uma cópia das disposições que regem a proteção das trabalhadoras no local de trabalho, além de estabelecer uma creche às custas do empregador ou em conjunto com outros empregadores.
Um funcionário que esteja doente por mais de oito dias requer um atestado médico para qualificar-se para a cobertura do Fundo de Pensão e Previdência Social. O empregado tem direito a 30 dias de licença médica por cada ano de trabalho, até um máximo de 180 dias. Se o empregado segurado esgotar todas as suas licenças médicas pagas e permanecer doente, o Fundo de Pensão e Previdência Social reembolsará o empregador pelos salários pagos após os 30 dias, desde que haja um atestado médico sobre o diagnóstico.
As trabalhadoras têm direito a 14 semanas de licença maternidade totalmente remuneradas. A licença pode ser prorrogada por até nove meses devido a complicações ou por partos múltiplos. Isto, entretanto, requer uma nota médica da autoridade competente. As funcionárias também podem tirar até 12 meses de licença não remunerada para cuidar de uma criança com menos de um ano de idade. Nesses casos, o contrato de trabalho é considerado suspenso. Não há licença paternidade, mas qualquer um dos parceiros pode tirar até três dias de licença sem remuneração para cuidar de uma criança com menos de seis anos de idade que não esteja bem.
Os funcionários têm direito a um salário mínimo mensal. Os bônus baseados no desempenho são comuns, mas não obrigatórios.
Os funcionários recebem pelo menos 21 dias de licença por ano após um ano de serviço. A licença aumenta em dois dias após os primeiros cinco anos, outros dois dias após os cinco anos seguintes e outros três dias para cada período subseqüente de cinco anos. No caso de trabalho perigoso, as férias anuais são de 30 dias. Para o trabalho em tempo parcial, os dias de férias anuais são calculados proporcionalmente às horas e salário que o funcionário recebe. Os funcionários também recebem férias para um casamento, para o casamento do filho do funcionário, para um falecimento na família, ou para cumprir deveres oficiais ou públicos. As funcionárias viúvas ou divorciadas também recebem tempo livre. Os funcionários podem tirar uma licença sem remuneração por motivos pessoais imperiosos e por uma licença única para realizar uma peregrinação religiosa.
Há muitos feriados
Mawlid Al-NabiIn Kurdistan, eles reconhecem:
Não existe um sistema de seguro saúde, portanto o povo é dependente do sistema de saúde pública administrado pelo governo central iraquiano.
Tanto o empregador quanto o empregado têm o direito de rescindir um contrato. No entanto, existem dois tipos de rescisões no Iraque, tanto automáticas quanto manuais. Um contrato de trabalho terminará automaticamente em casos como a morte de um empregado ou empregador, se a empresa for liquidada, do final de um contrato a prazo fixo, entre outros. Os contratos de trabalho podem ser rescindidos manualmente em casos como se ambas as partes terminarem um contrato por escrito, se o empregado estiver doente e incapaz de trabalhar por mais de seis meses, se o empregado atingir a idade da aposentadoria, ou uma violação das obrigações contratuais, entre outros. Os empregadores são obrigados a fornecer pelo menos 30 dias de antecedência por escrito aos empregados e pagar uma gratificação de fim de serviço que varia do equivalente a duas a 20 semanas de serviço, dependendo da duração do emprego. As demissões não são permitidas com base em discriminação, licença médica, apresentação de queixa ou pertença a um sindicato. O empregado pode demitir-se a qualquer momento desde que avise o empregador com pelo menos 30 dias de antecedência. Se o empregado desistir sem aviso prévio, ou antes da expiração do período de aviso especificado no contrato, ele deverá compensar o empregador com um equivalente financeiro à fração do período de aviso prévio.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.