A Irlanda, oficialmente conhecida como República da Irlanda, é um pequeno país insular a oeste da Inglaterra e do País de Gales, do qual está separada pelo estreito mar da Irlanda. Desde 1921, a República da Irlanda ocupou 86% da ilha da Irlanda, sendo o restante (geralmente referido como "Irlanda do Norte") parte do Reino Unido. Tanto o irlandês quanto o inglês são línguas oficiais, embora o irlandês seja falado na maioria das vezes em ambientes não formais. O turismo tem sido há muito tempo um elemento básico da economia irlandesa, com mais de 10 milhões de pessoas visitando a "Ilha Esmeralda" em cada um dos últimos anos. Produtos farmacêuticos, químicos orgânicos, máquinas e cosméticos são indústrias importantes na Irlanda, com muito do que produzem exportado para o exterior, especialmente para a União Européia (à qual a Irlanda pertence desde 1973) e para os Estados Unidos. Tecnologia, serviços financeiros e companhias de seguros também contribuem significativamente para a economia irlandesa. A Irlanda se destaca como uma base estratégica européia e com estabilidade econômica e política e é um excelente destino para a expansão internacional.
Os contratos de trabalho na Irlanda são geralmente por um período indefinido, embora possam ser por um prazo fixo. Os contratos a prazo fixo, que são menos comuns, mas ainda amplamente utilizados, são geralmente utilizados para trabalho por peça ou para contratar um trabalhador para uma tarefa específica. Não há nenhuma exigência de que os contratos de trabalho sejam por escrito, mas o empregador deve fornecer uma declaração por escrito ao empregado dentro de cinco dias do início do emprego, que deve incluir:
Todos os empregadores irlandeses são obrigados a ter procedimentos escritos para disciplina e tratamento das queixas dos empregados e, um novo empregado deve receber uma cópia desses procedimentos quando começar a trabalhar. Dentro de 28 dias, o empregado também deve receber uma cópia dos procedimentos do empregador a serem seguidos antes que um empregado seja demitido. Dentro de dois meses após o empregado começar a trabalhar, o empregador também deve fornecer ao empregado uma declaração escrita adicional. Os empregados que trabalham com contratos a termo certo devem ser notificados por escrito da data de término do contrato, se houver uma data de expiração estabelecida, ou declarando por escrito que evento específico causará a rescisão do contrato. Muitas vezes, esta é a conclusão da tarefa para a qual o trabalhador foi contratado. Contratos a termo certo podem ser renovados, mas, exceto em algumas circunstâncias incomuns, um funcionário pode não trabalhar sob uma série contínua de contratos a termo certo por mais de quatro anos. Os contratos de trabalho freqüentemente estabelecem um período probatório, que é limitado a 12 meses.
O período padrão de trabalho na Irlanda é de 39 horas por semana e não pode exceder uma média de 48 horas por semana. O número médio de horas não inclui licença anual, licença por doença, maternidade, licença adotiva ou parental. Os trabalhadores noturnos que trabalham três horas ou mais entre meia-noite e 7 da manhã e trabalham pelo menos metade do seu horário de trabalho durante o ano entre meia-noite e 7 da manhã não devem trabalhar mais de oito horas em um período de 24 horas.
É comum que os empregadores permitam que os empregados paguem licenças por doença. Os empregadores são obrigados a informar os empregados sobre a política de licença por doença dentro de dois meses após o início do emprego. Os empregados também têm direito a um benefício de doença do governo uma vez que tenham feito um montante mínimo exigido de contribuições ao seguro social, geralmente chamado de contribuições PRSI. Os funcionários devem solicitar o benefício por doença dentro de seis semanas após adoecerem. Para se qualificar, os funcionários devem ter pelo menos 104 semanas de contribuições PRSI desde o início do trabalho e atender a outros requisitos PRSI.
As funcionárias têm direito a licença maternidade de até 26 semanas, com pelo menos duas semanas antes do nascimento e quatro semanas depois. Os empregadores não são obrigados a pagar às mães em licença maternidade, embora alguns o façam. As mães que fizeram contribuições suficientes ao seguro social têm direito a um benefício governamental de maternidade de 245 euros por semana por até 26 semanas. A mãe deve começar a receber o benefício no mínimo duas semanas e no máximo 16 semanas antes de dar à luz. A mãe também pode tirar 16 semanas adicionais de licença sem o benefício de maternidade após as 26 semanas durante as quais ela recebe o benefício. Os pais recebem duas semanas de licença paternidade, que devem ser gozadas dentro de seis meses após o nascimento do bebê. Os empregadores não são obrigados a pagar ao empregado durante esta licença, mas o empregado pode ter direito a um pagamento de benefício de paternidade do governo de até 245 euros se o empregado tiver feito contribuições suficientes ao seguro social. As duas semanas de licença de paternidade devem ser gozadas consecutivamente. As mulheres empregadas (e empregados solteiros) que adotam um filho recebem uma licença por adoção de 24 semanas a partir do momento em que o filho é colocado sob a custódia dos pais. O parceiro de uma mulher que adota a criança tem direito a duas semanas de licença de paternidade. Como no caso do nascimento de uma criança biológica, um empregador pode pagar ao empregado durante essas licenças, mas não é obrigado a fazê-lo. Os benefícios do governo também podem estar disponíveis durante as 24 semanas de licença por adoção, e os pais adotivos podem tirar 16 semanas adicionais de licença por adoção não remunerada. Os pais que tiram licença maternidade ou outras licenças tipificadas pelos pais devem ser autorizados a retornar ao seu emprego ou a um cargo alternativo adequado, que seja o mesmo ou melhor que o cargo anterior do empregado.
A Irlanda tem um salário mínimo. Os bônus são comuns e estão a critério do empregador.
Os funcionários recebem 20 dias de licença por ano.
Há nove feriados públicos na Irlanda, também chamados de feriados bancários:
A saúde nacional está disponível para os residentes. Muitas pessoas também adquirem seguros de saúde privados.
Os empregadores devem notificar antes de demitir um empregado que trabalhou para o empregador por mais de 13 semanas. Tanto o empregador quanto o empregado podem rescindir um contrato de trabalho sem aviso prévio devido a má conduta da outra parte. Os empregados em seu período de experiência podem ser rescindidos com uma semana de aviso prévio. Se o empregado estagiário for rescindido, o empregador deve certificar-se de que a rescisão está de acordo com seus procedimentos disciplinares habituais ou com o estabelecido no Código de Prática Oficial de Procedimentos de Reclamação e Disciplina. Um empregado que for demitido por um motivo diferente do despedimento pode solicitar o motivo do despedimento e deve receber uma declaração por escrito do motivo dentro de 14 dias. Se o funcionário achar que a demissão foi injusta, ele poderá apresentar uma reclamação perante a Comissão de Relações no Local de Trabalho (WRC), e uma audiência será realizada perante um oficial de justiça. Na maioria dos casos, a WRC presumirá que a demissão foi injusta, e o ônus da prova caberá ao empregador para demonstrar que a demissão foi justa. Isto geralmente é feito mostrando que o funcionário foi demitido porque não era capaz de realizar o trabalho, porque era incompetente, ou porque a conduta do funcionário era pobre. A demissão é exigida em casos de demissão, e somente para funcionários maiores de 16 anos que tenham trabalhado para o empregador por um mínimo de dois anos.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.