O nome oficial de Madagascar é República de Madagascar e é uma nação insular africana localizada no Oceano Índico. Madagáscar é o segundo maior país insular do mundo. Os idiomas oficiais são o francês e o malgaxe. A agricultura é a maior indústria de Madagascar, especificamente a pesca e a silvicultura. Madagascar é também o principal produtor mundial de baunilha. Além disso, o setor de serviços tem visto um rápido crescimento com o surgimento da indústria turística de Madagascar.
Os contratos de trabalho em Madagascar são geralmente escritos. Há dois tipos de contratos em Madagascar: contratos a prazo fixo e contratos por tempo indeterminado. Os contratos a prazo fixo são por um período de tempo definido com uma duração máxima de dois anos. Os contratos de trabalho que se estendem por mais de dois anos são considerados contratos de período indeterminado.
A semana de trabalho padrão é de 40 horas com oito horas por dia. As horas extras são pagas a 130% acima do salário básico durante as primeiras oito horas e depois 150% em diante. O trabalho à noite é pago a 130%, enquanto o trabalho aos fins de semana é pago a 140% e depois a 150% se for feriado público. Entretanto, os acordos coletivos e individuais geralmente regem as horas extras e o pagamento de horas extras.
Os funcionários recebem cinco dias de licença por doença remunerada por ano.
As funcionárias recebem 14 semanas de licença totalmente remuneradas com oito semanas a serem gozadas após o nascimento. Esta licença pode ser prolongada por três semanas devido a uma doença ou complicações da gravidez. Não há licença paternidade, mas todos os trabalhadores recebem 10 dias de licença por ano para eventos familiares, que poderiam ser usados para novos pais. Os empregadores não são obrigados a pagar a seus funcionários usando esta licença, mas alguns empregadores fazem como parte de um pacote de benefícios.
As trabalhadoras têm direito a uma porcentagem de seu salário para o período de licença maternidade coberto pelo seguro social (CNAPS), com uma porcentagem do salário sendo fornecido pelo empregador. As empregadas não cobertas pelo seguro social têm sua licença-maternidade totalmente financiada pelo empregador.
O salário mínimo em Madagascar é determinado pelo setor em que o funcionário trabalha. Os bônus não são necessários, mas são comuns.
Os funcionários têm direito a 2,5 dias de licença por mês.
Madagascar oferece assistência médica universal, mas a assistência médica privada é altamente recomendada.
Um contrato de trabalho pode ser rescindido no final do período contratual (se por um prazo fixo), pelo empregado e pelo empregador. As rescisões devem ser por escrito e os empregadores geralmente devem ter um motivo para demitir um empregado. Um contrato de trabalho pode ser rescindido durante o período de experiência sem aviso prévio. Um empregado também pode ser demitido sem aviso prévio por má conduta, incluindo fraude, código de conduta, roubo ou má conduta moral. Fora do período de experiência e na ausência de má conduta, é necessário aviso prévio antes da rescisão de um contrato de trabalho. A notificação exigida geralmente depende do tipo de funcionário e do tempo de serviço.
Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.
Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.