Informações sobre o país

O Kuwait é um país rico em petróleo localizado na Ásia ocidental. A maioria da população (4,21 milhões de pessoas a partir de 2019) no Kuwait é de expatriados. A língua oficial é o árabe padrão, porém o árabe kuwaitiano é amplamente falado em todo o país.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho devem ser feitos por escrito e em árabe. Os contratos podem ser por prazo fixo ou por tempo indeterminado. Um contrato a termo certo não deve ser por menos de um ano ou exceder cinco anos e só pode ser prorrogado por acordo de ambas as partes. Entretanto, se o trabalho continuar sem uma prorrogação por escrito, então o contrato se tornará automaticamente um contrato por tempo indeterminado.

O funcionário também reterá todas as suas contribuições acumuladas do contrato anterior vencido.

Os contratos de trabalho devem incluir:

  • Informações e endereços do empregador e dos funcionários
  • A data de início
  • A data final dos contratos a prazo fixo
  • Descrição do trabalho
  • Salário, forma de pagamento para uma conta bancária e intervalos de pagamento
  • O período de experiência, que não pode exceder 100 dias e só pode ser renovado uma vez.
  • Benefícios

Uma funcionária tem direito a receber o mesmo salário que um funcionário do sexo masculino pelo mesmo trabalho. Devem ser feitas três cópias do contrato, uma para o empregado, a segunda para o empregador e a terceira deve ser enviada à autoridade competente do Ministério. No caso de um estrangeiro, uma tradução baseada no contrato em árabe deve ser anexada à cópia do empregado.

Horário de trabalho

O período padrão de trabalho é limitado a oito horas por dia e 48 horas por semana. Entretanto, as horas de trabalho são reduzidas para 36 horas por semana durante o mês de jejum do Ramadan. Os funcionários recebem um intervalo de uma hora por dia, se trabalharem mais de cinco horas contínuas, e um dia de folga por semana (geralmente sexta-feira). Alguns empregadores também dão descanso aos trabalhadores aos sábados também.

Os funcionários que trabalham em seu dia de folga semanal têm direito a 150% de seu salário regular e outro dia de folga. Os funcionários que trabalham em um feriado público recebem 200% de seu salário regular. As horas extras exigem uma ordem escrita do empregador e são limitadas a duas horas por dia, três dias por semana. As horas extras não podem exceder um total de 180 horas ou 90 dias por ano. O pagamento das horas extras é de 125% da taxa básica durante os dias de trabalho. Os empregadores estão proibidos de ter funcionários do sexo feminino trabalhando no horário noturno entre 10 da noite e 7 da manhã ou trabalhando em serviços que atendam principalmente a clientes do sexo masculino. A semana normal de trabalho é limitada a 45 horas ou oito horas por dia.

Licença por Doença

Os funcionários recebem até 45 dias de licença por doença paga, o que requer um atestado médico. O funcionário recebe pagamento integral nos primeiros 15 dias, depois 75% paga pelos 10 dias seguintes, 50% paga pelos 10 dias seguintes e 25% paga pelos 10 dias finais. Eles também recebem 30 dias por ano de licença por doença não remunerada.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias recebem 70 dias de licença maternidade remunerada e até quatro meses de licença maternidade não remunerada. Elas devem receber uma pausa de duas horas para amamentar seus filhos durante o horário de trabalho. Empregadores com mais de 50 funcionários do sexo feminino ou masculino são obrigados a providenciar uma creche. Os empregadores não podem demitir uma funcionária em licença maternidade ou doença se a funcionária forneceu um atestado médico para confirmar a condição. Não há licença paternidade legal.

Compensação

Os empregadores não são obrigados a fornecer bônus a seus empregados, embora alguns empregadores optem por pagá-los anualmente.

Licença de férias

Além dos feriados, os funcionários recebem 30 dias de férias anuais remuneradas após nove meses de serviço. Uma vez acumuladas, as férias anuais devem ser gozadas dentro de um ano. Se o empregado trabalhou por menos de 12 meses, então as férias serão proporcionais ao período gasto no trabalho. O pagamento das férias anuais deve ser pago antecipadamente antes do início das férias. As férias anuais podem ser acumuladas até um máximo de dois anos. Entretanto, as férias podem exceder este máximo, desde que ambas as partes concordem em tal prorrogação no contrato. O empregador é obrigado a determinar as férias anuais com o empregado nos primeiros 14 dias de cada ano. Os empregados recebem um dia de férias anuais para cada mês de serviço.

Feriados públicos

O Kuwait observa os seguintes feriados:

  • Dia de Ano Novo
  • Dia Nacional
  • Dia da Libertação
  • Dia da Ascensão/Isra wa Miraj
  • Eid Al Fitr
  • Eid Al Adha
  • Waqfat Arafat
  • Ano Novo Islâmico/Hijri Ano Novo
  • Aniversário do Profeta Maomé
Benefícios do Seguro Saúde

Os kuwaitianos recebem atendimento médico gratuito nas instalações do governo, mas podem precisar pagar por serviços especiais. Os expatriados são obrigados a pagar uma taxa anual para utilizar a saúde pública. O Kuwait também exige que seus funcionários tenham seguro de saúde para garantir uma permissão de residência, e o empregador paga o prêmio de saúde. Eles também precisam se registrar/cadastrar no hospital ou clínica mais próxima, apresentando seus cartões de identificação civil para obter um cartão médico.

Emprego / Rescisão / Demissão

Tanto o empregador quanto o empregado podem rescindir um contrato de trabalho após dar uma notificação de rescisão. O prazo de rescisão é de três meses para os empregados assalariados mensais, e um mês para todos os outros tipos de empregados. O empregador que rescinde o empregado sem que o empregado complete o período de aviso prévio é obrigado a pagar o valor total dos salários que cobrem o período de aviso prévio. Qualquer parte que não der o aviso prévio exigido será obrigada a pagar à outra parte os valores salariais equivalentes ao período de aviso prévio.

A rescisão do contrato de trabalho durante o período de experiência não requer aviso prévio. Se o empregador rescindir um empregado durante o período de experiência, então o empregador é obrigado a pagar ao empregado um bônus de fim de serviço. Em alguns casos, o empregador pode rescindir um empregado sem aviso prévio e sem rescisão. Tais casos incluem se o empregado cometer uma falta que resulte em perda para o empregador, se o empregado usou fraude para conseguir emprego, divulgação de segredos comerciais, condenação por um crime, etc.

O empregado também tem o direito de rescindir o contrato sem aviso prévio se o empregador violar qualquer uma das disposições do contrato, se for agredido pelo empregador, se sua saúde e segurança forem ameaçadas, ou se o empregador defraudar o empregado no contrato. Os empregados que trabalharam por menos de um ano devem receber pagamento proporcional aos meses de serviço. Entretanto, os funcionários que trabalharam por mais de um ano têm direito ao pagamento integral da indenização quando o contrato expirar. O pagamento final do serviço varia de um salário de 10 dias a um mês, dependendo do tempo de serviço. Além disso, o pagamento de qualquer licença anual e por doença não gozada, e todos os valores pagos à seguridade social até o final do emprego.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para o Kuwait, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.