A Letônia é um dos três estados bálticos, juntamente com a Estônia, sua vizinha ao norte, e a Lituânia, sua vizinha ao sul. A Letônia é uma antiga república soviética que se tornou independente em 1991, quando a União Soviética se dissolveu. Ela aderiu à União Européia em 2004 e tem usado o euro como moeda desde 2014. A Letônia é uma terra muito florestal e fértil que produz madeira e produtos de madeira, assim como produtos agrícolas de alta qualidade (particularmente grãos, produtos lácteos e mel). A localização da Letônia faz dela um importante ponto de trânsito entre o Leste e o Oeste, e a rede de transporte do país está bem desenvolvida. A TI e a tecnologia também são indústrias importantes. A capital, Riga, é o lar de dezenas de empresas de tecnologia.
Os contratos de trabalho na Letônia devem ser por escrito e tanto o empregador quanto o empregado devem receber uma cópia.
O contrato de trabalho deve identificar:
As disposições de qualquer acordo coletivo ou regulamento de procedimento de trabalho que se aplicam à relação de trabalho. O contrato de trabalho pode estabelecer um período probatório se o empregado tiver pelo menos 18 anos de idade. O período probatório não pode durar mais do que três meses e deve ser explicitamente declarado no contrato. Um contrato a termo certo não pode ter duração superior a cinco anos. Se o contrato expirar mas nenhuma das partes tiver solicitado sua rescisão, ele será efetivamente considerado um contrato por tempo indeterminado.
A semana de trabalho padrão na Letônia é de oito horas por dia, ao longo de cinco dias. A semana de trabalho é limitada a 40 horas. Em algumas circunstâncias, a semana de trabalho pode ser de seis dias, mas somente após o empregador ter consultado o sindicato dos empregados relevantes. Se a semana de trabalho for de seis dias, a jornada de trabalho não poderá ser superior a sete horas. Em geral, funcionários com mais de 18 anos de idade podem fazer horas extras se tiverem concordado em fazê-lo por escrito.
Os empregadores podem exigir horas extras sem o consentimento dos funcionários em emergências ou em certas situações onde há uma necessidade comercial urgente. Na maioria dos casos, um empregado que trabalha horas extras deve ser pago pelo menos o dobro da tarifa horária ou diária normal. As horas extras são limitadas a 48 horas por semana. A Letônia também tem regras especiais que regulam o trabalho noturno, que é qualquer período de trabalho com duração superior a duas horas realizado entre 22h e 6h. Pessoas com menos de 18 anos, mulheres grávidas e mães que deram à luz no último ano podem não trabalhar à noite. Um empregado que trabalha à noite deve receber pelo menos 50% a mais do que a tarifa horária ou diária habitual.
Na Letônia, os primeiros 10 dias de licença por doença são pagos pelo empregador. Após o primeiro dia, que é considerado um "dia de espera", o empregador deve pagar pelo menos 75% do salário médio do empregado para o segundo e terceiro dias de doença, e não menos de 80% para cada um dos quarto a décimo dias. A partir do décimo primeiro dia, o empregado é elegível a receber um benefício de doença do governo.
As funcionárias recebem um total de 112 dias de licença maternidade. Em caso de complicações no parto ou outros problemas médicos antes, durante ou após o parto, a mãe tem direito a 14 dias adicionais de licença médica suplementar. O pai tem direito a 10 dias de licença, que deve ser usada dentro de dois meses após o nascimento da criança. Quando uma criança menor de 18 anos é adotada, um dos pais adotivos recebe 10 dias de licença. Um pai biológico ou adotivo deve ser autorizado a retornar ao seu trabalho após a licença dos pais. Se isso não for possível, o funcionário deve ser transferido para um emprego semelhante ou equivalente.
Os funcionários têm direito a um salário mínimo mensal. Os bônus na Letônia ficam a critério do empregador, mas são comuns e normalmente são pagos uma vez por ano.
Os funcionários recebem pelo menos quatro semanas de férias pagas anualmente. As férias são normalmente concedidas em um horário especificado de acordo com um cronograma criado pelo empregador após consulta aos representantes dos funcionários. O empregador é obrigado a considerar os pedidos dos empregados tanto quanto possível. Os empregados menores de 18 anos recebem um mês de férias anuais.
Algumas categorias de funcionários têm direito a dias de folga remunerada suplementar, além das quatro semanas de férias:
A saúde nacional é financiada por contribuições ao Seguro Social Nacional. A assistência médica financiada pelo Estado cobre a assistência médica de emergência, serviços prestados por médicos de clínica geral, dentistas, testes laboratoriais, atendimento hospitalar e medicamentos.
Se o contrato de trabalho estabelecer um período probatório, o empregador ou o empregado poderá rescindir o contrato com aviso prévio escrito de três dias durante o período probatório. O empregador não é obrigado a fornecer um motivo. Um empregado que não esteja em um período de experiência pode rescindir um contrato de trabalho com um mês de aviso prévio por escrito.
Os empregadores podem rescindir um contrato de trabalho devido a falta grave dos empregados, como violações significativas dos termos do contrato, intoxicação no trabalho e perigo à saúde ou segurança de outros empregados, entre outros.
Um empregador também pode rescindir um contrato de trabalho porque:
Um empregador deve fornecer aviso de rescisão e razões por escrito. Se o empregador desejar rescindir um contrato devido à falta grave de um empregado, ele deverá fazê-lo no prazo de um mês após detectar a falta. O período de aviso prévio que um empregador é obrigado a dar varia de acordo com as circunstâncias da rescisão e varia de nenhum aviso prévio a um mês de aviso prévio. Os empregadores devem pagar uma indenização ao rescindir um contrato de trabalho por um motivo que não seja a má conduta do empregado. O pagamento da rescisão varia de um a quatro meses de salário médio, dependendo do tempo de serviço.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.