Informações sobre o país

O nome oficial de Luxemburgo é o Grão-Ducado de Luxemburgo. É um país sem litoral localizado na região oeste da Europa. O alemão, o francês e o luxemburguês são os três idiomas oficialmente reconhecidos em Luxemburgo. Historicamente, a economia tem se concentrado em torno do setor industrial. O pequeno país oferece estabilidade política e econômica, e uma localização estratégica para as empresas na Europa.

Contratos de trabalho

Os contratos de trabalho escritos são preferidos em Luxemburgo, com o empregador e o empregado recebendo uma cópia assinada. Os contratos permanentes são preferidos, mas acordos a termo certo são possíveis se houver uma necessidade comercial específica. O contrato a termo certo pode ser renovado, mas não mais do que duas vezes e a duração máxima, incluindo as renovações, é de 24 meses. Trabalho sazonal, posições de reposição e empregos de curto prazo estão entre as situações mais comuns a termo fixo.

Um contrato de trabalho deve incluir:

  • A identidade das partes
  • O local de trabalho
  • Os termos do período probatório, se houver um
  • Os deveres do funcionário
  • Férias anuais
  • Endereço do empregado e do escritório registrado do empregador
  • Detalhes salariais
  • Benefícios para o funcionário
  • O horário de trabalho habitual do funcionário
  • Renovação de contrato (se aplicável)
  • A data de início (e data final, se aplicável)A duração do período de aviso prévio para rescindir o contrato
  • Se aplicável, informações sobre qualquer esquema de pensão complementar e qualquer acordo coletivo que se aplique ao contrato
Horário de trabalho

A semana de trabalho padrão é de oito horas por dia em cinco dias. A semana de trabalho é limitada a 48 horas e os funcionários não podem trabalhar mais de 10 horas em um dia. O trabalho aos domingos é proibido, com exceções para certos trabalhos e tarefas que não podem ser realizados em qualquer outro horário. Estes limites não se aplicam a certas categorias de funcionários, principalmente executivos e pessoal de alta gerência que desempenham um papel vital para garantir o funcionamento adequado da empresa onde trabalham. Os funcionários que trabalham à noite (das 22 às 6 horas da manhã) têm direito a um prêmio.

Os funcionários devem receber uma taxa de horas extras de pelo menos 140% da taxa padrão para cada hora trabalhada além de 40 horas por semana. Os funcionários que trabalham num domingo devem ser pagos a 170% de sua taxa padrão ou receber tempo livre compensatório (meio dia livre se o funcionário trabalhou até quatro horas num domingo, um dia livre completo se mais de quatro horas) e, além do tempo livre compensatório, devem receber 70% da taxa padrão para as horas de domingo. Os funcionários que trabalham em feriados têm direito a pagar (às vezes com um prêmio) e tempo livre compensatório de acordo com uma das várias fórmulas, dependendo das circunstâncias exatas. A parte do prêmio das horas extras ou do pagamento ao domingo é isenta de impostos e não está sujeita às contribuições da previdência social.

Licença por Doença

Os funcionários em Luxemburgo têm direito a licença médica remunerada. O empregado deve informar o empregador no primeiro dia de ausência e, se a licença por doença durar mais de dois dias, deve apresentar um atestado médico no máximo até o terceiro dia. Dependendo da prática do empregador, o empregado poderá ser solicitado a fornecer o certificado no primeiro ou segundo dia. Um funcionário que segue estes procedimentos não pode ser demitido (inclusive por má conduta que ocorreu antes da licença médica) ou convocado para uma audiência preliminar em vista de demissão por 26 semanas a partir do primeiro dia da licença médica.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias recebem 20 semanas de licença maternidade remuneradas, começando oito semanas antes da data de vencimento e continuando por 12 semanas após o parto. Para ter direito a esta licença, a funcionária deve ter sido filiada ao fundo de seguro de doença e maternidade por um mínimo de seis meses durante os 12 meses anteriores à licença maternidade. Ela também deve fornecer a seu empregador um atestado médico indicando a data prevista para o parto.

Imediatamente após o término da licença maternidade, um dos pais pode tirar uma licença parental de quatro a seis meses, ou oito a 12 meses durante os quais o pai trabalha 50% do seu horário normal. Isto é chamado de "primeira licença parental", e só está disponível imediatamente após o término da licença maternidade. O outro progenitor pode tirar "segunda licença parental" da mesma duração em qualquer outro momento até que a criança tenha seis anos de idade. Os funcionários não podem ser demitidos durante a licença-maternidade ou licença-paternidade.

Os benefícios de maternidade são pagos por um fundo nacional de seguro saúde e, para as mães trabalhadoras, são geralmente o salário mais alto recebido durante os três meses que antecedem o início da licença maternidade. Os pais recebem 10 dias de licença paternidade remunerada após o nascimento de um filho. O pai deve avisar o empregador com dois meses de antecedência e tirar a licença no prazo de dois meses após o nascimento do filho. Os funcionários que adotam um filho recebem 12 dias de licença de adoção. Entretanto, se o(s) filho(s) for(em) adotado(s) por um casal casado, somente um cônjuge pode tirar esta licença. O outro é elegível a uma licença especial de 10 dias.

Compensação

Os bônus não são necessários, mas são comuns. Muitos empregadores pagam a seus empregados um salário de "13º mês" como bônus, e alguns até mesmo um "14º mês", que normalmente é pago perto do final do ano e normalmente é meio mês de salário.

Licença de férias

Os funcionários que trabalharam para seu empregador por três meses recebem 26 dias de férias pagas anualmente. Certas categorias, incluindo trabalhadores deficientes e mineiros, recebem férias anuais extras. Um trabalhador também recebe um dia de folga adicional se, durante um período de oito semanas, o trabalhador não receber um período de descanso de 44 horas contínuas a cada semana.

Feriados públicos

Luxemburgo observa os seguintes feriados públicos:

  • Dia de Ano Novo
  • Segunda-feira a seguir à Páscoa
  • Dia do Trabalhador / Dia de Maio
  • Dia da Europa
  • Dia da Ascensão
  • Segunda-feira de Pentecostes
  • Dia Nacional
  • Assunção
  • Dia de Todos os Santos
  • Dia de Natal
  • Dia de São Estêvão
Benefícios do Seguro Saúde

Luxemburgo tem um sistema nacional de saúde, e todos os empregados em Luxemburgo devem pertencer a um dos vários fundos de seguro, dependendo da ocupação da pessoa. A maioria das pessoas em Luxemburgo compra seguros complementares privados para cobrir os custos que não são pagos pelo sistema nacional de saúde.

Emprego / Rescisão / Demissão

Geralmente, um empregador em Luxemburgo pode demitir funcionários por motivos pessoais (como mau desempenho) ou por causa das necessidades da empresa, como uma reestruturação que exige a eliminação de empregos. Um empregador deve notificar a rescisão de um empregado em um contrato permanente, a menos que o empregado tenha cometido falta grave, à qual se aplicam procedimentos especiais. Empregadores com 150 empregados ou mais devem realizar uma entrevista pré-despedimento com os empregados que pretendem demitir.

O empregado é informado da intenção do empregador, dado o motivo do despedimento, e lhe é dada a oportunidade de responder. Um empregado com um contrato a termo certo não pode ser rescindido fora do período experimental, exceto por acordo mútuo, ou nos casos em que tenha havido má conduta grave por parte do empregado. Um empregado com um contrato permanente em Luxemburgo que deseja demitir-se deve notificar o empregador, exceto no caso de falta grave por parte do empregador, caso em que não é necessária nenhuma notificação.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para Luxemburgo, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.