O nome oficial é República do Cazaquistão. É um país que se estende por dois continentes - Ásia e Europa. Conhecido por ser o maior país sem litoral do mundo, esta potência econômica da Ásia Central tem um vasto potencial. O russo e o cazaque são os idiomas oficiais. O país está estrategicamente localizado ao longo da nova Rota da Seda e tem uma presença global cada vez maior. O petróleo é uma grande exportação do Cazaquistão.
NA
A semana de trabalho padrão é limitada a 40 horas. Cinco dias de semana de trabalho são a norma, embora uma empresa possa estabelecer uma semana de trabalho de seis dias se isso se adequar melhor às necessidades da empresa. As empresas criativas ou atléticas têm alguma liberdade para estabelecer horários diferentes. Funcionários entre 14 e 16 anos de idade não podem trabalhar mais de 24 horas por semana. Os que têm entre 16 e 18 anos estão limitados a 36 horas por semana. Os funcionários que trabalham em trabalhos particularmente difíceis ou perigosos também são limitados a 36 horas por semana. Além disso, empregados menores de 18 anos e mulheres grávidas que tenham fornecido um atestado médico de gravidez ao empregador estão proibidos de trabalhar entre 22h e 6h da manhã.
Mães de crianças menores de sete anos, pessoas que criam crianças menores de sete anos sem a mãe da criança, e pessoas com uma criança deficiente com menos de 16 anos só podem trabalhar entre 22h e 6h se derem consentimento por escrito. As pessoas com deficiência só podem trabalhar durante essas horas se tiverem dado consentimento por escrito e não tiverem sido proibidas de fazê-lo por um médico. Os funcionários que trabalham à noite devem receber um mínimo de 150% de sua taxa horária ou diária padrão, sendo que a taxa noturna exata geralmente é estabelecida por contrato. Os funcionários devem dar o consentimento por escrito para trabalharem horas extras, exceto em algumas situações de emergência. As horas extras são limitadas.
Os funcionários têm direito a licença médica por doença paga, uma vez que eles forneçam certificado médico de sua incapacidade para o trabalho. O valor do pagamento é determinado pelo governo cazaque, embora o empregador possa pagar voluntariamente mais do que este valor. O empregador é responsável por pagar ao empregado um subsídio social até que ele retorne ao trabalho ou seja certificado como incapacitado.
As funcionárias, após apresentarem a certificação médica de incapacidade temporária para o trabalho, recebem 70 dias de licença remunerada antes do parto, e 56 dias após o nascimento. Se o parto tiver complicações ou se for um parto múltiplo, a licença após o nascimento é estendida para 70 dias. Os funcionários que adotam um bebê recém-nascido recebem uma licença remunerada a partir da data da adoção até que a criança tenha 56 dias de vida. Regras especiais podem ser aplicadas no caso de nascimento prematuro ou em outras situações especiais.
O empregador paga à mãe seu salário médio durante a licença maternidade, reduzido pela quantidade de benefícios sociais que ela recebe. Além disso, as mães trabalhadoras têm direito a dois benefícios sociais únicos: um para compensar a perda de renda devido à gravidez e parto, e um segundo para compensar as despesas de cuidado infantil durante o primeiro ano de vida de seu filho. O primeiro pagamento, que é feito somente às mulheres trabalhadoras, é baseado no Índice de Cálculo Mínimo do Estado (MCI), que era de KZT 2.778 em 2020. O pagamento é 38 vezes o MCI para o primeiro, segundo e terceiro filhos da mãe, e 63 vezes o MCI para o quarto filho e quaisquer filhos subseqüentes.
O segundo pagamento é feito a todas as mulheres que dão à luz, trabalhem ou não. Para as mulheres trabalhadoras, o valor do pagamento é calculado multiplicando a renda média mensal do funcionário pelo número de meses de trabalho faltantes e subtraindo 10% (representando o valor que teria ido para as contribuições de pensão). Tanto os funcionários homens quanto as mulheres podem tirar licença sem remuneração para cuidar de um filho pelo qual o funcionário é responsável (seja um filho biológico, adotado ou adotivo) até que a criança tenha três anos de idade. Para tirar esta licença, o empregado deve apresentar uma certidão de nascimento ou outro documento confirmando o nascimento e um requerimento escrito declarando o tempo estimado de licença. Um funcionário em licença maternidade não pode ser rescindido na maioria das circunstâncias.
O Cazaquistão tem um salário mínimo. Os bônus são pagos a critério do empregador.
Os funcionários recebem 24 dias de férias pagas anualmente.
O Cazaquistão está caminhando para uma saúde universal, mas na prática, os próprios pacientes devem pagar a maioria dos custos médicos.
O prazo de aviso prévio depende do motivo pelo qual o empregador está rescindindo o contrato de trabalho. Um empregador pode rescindir um contrato de trabalho por muitos motivos, incluindo liquidação, cortes de pessoal, falta das qualificações profissionais exigidas e motivos disciplinares. A rescisão por motivos disciplinares exige que o empregador primeiro solicite uma explicação por escrito do empregado e permita ao empregado dois dias úteis para responder. O empregador pode então rescindir o empregado e deve fornecer uma notificação por escrito da rescisão ao empregado dentro de três dias. O empregador deve agir no prazo de um mês após detectar a conduta pela qual o empregado está sendo rescindido.
É necessário um mínimo de um mês de aviso por escrito se os funcionários estiverem sendo demitidos por causa da liquidação ou porque o pessoal está sendo reduzido. No caso de funcionários estarem sendo demitidos porque o volume de produção ou a quantidade de trabalho que a empresa está realizando caiu, exigindo demissões, os funcionários a serem demitidos devem receber 15 dias de aviso prévio por escrito que explique o motivo da rescisão. Um pagamento proporcional dos salários pode ser substituído pelo período de aviso prévio, se as partes concordarem. Este procedimento só pode ser utilizado quando três condições forem satisfeitas: 1) a unidade estrutural (por exemplo, uma determinada fábrica ou outro local de trabalho) está sendo fechada; 2) não há possibilidade de transferir os funcionários afetados para outros empregos; e 3) os representantes dos funcionários são informados por escrito sobre a(s) próxima(s) demissão(ões) e o(s) motivo(s) em que ela(s) é(são) necessária(s), com pelo menos um mês de antecedência.
Em alguns outros casos, a rescisão por iniciativa do empregador requer uma certificação ou verificação por uma autoridade. Um empregado que ainda está no período de estágio pode ser rescindido a qualquer momento, mas ainda assim deve ser notificado por escrito da rescisão e uma declaração por escrito dos motivos da rescisão. Um empregado que deseja deixar um emprego deve fornecer ao empregador uma notificação por escrito com um mínimo de um mês de antecedência. O contrato de trabalho pode ser rescindido mais cedo se o empregador consentir por escrito. Os contratos também podem ser rescindidos por consentimento mútuo. A parte que desejar rescindir o contrato por acordo deverá enviar um aviso à outra parte, que deverá responder por escrito dentro de três dias. Se a outra parte concordar, a data de rescisão do contrato é fixada por acordo. Um empregador paga um mês de salário como rescisão quando os empregados são rescindidos devido a uma liquidação, cortes de pessoal, ou o não cumprimento pelo empregador dos termos do contrato de trabalho.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.