Informações sobre o país

A República do Malauí é um país sem litoral na região sudeste da África. A língua oficial do Malauí é o inglês. A economia do Malauí é baseada na agricultura. O Malauí é uma excelente localização para empresas dos setores de energia e mineração, já que o Malauí teve recentemente um influxo de investimentos estrangeiros.

Contratos de trabalho

Um contrato de trabalho deve ser escrito no idioma local, e cada parte deve receber uma cópia dentro de um mês após o início do trabalho. Existem três tipos de contratos no Malauí, que são contratos a termo certo, contratos por tempo indeterminado e contratos de conclusão de trabalho. O período de experiência deve ser acordado no contrato, desde que não exceda 12 meses.

O contrato deve incluir as seguintes informações:

  • Os nomes do empregado e do empregador
  • A data de início do contrato
  • Salário e método de cálculo da remuneração
  • Os intervalos nos quais a remuneração é paga
  • A natureza do trabalho a ser realizado
  • Horário regular de trabalho
  • Qualquer disposição para a rescisão do contrato, além daquelas previstas neste ato
  • Qualquer regra disciplinar que seja aplicável ao funcionário

Os empregadores geralmente realizam verificações de qualificação criminal e educacional pré-emprego.

Horário de trabalho

A semana de trabalho padrão é limitada a 48 horas durante cinco ou seis dias, com oito horas por dia. O descanso semanal é fixado em um mínimo de 24 horas por semana. Os funcionários que trabalham horas extras têm direito a receber um descanso compensatório equivalente ao total de horas trabalhadas além do horário normal de trabalho, além do pagamento das horas extras.

Licença por Doença

Os funcionários têm direito a 12 semanas por ano de licença por doença após 12 meses de serviço, desde que apresentem um certificado médico. Os funcionários recebem seu salário integral durante as primeiras quatro semanas, e a metade paga durante as oito semanas seguintes.

Licença de Maternidade/Paternidade

As funcionárias recebem oito semanas de licença maternidade totalmente remuneradas para cada período de três anos pelo qual trabalharam. Esta licença pode ser estendida para doenças relacionadas à gravidez.

Compensação

O salário mínimo no Malauí é determinado pelo Ministério do Trabalho. A cada ano, o Ministério avalia vários fatores para determinar o salário mínimo para aquele ano. É aconselhável verificar qual é o novo salário mínimo a cada ano. Os bônus são anuais e baseados em metas.

Licença de férias

Após 12 meses de emprego, os funcionários recebem 18 dias de férias anuais remuneradas (excluindo fins de semana e feriados) se trabalharem uma semana de trabalho de seis dias, e 15 dias (excluindo fins de semana e feriados) se trabalharem uma semana de trabalho de cinco dias. Entretanto, se um empregado trabalhar por menos de 12 meses, então as férias anuais deverão ser proporcionais ao tempo de serviço durante aquele ano.

As férias anuais pagas podem ser adiadas e acumuladas por acordo mútuo, e os acordos de negociação coletiva podem aumentar as férias anuais em até 30 dias por ano. O empregador é obrigado a determinar as férias anuais remuneradas com o empregado dentro de seis meses após o início do novo ano. Todas as férias anuais acumuladas não gozadas devem ser pagas ao empregado no momento da rescisão.

Feriados públicos

O Malauí observa os seguintes feriados públicos:

  • Dia de Ano Novo
  • Dia de John Chilembwe
  • Dia dos Mártires
  • Sexta-feira Santa
  • Sábado Santo
  • Segunda-feira a seguir à Páscoa
  • Dia do Trabalhador
  • Eid al-Fitr
  • Dia de Kamuzu
  • Dia da Independência
  • Dia das Mães
  • Natal
  • Dia de boxe
Benefícios do Seguro Saúde

O Estado oferece saúde universal aos cidadãos em três formatos - centros de saúde locais, hospitais regionais e hospitais distritais. Os empregadores são obrigados a oferecer seguro de saúde privado e seguro de vida para todos os seus funcionários que cobrem os benefícios de saúde

Emprego / Rescisão / Demissão

Tanto o empregador quanto o empregado podem rescindir um contrato de trabalho. O empregador é obrigado a fornecer uma notificação de rescisão por escrito que indique as razões para a rescisão. Entretanto, durante o período de experiência, qualquer parte pode rescindir o contrato sem aviso prévio. Um contrato a prazo fixo e um contrato baseado em tarefas são automaticamente rescindidos na data de expiração ou conclusão. Estes tipos de contratos não exigem uma notificação de rescisão, entretanto, se o empregado for rescindido antes da data de expiração ou conclusão, então é necessário um mínimo de 14 dias de notificação de rescisão.

Para qualquer funcionário que continue trabalhando após a data de expiração ou conclusão de seus contratos a termo ou de conclusão, o contrato a termo torna-se um contrato por tempo indeterminado. Em contraste, os contratos de prazo indeterminado exigem uma notificação de rescisão por escrito de qualquer uma das partes.

Leis e regulamentos locais

Entendemos que as leis e regulamentos locais mudam e o fornecimento de um guia de referência preciso não é fácil. Nossos dados são pesquisados e verificados por nossa equipe de Advogados Internacionais de Emprego, Profissionais de RH e de Benefícios e Contadores Fiscais locais através de nossa equipe Atlas e consultores, para garantir informações atualizadas e precisas.

Saiba mais

Parceria com a Atlas

A parceria com a Atlas ao expandir-se para o Malauí, pode reduzir drasticamente os processos padrão de tijolos e argamassas de fazer negócios em mercados estrangeiros e permitir que você se concentre no que faz de melhor, fazendo crescer sua empresa! Para descobrir mais sobre como a Atlas pode simplificar sua capacidade de expansão global, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Contate-nos

Recursos globais

Ver tudo

Entre em contato

Nossa equipe de especialistas regionais está aqui para apoiá-lo com seus planos de expansão global. Se você tiver alguma dúvida, basta entrar em contato e teremos o maior prazer em ajudá-lo.