A Jamaica é uma bela ilha no Mar do Caribe com praias, montanhas e florestas tropicais espetaculares. Kingston, a capital da Jamaica, é a maior cidade do país. A Jamaica tem quase três milhões de pessoas com um PIB per capita equivalente a 39% da média mundial. Além do inglês, os jamaicanos também falam uma língua crioula conhecida como Patois. Em 2019, o setor turístico cresceu significativamente em torno de 9%, resultando em um total de mais de quatro milhões de turistas.
Os contratos de trabalho na Jamaica podem ser verbais ou escritos. Os contratos escritos devem incluir termos que identifiquem as partes, data de término (se para um prazo fixo), descrição de cargo, horário de trabalho, salário, bônus (se houver) e outros itens acordados pelas partes. Os contratos de trabalho podem ser por um prazo fixo ou por tempo indeterminado. São permitidas verificações de antecedentes pré-emprego. Estes podem incluir exames médicos e checagem de antecedentes criminais. Os empregadores geralmente dão aviso prévio de investigações ao candidato e pedem permissão para conduzir a checagem de antecedentes criminais.
A semana de trabalho padrão na Jamaica é de 40 horas em sete dias. É comum que acordos individuais e coletivos detalhem quantas horas e em quais dias os funcionários trabalham. Qualquer coisa que exceda 40 horas por semana é considerada hora extra. As horas extras são pagas a uma taxa de 1,5 vezes a taxa normal, incluindo os dias de descanso do trabalho. Se o empregado ganhar um salário mínimo, os feriados e dias de descanso são pagos com um aumento de 100% sobre a taxa normal.
Um funcionário permanente que tenha trabalhado pelo menos 110 dias tem direito a uma licença médica de um dia para cada 22 dias trabalhados no mesmo ano. Após um ano de trabalho, o empregado tem direito a uma licença médica de duas semanas de trabalho. Um empregado ocasional tem direito a 10 dias durante o ano de qualificação. Os benefícios serão de 1/10º de 3% de seus ganhos durante o período. Os empregados devem informar aos empregadores sobre a doença no primeiro dia útil após o início da doença e fornecer um atestado médico para condições que durem mais de três dias. Os acordos de trabalho e de negociação coletiva podem fornecer outras condições e direitos.
As funcionárias recebem 12 semanas de licença maternidade remuneradas após 52 semanas de serviço na data de início de sua ausência. O benefício pode ser estendido até 14 semanas em caso de doença com um atestado médico. Para ser concedida a licença-maternidade, a funcionária deve informar ao empregador sobre sua licença com duas semanas de antecedência e por escrito se o empregador assim o exigir. É exigido um certificado de um médico registrado, ou de uma parteira registrada sob a Lei de Enfermeiras e Parteiras, declarando a semana prevista do confinamento do empregado.
Os contratos de trabalho podem ser rescindidos no final do prazo do contrato (se por tempo determinado), pelo empregador, pelo empregado, ou por acordo mútuo entre ambas as partes. Os empregados com pelo menos quatro semanas de serviço devem fornecer duas semanas de aviso prévio ao empregador para rescindir o contrato. Os empregadores não são obrigados a pagar um bônus aos empregados.
Além dos feriados, os funcionários recebem duas semanas de férias por ano. Após 10 anos de trabalho, ele aumenta para três semanas de férias. A licença de férias começa a se acumular depois que o funcionário trabalha 110 dias. Entretanto, o direito de usar a licença é geralmente concedido no ano seguinte de trabalho, a menos que haja um acordo em contrário. Os domingos podem ser calculados no direito a férias se o domingo for um dia útil regular acordado para o empregado. Os empregados que trabalham pelo menos 220 dias por ano são considerados como tendo trabalhado um ano inteiro. Qualquer licença acumulada, mas não utilizada, é paga no momento da separação do emprego.
A Jamaica observa os seguintes feriados públicos.
O Estado fornece assistência médica universal, embora as empresas ofereçam seguros complementares privados.
Os contratos de trabalho podem ser rescindidos no final do prazo do contrato (se por tempo determinado), pelo empregador, pelo empregado, ou por acordo mútuo entre ambas as partes. Os empregados com pelo menos quatro semanas de serviço devem fornecer duas semanas de aviso prévio ao empregador para rescindir o contrato. Os empregadores podem rescindir um contrato de trabalho sem fornecer aviso prévio ou pagar indenização dentro do período de experiência. O período de experiência deve ser especificado no contrato de trabalho e não pode exceder três meses. Um contrato de trabalho não pode ser rescindido por motivos relacionados à prática do empregado de seus direitos sindicais legítimos. Um empregador pode demitir um empregado por má conduta grave sem fornecer aviso prévio ou pagar indenização. A má conduta inclui a incompetência, fraude e comportamento imoral do empregado. Fora do período de experiência, os empregadores devem notificar os empregados antes de rescindir o contrato de trabalho. A exigência de notificação se aplica a todos os empregados empregados empregados continuamente empregados por quatro semanas ou mais. Um empregado pode renunciar ao direito de aviso prévio. Os empregadores também podem fornecer pagamento em lugar de aviso prévio. A notificação deve ser feita por escrito ou entregue na frente de uma testemunha confiável. Empregados com 104 semanas (dois anos) de serviço são elegíveis para rescisão se forem demitidos por demissão. Isto é chamado de indenização por demissão. Para demissão injusta (sem justa causa), não há determinação legal de indenização. Se o litígio surgir, ele é decidido pelo Poder Judiciário ou pelo Tribunal de Conflitos Industriais (IDT). Ao final de um contrato a prazo fixo, não há indenização por demissão nem é necessário aviso prévio.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.