Informações sobre o país

A República da Costa do Marfim, na região sudoeste da África, tem uma das maiores taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da África. É também a maior economia da União Econômica e Monetária da África Ocidental. Embora o francês seja a língua oficial, há 78 idiomas identificados falados em todo o país. Sua capital e sede do governo é Yamoussoukro, mas sua capital econômica é a cidade portuária de Abidjan.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho podem ser permanentes ou por um período fixo. Um período probatório é permitido e deve ser por escrito, assim como contratos a termo certo. Os contratos devem ser redigidos em francês e conter as seguintes estipulações, entre outras determinadas pela lei ou pelas partes:

  • Data do início do contrato
  • Local de trabalho
  • Nome e endereço do empregador
  • Nome, sexo, data e local de nascimento, endereço e nacionalidade do funcionário
  • Posição e trabalho a ser realizado
  • Duração do contrato
  • Salário e quaisquer bônus
  • Regulamentos aplicáveis ou acordos coletivos
  • Quaisquer outros detalhes acordados entre as partes

Se o empregador ou empregado não puder ler ou assinar o contrato, a intenção de firmar um contrato de trabalho pode ser indicada por outros meios (por exemplo, verbalmente), mas deve ser provada.

Horário de trabalho

As horas de trabalho são limitadas a 40 horas por semana para empresas não-agrícolas e 48 horas por semana, e até 2.400 horas por ano para funcionários agrícolas. Os funcionários não-agrícolas podem trabalhar oito horas por dia durante cinco dias consecutivos, ou seis horas e 40 minutos por dia durante seis dias por semana. As horas extras são limitadas a 15 horas por semana para trabalhadores agrícolas e não-agrícolas, sem exceder o limite diário de 3 horas por dia. As horas extras são pagas entre 15% e 100% do salário do funcionário.

Licença por Doença

Os funcionários recebem cinco dias de licença por doença paga anualmente. Os funcionários também podem ser elegíveis a benefícios através do sistema de previdência social no valor de 100% do salário do último mês, por até seis meses. Os benefícios podem ser prorrogados por um total de 12 meses.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias recebem 14 semanas de licença maternidade remunerada com seis semanas a serem gozadas antes do nascimento e oito semanas após o nascimento. São previstas duas semanas adicionais para os nascimentos múltiplos. A licença pode ser estendida até 11 semanas em caso de gravidez ou doenças relacionadas ao parto, e até 12 meses se a criança for hospitalizada.

Compensação

Os funcionários têm direito a um salário mínimo mensal. Se não houver acordos individuais ou coletivos entre as partes, é necessário um bônus relacionado à antiguidade, presença ou assiduidade.

Licença de férias

Os funcionários recebem 24 dias de férias anuais, e isto aumenta em dois dias após 15 anos de serviço, quatro dias para funcionários com 20 anos de serviço, seis dias após 25 anos e oito dias após 30 anos. Os acordos de negociação coletiva podem prever mais férias.

Feriados públicos
  • Dia de Ano Novo
  • Segunda-feira a seguir à Páscoa
  • Dia do Trabalhador
  • Laylat al-Qadr
  • Dia da Ascensão
  • Eid al-Fitr
  • Segunda-feira de Pentecostes
  • Eid al-Adha
  • Dia da Independência da Costa do Marfim
  • Festa da Assunção
  • Dia de MawlidAll Saints
  • Dia Nacional da Paz
  • Dia de Natal
Benefícios do Seguro Saúde

O Estado oferece seguro de saúde universal, embora os empregadores possam oferecer seguros de saúde privados.

Emprego / Rescisão / Demissão

Um contrato de trabalho pode ser rescindido sem aviso prévio e indenização por qualquer das partes durante o período de experiência. O período de estágio varia de oito dias a três meses com base na indústria e se os empregados são pagos por hora ou mensalmente. O empregador deve fornecer aviso prévio por escrito. O período de aviso prévio exigido depende se o empregado é pago mensalmente ou em intervalos menores (horário, diário, semanal ou quinzenal). Para funcionários pagos mensalmente, o período de aviso prévio geralmente é de um a quatro meses, dependendo do tempo de serviço. O período de aviso prévio necessário para funcionários pagos por hora, diariamente, semanalmente ou quinzenalmente geralmente é entre oito dias e quatro meses, dependendo do tempo de serviço. Os empregadores devem pagar indenização aos funcionários com mais de um ano de serviço que são dispensados por motivos que não sejam má conduta ou negligência grave. O valor da demissão é uma porcentagem do salário do funcionário durante os 12 meses anteriores à data da demissão e varia de 30% a 40%, dependendo do tempo de serviço.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para a Costa do Marfim pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.