O Quênia é um país localizado na porção oriental do continente africano, onde sua costa se estende ao longo do Oceano Índico. O Quênia é um país de língua inglesa, porém, grande parte da população fala swahili, com vários dialetos nativos de certas regiões. Com uma população de 52,57 milhões de pessoas, o Quênia é a terceira maior economia da África Subsaariana. A agricultura e o turismo são as indústrias mais proeminentes do Quênia. Tem um banco estatal chamado Banco Central do Quênia que é responsável por ajudar no desenvolvimento do sistema de crédito e bancário do Quênia. Além disso, o Quênia é sede de numerosos bancos comerciais, mercantis e estrangeiros.
Os contratos de trabalho no Quênia podem ser orais ou escritos e por prazo indeterminado ou fixo. É necessário um contrato escrito para qualquer trabalho que exceda três meses e deve estar no idioma do funcionário. Se o empregado for analfabeto, o contrato deve ser explicado ao empregado em um idioma que ele compreenda.
As emendas ao contrato de trabalho, incluindo mas não limitado a férias e outros benefícios, formas de pagamento e local de trabalho, devem ser feitas por escrito e fornecidas ao funcionário dentro de um mês após a mudança. Os empregadores são obrigados a manter uma cópia dos arquivos do empregado por cinco anos após a rescisão. Um empregador é obrigado a exibir uma declaração dos direitos do empregado em um local visível no local de trabalho que seja acessível a todos os empregados. Um empregador é obrigado a emitir uma declaração de pagamento discriminada ao empregado com seu salário.
O período padrão de trabalho varia de acordo com a indústria, mas geralmente fica entre 40 horas por semana e não mais do que 52 horas por semana durante seis dias. Os funcionários que trabalham à noite, podem trabalhar até 60 horas por semana. O horário de trabalho noturno é das 18h30min às 6h30min. Os funcionários com 16 anos ou menos podem trabalhar até 36 horas por semana.
As horas regulares de trabalho diurno e as horas extras juntas não podem exceder 116 horas em um período de duas semanas. O horário de trabalho noturno e as horas extras juntas não podem exceder 144 horas em um período de duas semanas. As horas extras são pagas a 150% da taxa básica nos dias de semana e a 200% da taxa básica nos domingos e feriados públicos. Os funcionários recebem um dia de descanso de 6 dias de trabalho. Os que trabalham em um dia de descanso recebem 200% da tarifa básica. Os funcionários que trabalham em feriados têm direito a 200% da tarifa básica.
Os funcionários recebem 14 dias de licença médica remunerada por ano, após dois meses consecutivos de serviço. Os funcionários devem fornecer um atestado médico. Os primeiros sete dias são pagos integralmente se o empregado tiver pelo menos dois meses de serviço. Os dias restantes são pagos a 50%.
As funcionárias recebem três meses de licença maternidade totalmente remunerada, mas devem dar sete dias de aviso prévio. As empregadoras podem estender a licença maternidade. As funcionárias masculinas recebem duas semanas de licença paternidade remunerada.
Os bônus no Quênia são comuns.
Os funcionários recebem 21 dias de férias anuais remuneradas.
Recomenda-se a contratação de seguros privados em geral.
Um contrato de trabalho por tempo indeterminado pode ser rescindido pelo empregador ou empregado mediante aviso prévio, como segue:
Os contratos de trabalho podem prever prazos mais longos de aviso prévio. A parte que rescinde o contrato também pode fornecer pagamento em lugar de pré-aviso. Um empregador pode renunciar ao período de aviso prévio quando um empregado se demite, mas deve pagar ao empregado qualquer salário que seria ganho durante o período de aviso prévio. Empregadores e empregados podem rescindir um contrato de trabalho durante o período de experiência, fornecendo sete dias de pré-aviso ou pagamento em lugar de aviso prévio. O período de experiência não pode exceder seis meses, mas pode ser prorrogado por mais seis meses se tanto o empregador como o empregado concordarem.
Ao terminar, os empregadores devem pagar qualquer remuneração devida ao empregado. Os empregados pagos mensalmente podem ser elegíveis a receber indenização em uma quantia que deve ser fixada pelo contrato de trabalho, mas algumas exceções se aplicam. Quando o contrato de trabalho é rescindido por despedimento do empregado, o empregador tem sete dias para entregar um relatório escrito a um funcionário da área trabalhista no distrito onde o empregado estava trabalhando, especificando as circunstâncias que levaram ao despedimento e as razões para o mesmo e indicando o período de aviso prévio e o valor do salário em vez do aviso prévio.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.