A Lituânia é um dos três estados bálticos, juntamente com a Letônia, ao norte da Lituânia, e a Estônia, ao norte da Letônia. A Lituânia declarou sua independência da União Soviética em 1990, a primeira república soviética a fazê-lo, embora seu status não fosse claro até que a União Soviética se dissolveu de fato em 1991. A Lituânia aderiu à União Européia em 2004 e tem usado o euro como moeda desde 2015. A Lituânia tem uma economia diversificada. Processamento de alimentos, plásticos e produtos químicos (particularmente fertilizantes), e móveis são todas grandes indústrias. Tem também um setor financeiro vibrante, com muitos bancos internacionais fazendo negócios no país. As tecnologias da informação e comunicação também são indústrias em crescimento.
Existem nove tipos de contratos de trabalho na Lituânia. Os empregados em tempo integral têm um contrato por tempo indeterminado ou a termo certo. O prazo máximo de um contrato a termo certo é de dois anos. Contratos a termo certo múltiplos e consecutivos para a mesma função de trabalho não podem ser mais longos do que dois anos combinados. Uma série de contratos a termo fixo consecutivos para uma função que exceda este limite de dois anos é automaticamente convertida em um contrato por tempo indeterminado.
Múltiplos contratos consecutivos de prazo fixo para diferentes funções são convertidos em contratos de prazo indeterminado se seu prazo combinado for maior que cinco anos. Não mais que 20% dos empregados que trabalham para o mesmo empregador podem trabalhar em contratos a termo certo. Os contratos de trabalho na Lituânia devem ser escritos e executados em duplicata, com o empregador e o empregado recebendo cada um deles uma cópia. Um empregador com mais de três empregados deve imediatamente registrar o contrato no registro de contratos de trabalho do governo. Para ser efetivo, um contrato de trabalho só precisa conter um acordo entre o empregador e o empregado em relação à função do empregado, à remuneração do empregado e ao local de trabalho.
Para qualquer funcionário que irá trabalhar por mais de um mês, o empregador deve fornecer o seguinte, por escrito, antes da data de início:
A semana de trabalho padrão é de 40 horas em cinco dias. As horas extras são limitadas a oito horas por semana (que podem ser aumentadas para 12 horas se o funcionário consentir) e 180 horas por ano. Os funcionários recebem 150% de sua taxa horária padrão para horas extras, e 200% para trabalhar em um feriado ou dia em que o funcionário não estava originalmente programado para trabalhar. Um funcionário que trabalha mais de três horas entre 22h e 6h ou trabalha mais de 25% do total de horas durante este período, recebe 150% da taxa horária padrão para as horas noturnas. Os funcionários que trabalham horas extras entre 22h e 6h ou em um dia que não estava originalmente programado para trabalhar, recebem 200% da taxa horária padrão, e os funcionários que trabalham horas extras em um feriado recebem 250% da taxa horária padrão.
Os funcionários na Lituânia são elegíveis para licença médica remunerada até que retornem ao trabalho ou sejam declarados incapacitados e incapazes de trabalhar. Os dois primeiros dias são pagos pelo empregador a uma taxa mínima de 62,02% da remuneração mensal média do empregado. A partir do terceiro dia, um empregado elegível recebe um pagamento da previdência social. O pagamento mínimo da previdência social é de 15% da remuneração mensal média do empregado no trimestre anterior. Os funcionários que tiram um tempo livre para cuidar de um membro da família doente também recebem uma remuneração da previdência social, caso sejam elegíveis.
As funcionárias recebem 126 dias de licença maternidade. A mãe terá direito a 70 dias de licença após o parto se houver complicações ou no caso de nascimentos múltiplos. Durante sua licença maternidade, a mãe, assumindo que ela preencha os requisitos de elegibilidade, recebe um benefício de maternidade da previdência social, normalmente 77,58% do seu salário normal. Os pais recebem 30 dias de licença paternidade, que pode ser gozada a qualquer momento durante os primeiros três meses após o parto, ou nos primeiros seis meses para um parto múltiplo ou se o parto tiver complicações. Se o pai for elegível, ele também receberá um benefício da previdência social durante esta licença, normalmente 77,58% de seu salário normal.
Os pais que adotam uma criança têm direito a três meses de licença para cuidar de crianças a qualquer momento. O empregador deve ser avisado por escrito com um mínimo de três dias de antecedência. O(s) tutor(es) de uma criança, seja um pai/mãe biológico(s), pai/mãe adotivo(s) ou outra pessoa, tem o direito de tirar licença para cuidar de uma criança até que ela tenha três anos de idade. Os benefícios da previdência social para cuidar de crianças serão pagos aos funcionários que preencherem certos critérios de elegibilidade durante esta licença, a taxas que variam de acordo com a duração da licença.
Os funcionários na Lituânia têm direito a um salário mínimo mensal. Os bônus podem ser pagos a critério do empregador. Eles são freqüentemente baseados no desempenho.
Os funcionários recebem 20 dias de férias anuais remuneradas. Após 10 anos com o mesmo empregador, um empregado tem direito a mais três dias de férias anuais, e um dia a mais a cada cinco anos depois disso. O empregador programa as férias anuais dos funcionários de acordo com um acordo coletivo, acordo entre o empregador e o conselho de trabalhadores, ou os termos de outro acordo ou lei aplicável. Várias classes de empregados têm direito a férias adicionais. Empregados com menos de 18 anos de idade, deficientes ou pais solteiros que criam uma criança menor de 14 anos ou uma criança deficiente menor de 18 anos recebem 25 dias, e um meio dia de folga por mês ou, se preferirem, duas horas de trabalho a menos por semana. Os funcionários cujos empregos são estressantes ou perigosos têm direito a 41 dias de licença por ano. Empregados com três ou mais filhos menores de 12 anos têm direito a dois dias extras de folga por mês, ou quatro horas de trabalho a menos por semana.
A Lituânia tem um sistema nacional de saúde. Os funcionários contribuem com 6,98% de seu salário bruto para o seguro saúde. Existem também clínicas privadas, embora poucos residentes da Lituânia tenham seguro de saúde privado.
Sob um contrato por tempo indeterminado ou a termo fixo, um empregador só pode rescindir um empregado quando o empregado não estiver em falta se:
Antes de demitir um empregado que não esteja em falta, o empregador deve transferir o empregado para um emprego diferente se houver um disponível e o empregado consentir. Nesta situação, o empregador deve fornecer aviso de rescisão por escrito com um mês de antecedência se o empregado tiver trabalhado para o empregador por um ano ou mais, e com duas semanas de antecedência se o empregado tiver trabalhado por menos de um ano.
Os prazos de aviso são duplicados se o funcionário estiver dentro de cinco anos da idade legal de aposentadoria e triplicados se o funcionário estiver criando um filho menor de 14 anos, funcionários criando um filho deficiente com menos de 18 anos, funcionários deficientes e funcionários dentro de dois anos da idade legal de aposentadoria. O empregado demitido deve receber duas vezes o salário mensal médio usual, ou metade do valor pago em um mês médio se o empregado tiver trabalhado para o empregador por menos de um ano. Os funcionários que tenham trabalhado para o empregador por períodos mais longos de tempo também têm direito a um subsídio de serviço de longo prazo determinado pelo tempo de serviço do funcionário.
Um empregador pode demitir um funcionário sem aviso prévio e sem pagamento de indenização se o funcionário for culpado por má conduta grave, incluindo assédio sexual de outros funcionários, ausência não autorizada que dure um dia inteiro de trabalho ou de turno, ou que prejudique deliberadamente a propriedade do empregador. Em todos os casos, a notificação escrita de rescisão deve indicar o motivo da rescisão e a base legal da mesma.
Um empregado com um contrato por tempo indeterminado ou a prazo fixo pode rescindir o contrato apresentando um aviso de demissão por escrito com 20 dias de calendário de antecedência. Em algumas situações, o empregado pode demitir-se com apenas cinco dias úteis de aviso prévio por escrito. Se um empregado rescindir um contrato desta forma, o empregador é obrigado a pagar ao empregado duas vezes a remuneração média normal do empregado, ou um mês médio de salário se o empregado tiver trabalhado para o empregador por menos de um ano.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.