Liechtenstein é um microestado localizado entre a Suíça e a Áustria. O país inteiro tem uma área de apenas 160 quilômetros quadrados (não exatamente 62 milhas quadradas) e tem uma população de quase 40.000 habitantes. Embora tenha muitos laços com a União Européia, Liechtenstein está em uma união aduaneira com a Suíça e utiliza o franco suíço como sua moeda. O Liechtenstein é um centro bancário internacional e suas baixas taxas de impostos o tornam um país popular para o estabelecimento de corporações, trusts e outras entidades empresariais. A manufatura também é uma parte importante da economia. As empresas de manufatura de Liechtenstein, muitas delas empresas muito pequenas com 10 ou menos funcionários, produzem uma variedade de mercadorias para exportação, particularmente eletrônicos, cerâmicas e instrumentos de precisão.
Os contratos de trabalho em Liechtenstein são por tempo indeterminado ou a prazo fixo. Não há limite estatutário específico para a duração de um contrato fixo, mas contratos de prazo mais curto podem ser renovados não mais de três vezes e ter um prazo combinado de não mais de cinco anos; se o prazo exceder cinco anos, a relação é automaticamente convertida em um contrato por tempo indeterminado.
Os contratos de trabalho no Lichtenstein podem ser orais ou escritos, mas os contratos escritos são fortemente recomendados. No caso de um acordo verbal, o empregador ainda deve revelar por escrito os detalhes mais importantes do emprego.
O contrato ou divulgações devem declarar:
A semana de trabalho padrão para a maioria das profissões é de 45 horas de segunda a sexta-feira. Em alguns empregos, o sábado também é um dia de trabalho. Para aqueles de 15 a 18 anos, a semana de trabalho é de 40 horas. Todas as horas de trabalho devem ser registradas e documentadas. Um empregador pode exigir que os empregados trabalhem "horas extras" em situações onde há uma necessidade comercial urgente. Os empregados não podem ser obrigados a trabalhar mais de duas horas extras por dia e um empregado não pode trabalhar mais do que uma média de mais de 48 horas por semana em um período de quatro meses. Em situações não urgentes, os funcionários podem fazer horas extras se consentirem em fazer isso.
Como no caso das horas extras, um funcionário não pode trabalhar mais do que uma média de 48 horas em um período de um mês. O domingo normalmente não é um dia de trabalho no Lichtenstein. O trabalho entre as 23h e as 6h também não é normalmente permitido e deve ser autorizado pelo Escritório de Assuntos Econômicos. As mulheres grávidas não podem trabalhar entre 23h e 6h da manhã.
Os funcionários em Liechtenstein recebem o salário por doença desde o segundo dia de doença até o retorno ao trabalho, com exceção daqueles que trabalham menos de oito horas por semana ou que serão empregados por menos de três meses. Os empregadores em Liechtenstein são obrigados a adquirir um seguro junto a uma seguradora aprovada pelo governo para cobrir os custos do subsídio diário de doença. O empregador é obrigado a pagar metade dos custos deste seguro e pode assumir mais da metade dos custos. Os empregados também podem tirar até três dias de licença para cuidar de um membro da família doente.
Ao tirar licença médica, seja para si ou para um membro da família, um empregado é obrigado a notificar o empregador e fornecer um atestado médico. O empregador é responsável por relatar a doença à sua seguradora.
As funcionárias recebem 20 semanas de licença-maternidade, das quais 16 devem ser gozadas após o parto. Os residentes que não estão empregados podem receber um benefício de maternidade em um montante baseado no salário do cônjuge do residente e no número de filhos.
Os funcionários também têm direito a tirar uma licença parental não remunerada de até quatro meses. Os pais biológicos podem tirar esta licença a qualquer momento até o quarto aniversário da criança. Os pais adotivos, pais adotivos ou padrastos podem tirar esta licença até o sexto aniversário da criança. Os pais que procuram tirar a licença parental devem notificar o empregador com pelo menos três meses de antecedência. O empregador pode exigir que a licença parental seja gozada em horário diferente do solicitado, devido às necessidades da empresa. Após a licença de maternidade ou parental, o pai tem o direito de retornar ao seu emprego anterior ou, se isso não for possível, a um cargo equivalente.
O governo de Liechtenstein não tem um salário mínimo fixo. Os bônus são comuns no Lichtenstein. Algumas indústrias normalmente pagam um salário de 13º mês.
Os funcionários que trabalham uma semana de cinco dias recebem 20 dias de férias anuais remuneradas, ou 24 dias para os funcionários que trabalham seis dias por semana. Os funcionários com 20 anos de idade ou menos têm direito a um mínimo de 25 dias por ano. Empregados com deficiência têm direito a cinco dias adicionais. Um acordo ou contrato coletivo pode dar direito a férias adicionais a um empregado. Os funcionários informam ao empregador quando desejam tirar férias e o empregador programa as férias.
O empregador é obrigado a levar em consideração os pedidos do empregado e só pode rejeitar um pedido se as necessidades da empresa exigirem que o empregado esteja no trabalho no momento em que solicitou licença ou se for necessário dar prioridade ao pedido de licença de outro empregado ao mesmo tempo. As férias não utilizadas só podem ser transferidas para o ano seguinte se houver um motivo imperioso, e as férias devem ser utilizadas até 31 de março do ano seguinte. O empregador deve pagar um empregado por férias não gozadas quando a relação de trabalho terminar.
Liechtenstein observa os seguintes feriados:
Todos os residentes legais de Liechtenstein, incluindo não-cidadãos, devem adquirir seguros de saúde de uma das várias seguradoras aprovadas pelo governo. As seguradoras devem aceitar todos os candidatos e todos eles devem oferecer o mesmo plano básico. Alguns residentes também adquirem cobertura adicional, que não é necessariamente a mesma através de cada seguradora.
O prazo de aviso é de uma a quatro semanas. Os funcionários recebem quatro semanas de indenização por cada ano trabalhado se forem demitidos por motivos econômicos.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.