O Quirguistão é um pequeno país de seis milhões de pessoas localizado a oeste da China e ao sul do Cazaquistão. Foi uma república da União Soviética até se tornar independente, em 1991. A maior parte do Quirguistão é montanhosa, com muitos picos acima de 4.000 metros, e alguns mais altos que 7.000 metros. A capital e maior cidade é Bishkek. O maior grupo étnico, os quirguizes, são cerca de 75% da população, sendo o restante composto por uzbeques, russos e muitos grupos étnicos menores. Os quirguizes e o russo são as línguas oficiais, sendo o uzbeque uma das principais línguas nas áreas do Quirguistão ocidental com grandes populações uzbeques. A economia do Quirguistão se baseia em grande parte na agricultura e na extração de recursos. O povo quirguizistão era historicamente nômades que vagueavam pelas montanhas com seus rebanhos, e o país ainda produz lã e carne, assim como algodão. O Quirguistão também possui depósitos de ouro, urânio e mercúrio, entre outros metais.
Os contratos de trabalho devem incluir uma descrição do trabalho, salário, local de trabalho e os direitos e obrigações do empregador e do empregado. Deve ser por escrito e assinado por ambas as partes. Embora os contratos de trabalho possam ser para termos fixos, a preferência é por termos ilimitados. Os contratos para termos fixos não são permitidos em todos os casos e, geralmente, não podem ter uma duração superior a cinco anos. Se o prazo não for especificado por escrito, será por um período indefinido. Se ambas as partes quiserem continuar o relacionamento após o término de um contrato por prazo fixo, o contrato será tratado como indefinido.
A semana de trabalho padrão no Quirguistão é de 40 horas. As horas extras são pagas a uma taxa não inferior a 1,5 vezes a taxa horária básica do trabalhador para as duas primeiras horas e não inferior a duas vezes a taxa horária básica para a terceira hora e quaisquer horas extras adicionais. Em algumas circunstâncias, o salário do trabalhador por trabalhar à noite não deve ser inferior a 1,5 vezes o salário básico. O trabalho realizado em um dia de folga programado ou em um feriado não deve ser pago menos do que o dobro do salário normal do trabalhador.
Os empregadores não são obrigados a conceder licença médica remunerada, mas a maioria dos empregadores concede algum tempo de folga por doença.
Uma funcionária grávida tem o direito de tirar até 70 dias de licença antes do nascimento de seu filho e 56 dias após o nascimento. No caso de um parto com complicações ou o nascimento de mais de um filho ao mesmo tempo, a mãe tem direito a 70 dias de licença após o nascimento.
As trabalhadoras em certas regiões remotas ou montanhosas têm direito a licença maternidade adicional. Parte/tudo desta licença pode ser gozada pelo pai da criança ou qualquer outro parente que cuidará da criança. Licença adicional não remunerada pode ser gozada até que a criança complete três anos de idade. Durante a licença-maternidade, os empregadores pagam aos trabalhadores 100% do salário do empregado durante os primeiros 10 dias úteis. A partir do 11º dia e até o final da licença, o empregado em licença recebe um benefício pago pelo governo. As trabalhadoras não podem ser demitidas ou demitidas devido à gravidez, e as mulheres com filhos pequenos em casa não podem ser demitidas, exceto em circunstâncias limitadas que envolvam má conduta.
O Quirguistão tem um salário mínimo. Os empregadores não são obrigados a fornecer bônus a seus funcionários.
Os funcionários recebem 28 dias de férias anuais remuneradas.
O Quirguistão tem um sistema de seguro de saúde obrigatório que inclui seguro de saúde básico, obrigatório e voluntário.
Um contrato de trabalho pode ser rescindido se uma ou mais das seguintes opções se aplicarem:
Além disso, um empregado pode rescindir um contrato de trabalho com duas semanas de antecedência por escrito e, se um empregador se recusar a rescindir um contrato de trabalho a termo certo a pedido do empregado, este pode buscar uma resolução em tribunal. Há muitas circunstâncias que permitem a um empregador rescindir um contrato de trabalho. Estas incluem redução de tamanho ou demissões, mudança de propriedade da organização, falta de qualificações de um empregado e vários tipos de má conduta grave por parte de um empregado, incluindo absenteísmo, vinda para o trabalho intoxicado, roubo ou fornecimento de informações falsas ao empregador.
Na maioria dos casos, um empregador e um empregado podem concordar com um período probatório no contrato de trabalho. A duração do período de experiência é limitada a três meses para o pessoal em geral e seis meses para os funcionários executivos. Se o desempenho do empregado em regime de experiência não for satisfatório, o empregador pode rescindir o contrato de trabalho dando um aviso prévio por escrito ao empregado com pelo menos 3 dias de antecedência. O empregador deve fornecer ao empregado um documento que indique as razões pelas quais o desempenho do empregado durante o período de experiência não foi satisfatório.
Um empregado pode rescindir o contrato de trabalho durante o período de experiência, dando um aviso prévio escrito de três dias ao empregador. Um empregador normalmente deve fornecer um mês de aviso de rescisão por escrito, que o empregado deve reconhecer por escrito. Entretanto, o empregador só precisa fornecer um aviso prévio de duas semanas se o empregado não puder desempenhar as funções do trabalho devido à falta de qualificações ou problemas de saúde. Na maioria dos casos, um empregado não pode ser demitido durante um período de incapacidade temporária ou enquanto estiver em licença. Em algumas situações, é necessário o pagamento de indenização.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.