Informações sobre o país

A Elements Global Services é a principal fornecedora de soluções de Empregador Direto de Registros (EOR)/ Global PEO. Temos parcerias com empresas que desejam expandir suas operações globais, a bordo de talentos internacionais, gerenciar e cumprir com os regulamentos locais e pagar funcionários - em mais de 160 países em todo o mundo. Kosovo, que se traduz em "campo de pássaros negros", tem amplos laços comerciais com a Albânia, Itália, Alemanha e Turquia. Membro da União Européia, a moeda oficial é o euro.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho devem ser feitos por escrito e devem estar em um dos idiomas oficiais do Kosovo: albanês ou sérvio. O contrato deve ser assinado e datado tanto pelo empregador quanto pelo empregado e deve indicar: As identidades do empregador e do empregadoO título e a descrição do emprego do empregadoO local de trabalhoA data de início do empregoO termo do contrato se não for indefinidoPeríodo de estágioPormenores e informações sobre qualquer outro subsídio ou rendaHoras de trabalhoProvisões para fériasProvisões para rescisão da relação de empregoTodas as outras informaçõesOs contratos de emprego podem ser por um período indefinido, um prazo fixo ou para a conclusão de tarefas específicas. Um prazo fixo deve ser especificado no contrato e não pode ser maior que 10 anos. Um contrato para tarefas específicas não pode ter um prazo superior a 120 dias em um ano.

Horário de trabalho

A semana de trabalho em Kosovo é limitada a 40 horas e normalmente é de cinco dias. Pessoas com menos de 18 anos não podem trabalhar mais de 30 horas por semana e só podem trabalhar em trabalhos que não sejam perigosos para sua saúde ou para sua moral, e que não interfiram com o funcionário que freqüenta a escola. As horas extras só são permitidas quando há uma necessidade urgente de que os funcionários trabalhem além do horário normal e estão limitadas a oito horas por semana. Um funcionário que trabalha um turno além de seu horário normal recebe 120% de sua taxa padrão para as horas extras. A taxa para horas além de 40 horas por semana e para trabalho noturno é de 130% da taxa horária padrão do funcionário. Os funcionários recebem 150% de sua tarifa padrão para trabalhar nos fins de semana e feriados nacionais.

Licença por Doença

Os funcionários em Kosovo recebem 20 dias de licença por doença paga por ano com salário integral, pago pelo empregador. O empregado pode tirar licença por doença adicional, não remunerada, se o empregador concordar. O empregado deve notificar o empregador de sua intenção de tirar licença por doença o mais rápido possível, e o empregador pode exigir um atestado médico se o empregado faltar mais de três dias de trabalho.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias têm direito a até 12 meses de licença maternidade. Durante a licença maternidade, seu empregador paga 70% do seu salário durante os primeiros seis meses. Os seis meses restantes da licença-maternidade são opcionais. Durante os sétimo, oitavo e nono meses, se a mãe os tirar, ela recebe um pagamento do governo equivalente a 50% do salário médio em Kosovo. Os três últimos meses da licença maternidade, se a mãe optar por gozá-los, não são remunerados. A mãe também pode transferir seu direito à licença maternidade após os primeiros seis meses para o pai. Um pai tem direito a três dias de licença remunerada pelo nascimento ou adoção de seu filho e duas semanas de licença não remunerada, que ele tem o direito de tirar a qualquer momento antes de a criança completar três anos de idade.

Compensação

Os funcionários têm direito a um salário mínimo mensal. O salário difere dependendo se os trabalhadores têm menos ou mais de 35 anos de idade. Os funcionários podem ganhar bônus em Kosovo. Às vezes, eles são pagos anualmente.

Licença de férias

Os funcionários recebem quatro semanas de férias pagas anualmente e acumulam um dia adicional para cada cinco anos de serviço com um empregador. O empregador programa férias, mas é obrigado a levar em conta as preferências dos funcionários. O empregado solicita férias com um mínimo de 15 dias de antecedência e o empregador fornece uma decisão o mais tardar cinco dias antes do primeiro dia da licença solicitada.

Feriados públicos

Ano NovoDia de Natal OrtodoxoIndependênciaDia da ConstituiçãoSegunda feira de Páscoa Católica RomanaSegunda de Páscoa Católica OrtodoxaDia do TrabalhoEid al-FitrDia da EuropaEid al-AdhaRoman Catholic Christmas

Benefícios do Seguro Saúde

Embora o atendimento médico esteja disponível em Kosovo, o país ainda está no processo de implantação de um sistema de saúde moderno. Alguns hospitais na maioria das áreas sérvias do país são financiados pelo governo da Sérvia, e há provedores privados e hospitais. Há seguros de saúde privados disponíveis, mas muito poucos residentes de Kosovo os têm.

Emprego / Rescisão / Demissão

Um funcionário pode rescindir um contrato a prazo fixo com 15 dias de aviso prévio por escrito e um contrato indefinido com 30 dias de aviso prévio por escrito. Na maioria das circunstâncias, um empregador pode rescindir um contrato somente quando a rescisão for justificada por razões econômicas, técnicas ou organizacionais, ou se o empregado não puder mais desempenhar seu trabalho e não houver maneira prática de transferir o empregado para outro emprego ou reconduzi-lo para um emprego diferente. A rescisão deve ser por escrito e indicar o motivo pelo qual o empregado está sendo rescindido. Um empregador pode rescindir um contrato a termo certo dentro de 30 dias após a notificação por escrito, e também deve fornecer 30 dias de notificação por escrito da intenção de não renovar um contrato a termo certo. Para contratos indefinidos, o aviso prévio que o empregador deve fornecer depende da duração do serviço do empregado que varia de 30 dias a 60 dias. Um empregado pode rescindir um contrato de trabalho sem aviso prévio se o empregador violar seriamente uma obrigação contratual. Um empregador deve observar o período de aviso prévio exigido, mesmo em casos de mau desempenho ou violação de obrigações. A rescisão só é exigida no caso de demissões coletivas em que um mínimo de 20 funcionários, constituindo 10% ou mais de todos os funcionários, estão sendo rescindidos em mais de seis meses. Nesta situação, a indenização exigida varia entre um e sete meses de salário, dependendo do tempo de serviço.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para Kosovo, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que você faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.