O nome oficial do Líbano é República Libanesa. Trata-se de um país localizado na porção ocidental da Ásia. O árabe é a língua oficial, mas os dialetos locais são falados em todo o país. O Líbano oferece uma indústria agrícola robusta e deu passos recentes para diversificar a economia do país. O país oferece uma grande força de trabalho qualificada e um governo favorável ao investimento.
Um contrato de trabalho pode ser tanto escrito quanto oral. Um contrato de trabalho escrito deve ser redigido em árabe. Se o funcionário não entender árabe, então uma tradução do contrato deve ser anexada ao contrato árabe do funcionário.
Os contratos de trabalho devem incluir:
Os funcionários estrangeiros exigem uma licença de trabalho do Ministério da Economia Nacional para trabalhar no Líbano.
A semana de trabalho padrão é de 48 horas, com 36 horas de descanso por semana, que é de aproximadamente 8 horas por dia, com uma hora de descanso por dia. Os funcionários podem trabalhar horas extras, mas o total de horas de trabalho, horas regulares mais horas extras, não pode exceder 12 horas por dia. O empregador é obrigado a informar o Serviço de Assuntos Sociais sobre qualquer hora extra que o funcionário tenha trabalhado dentro de 24 horas.
A duração da licença por doença é determinada pelo tempo de serviço de um funcionário. Se a licença por doença exceder 30 dias e o empregado requerer mais dias de ausência por doença, os dias adicionais são deduzidos dos dias de férias anuais, desde que a dedução não exceda oito dias.
As funcionárias recebem 10 semanas de licença maternidade remunerada de seu empregador. Além disso, as funcionárias podem ser elegíveis para receber reembolsos por maternidade através do sistema de seguridade social do Líbano. Um funcionário do sexo masculino pode estar ausente no dia do parto de seu filho, mas atualmente não há direito a licença paternidade no Líbano. Embora haja uma proposta de concessão de até três dias de licença paternidade pendente de consideração pelo Parlamento.
Os empregadores no Líbano não são obrigados a pagar bônus aos funcionários, mas podem optar por fazê-lo.
Os funcionários têm direito a 15 dias de férias anuais remuneradas após um ano de serviço. O empregador pode determinar quando as férias são gozadas. Os funcionários também recebem dois dias pessoais pagos em caso de morte na família.
O Líbano observa os seguintes feriados:
A saúde primária está disponível sob a forma de seguro de saúde público e privado no Líbano. O seguro de saúde público é financiado principalmente pelo Fundo Nacional de Previdência Social (NSSF). Os custos de hospitalização de indivíduos que não estão cobertos pelo seguro de saúde público são cobertos pelo Ministério da Saúde Pública (MOPH).
Tanto o empregador quanto o empregado podem rescindir o contrato, o que requer uma notificação de rescisão por escrito que indique claramente os motivos da rescisão. Durante o período de rescisão, os empregados têm o direito de deixar o trabalho uma hora mais cedo todos os dias para procurar um emprego alternativo. A notificação de rescisão não pode ser dada a trabalhadoras grávidas, ou durante as licenças de maternidade, doença e férias. Um empregador pode rescindir um contrato sem aviso prévio ou pagar indenização em determinadas situações específicas.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.