A República Italiana está localizada no sul da Europa central e tem a oitava maior economia do mundo. É a terceira maior economia da União Européia, da qual a Itália é um membro fundador e líder. Há muito conhecida como um centro cultural global, a Itália oferece acesso à arte, música, literatura, filosofia, ciência, tecnologia e moda. O turismo desempenha um papel importante na economia italiana e é o quinto país mais visitado do mundo.
Um contrato de trabalho na Itália pode ser oral ou escrito, e não há nenhuma forma que deva ser seguida, mas contratos escritos são a norma. Todos os contratos a termo certo devem ser por escrito, e se o contrato tiver que incluir um período de experiência ou uma cláusula de não concorrência, estas cláusulas devem ser por escrito. Além disso, o empregador é obrigado a fornecer uma declaração por escrito ao empregado revelando certas informações dentro de 30 dias após o início do emprego. Os contratos de trabalho podem ser por tempo indeterminado ou por prazo determinado. Os contratos a prazo fixo podem ter duração não superior a 12 meses, após os quais podem ser prorrogados por até 12 meses adicionais, se houver uma razão imperiosa. Um contrato a termo certo pode ser renovado um total de quatro vezes dentro de 24 meses.
A semana de trabalho padrão é de 40 horas em cinco dias, e os funcionários não podem trabalhar mais de 48 horas em sete dias, incluindo horas extras, em média em quatro meses. Os acordos de negociação coletiva podem modificar um pouco essas regras. Não há limite legal para o número de horas que um funcionário pode trabalhar em um dia, embora haja um limite prático, já que os funcionários devem ter um período de descanso de 11 horas consecutivas a cada 24 horas. Os trabalhadores menores de 16 anos não podem trabalhar mais de sete horas por dia, e os trabalhadores entre 16 e 18 anos não podem trabalhar mais de oito horas. A quantidade de horas extras que um empregado pode trabalhar é geralmente estabelecida por contrato ou acordos de negociação coletiva, mas as horas extras não podem exceder 250 horas por ano. As taxas de pagamento de horas extras ou trabalho em férias são estabelecidas por acordos coletivos de trabalho. O trabalho noturno (trabalho entre meia-noite e 5 da manhã) é limitado a oito horas em um período de 24 horas e geralmente limitado a 80 noites por ano. Estes termos podem ser modificados de alguma forma por acordos de negociação coletiva.
A maioria dos funcionários na Itália recebe licença por doença, sendo os termos da mesma especificados em um acordo coletivo ou um contrato de trabalho individual. Os funcionários normalmente recebem pagamento parcial da seguridade social e alguns acordos de negociação coletiva exigem que o empregador complemente o pagamento da seguridade social para garantir que o funcionário receba o pagamento integral. Os funcionários normalmente têm direito a seis a 12 meses de licença por doença, e alguns acordos de negociação coletiva prevêem a licença sem remuneração após o uso de toda a licença por doença especificada pelo acordo.
As futuras mães recebem cinco meses de licença maternidade, com dois meses antes da data prevista para o parto e três meses após o parto. Ela pode optar por tirar todos os cinco meses após o parto, se um médico fornecer um atestado médico que o permita e, em algumas circunstâncias, com um atestado médico, ela poderá iniciar a licença-maternidade mais de dois meses antes do parto. As funcionárias em licença maternidade recebem 80% de seu salário habitual do seguro social. Alguns acordos de negociação coletiva exigem que o empregador pague os 20% restantes. Os pais recebem sete dias de licença paternidade remunerada, que deve ser gozada dentro de cinco meses após o nascimento da criança. Ambos os pais têm o direito de tirar uma licença parental de até seis meses cada um (até um máximo de 10 meses no total), com 30% de salário, até que a criança tenha 12 anos de idade. Os funcionários que adotam uma criança têm direito a três meses de licença maternidade ou paternidade e podem tirar licença parental com 30% de remuneração, nos mesmos termos que os pais biológicos, até que a criança tenha três anos de idade. Uma funcionária em licença maternidade deve ser autorizada a retornar ao seu emprego quando a licença terminar.
A Itália não tem salário mínimo legal. Os salários mínimos são normalmente estabelecidos por acordos de negociação coletiva. Os bônus são comuns na Itália. Muitos funcionários recebem um salário de 13º mês no Natal.
Os funcionários recebem quatro semanas de férias remuneradas por ano. Alguns acordos de negociação coletiva prevêem mais férias.
A Itália tem um sistema de saúde universal.
Os empregadores podem rescindir empregados por razões objetivas, que geralmente estão ligadas a fatores econômicos ou às necessidades do negócio, ou por razões subjetivas, que normalmente estão relacionadas ao desempenho do empregado e/ou violações das obrigações contratuais do empregado para com o empregador. O empregado deve sempre receber um aviso de rescisão por escrito. O prazo de rescisão é normalmente estabelecido pelo acordo de negociação coletiva. Nos casos em que o empregado tenha cometido falta muito grave, o empregador pode rescindir o empregado imediatamente. Se o empregado estiver sendo rescindido por má conduta menos grave, o empregador deve fornecer ao empregado uma declaração por escrito explicando sua violação do contrato de trabalho e permitir ao empregado cinco dias para responder. Se o empregador ainda desejar rescindir o empregado após rever sua resposta, o empregador deve enviar uma segunda carta, explicando porque a resposta do empregado não oferece justificativa suficiente para a má conduta, e fornecer ao empregado uma carta de rescisão que declare o motivo da rescisão. Regras especiais se aplicam aos executivos. Os empregados que estão em período de experiência podem ser demitidos sem aviso prévio. Os funcionários que desejarem demitir-se devem fornecer aviso por escrito ao empregador, exceto durante o período de experiência, quando não for necessário aviso prévio.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.